Buscar

Patologia Basica

Prévia do material em texto

Sobre as técnicas de estudo em Patologia:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	Os testes patológicos são tão exatos quanto ao diagnóstico, que não são necessárias a coleta de outras informações do paciente ou observações clínicas do mesmo.
	
	
	Os testes patológicos são tão exatos quanto ao diagnóstico que não são necessárias a coleta de outras informações do paciente ou a realização de exames de bio-imagem do mesmo.
	
	
	Os testes imunocitohistoquímicos são limitados quanto ao estudo do câncer, uma vez que as metodologias empregadas nestes testes não permitem a identificação de proteínas (antígenos) específicas do tumor.
	
	
	Os exames citológicos não servem para a análise de células individualizadas / livres, por exemplo, neoplásicas e parasitárias.
	
	
	A Biópsia pode ser utilizada para diagnóstico e/ou tratamento, uma vez que a amostra analisada deve ser representativa de a toda a lesão / tecido. É importante ressaltar que a associação da mesma com testes de bio-imagem eleva ainda mais a precisão do diagnóstico.
	
	
		2.
		Saúde e normalidade não têm o mesmo significado. A palavra saúde é utilizada em relação ao indivíduo, enquanto o termo normalidade é utilizado em relação a:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	Parâmetros estruturais e funcionais
	
	
	Aspectos das doenças
	
	
	Variações do meio ambiente
	
	
	Conceito biológico de adaptação
	
	
	Variações metabólicas
	
	
		3.
		Ocorre quando há carência de oxigênio nos tecidos orgânicos, sendo causada por diferentes fatores. A sentença refere-se a um quadro de:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Anóxia
	
	
	Hiperemia
	
	
	Hipóxia
	
	
	Anemia
	
	
	Volemia
	
	
		4.
		Dentre os elementos básicos das doenças destaca-se a Etiologia, que se trata:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	das causas das doenças
	
	
	dos prejuízos funcionais
	
	
	das alterações na forma do tecido
	
	
	da história natural da doença
	
	
	dos sinais e sintomas
	
	
		5.
		Uma mulher de 68 anos de idade perdeu a consciência repentinamente. Ao despertar depois de 1 hora, não conseguiu falar nem movimentar o braço e a perna do lado direito. Após 2 meses, uma varredura de Tomografia Computadorizada do crânio mostrou a existência de uma extensa área cística no lobo parietal esquerdo. Qual dos seguintes processos patológicos é o mais provável de ter ocorrido no cérebro?
		Quest.: 5
	
	
	
	
	Cariólise
	
	
	Apoptose
	
	
	Necrose Gordurosa
	
	
	Necrose de Coagulação
	
	
	Necrose Liquefativa
	
	
		6.
		São características da apoptose, EXCETO:
		Quest.: 6
	
	
	
	
	formação de corpos apoptóticos.
	
	
	afeta células isoladas.
	
	
	mantém a integridade da membrana plasmática.
	
	
	ocorre por estímulo fisiológico ou patológico.
	
	
	morte celular passiva, sem gasto de energia.
	
	
		7.
		Calcificações são alterações que induzem uma deposição anormal de sais de cálcio e outros sais minerais heterotopicamente, ou seja, em locais onde não é comum a sua deposição. Marque a alternativa correta:
		Quest.: 7
	
	
	
	
	A calcificação metastática é originada de uma hipercalcemia. Essa situação pode ser somente devida à remoção de cálcio dos ossos.
	
	
	A calcificação distrófica é menos freqüente que a metastática e ocorre de maneira mais localizada nos tecidos conjuntivos fibrosos hialinizados em lenta e prolongada degeneração, como na parede de vasos esclerosados.
	
	
	Quando ocorre um aumento anormal do teor de cálcio no sangue (hipocalcemia), necessitando de uma lesão prévia ocorre a calcificação metastática.
	
	
	A calcificação distrófica se relaciona com áreas que não sofreram agressões e que apresentam estágios de lesões celulares reversíveis.
	
	
	A deposição patológica de minerais e sais de cálcio pode ocorrer nos tecidos como calcificação distrófica ou local - que afeta tecidos lesados e não depende dos níveis plasmáticos de cálcio e fósforo; e na calcificação metastática- onde a hipercalcemia resulta na precipitação dos sais em tecidos normais.
	
	
		8.
		A calcificação pode ser encontrada em áreas de necrose. Nesse caso, ocorre deposição local de sais de cálcio, mesmo que os níveis sanguíneos de cálcio estejam normais. Essa deposição também pode ocorrer nas valvas cardíacas dos idosos, podendo torná-las rígidas ou obstruídas. Sobre esse assunto pode-se afirmar que:
		Quest.: 8
	
	
	
	
	Um tumor na glândula paratireóide está associado à hipersecreção do hormônio paratireoidiano, causando hipercalcemia e maior possibilidade de surgimento de calcificações distróficas em tecidos normais.
	
	
	Na calcificação do tipo distrófica os níveis sanguíneos de cálcio estão aumentados (hipercalcemia).
	
	
	As características mencionadas no enunciado da questão descrevem a calcificação do tipo metastásica.
	
	
	Na calcificação do tipo metastásica os níveis sanguíneos de cálcio estão dentro dos valores considerados normais.
	
	
	As características mencionadas no enunciado da questão descrevem a calcificação do tipo distrófica.
	
	
		9.
		Sobre os distúrbios da circulação destacamos a hiperemia, a qual envolve alteração de fluxo sanguíneo no local afetado. Analise a alternativa que responde a sentença:
		Quest.: 9
	
	
	
	
	A hiperemia é provocada por contração arteriolar com diminuição do fluxo sanguíneo local.
	
	
	Eventos de hiperemia podem ser encontrados durante a inflamação aguda.
	
	
	A contração da musculatura esquelética pode ser um exemplo de hiperemia patológica.
	
	
	A hiperemia envolve eventos de aumento ou diminuição do fluxo sanguíneo no local acometido.
	
	
	Depois que a inflamação é combatida sempre ocorre a hiperemia.
	
	
		10.
		Uma mulher de 45 anos de idade que trabalha em pé como caixa de banco percebeu que, ao final de seu turno de 8 horas, a parte inferior de suas pernas e seus pés estavam inchados, embora não estivessem assim no início do dia. Não havia dor nem eritema associados ao inchaço. A mulher é sadia e não toma nenhum medicamento; os testes laboratoriais revelaram que as funções hepática e renal estão normais. Qual dos seguintes mecanismos melhor explica este fenômeno?
		Quest.: 10
	
	
	
	
	Ingestão excessiva de água
	
	
	Hipoalbuminemia
	
	
	Aldosteronismo secundário
	
	
	Aumento da pressão hidrostática
	
	
	Obstrução linfática

Continue navegando