Buscar

Anatomia Humana: Conceitos Fundamentais

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201708059355)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O estudo da anatomia é pautado em conceitos fundamentais de variação anatômica, anomalia e monstruosidade no ser humano. Todo acadêmico de saúde deve saber e reconhecer as principais alterações morfológicas para que o mesmo possa eleger a melhor conduta terapêutica ao indivíduo. Defina variação anatômica, anomalia e monstruosidade.
	
	
	Anomalia: alteração morfológica sem prejuízo à função. Mostruosidade: alteração morfológica com perturbações funcionais. variação anatômica: alteração morfológica profunda, gerando uma incompatibilidade com a vida
	 
	Variação anatômica: alteração morfológica sem prejuízo à função. Anomalia: alteração morfológica com perturbações funcionais. Mostruosidade: alteração morfológica profunda gerando uma incompatibilidade com a vida
	
	Variação anatômica: alteração morfológica sem prejuízo à função. Monstruosidade: alteração morfológica com perturbações funcionais. Anomalia: alteração morfológica profunda, gerando uma incompatibilidade com a vida
	
	Monstruosidade: alteração morfológica sem prejuízo à função. Variação: alteração morfológica com perturbações funcionais. Anomalia: alteração morfológica profunda, gerando uma incompatibilidade com a vida
	
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201708178906)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Os planos anatômicos são divididos em planos de secção e planos de delimitação. Quanto aos planos de secção marque a opção em que o plano divide o corpo em metades anterior e posterior.
	
	 
	coronal
	
	sagital
	 
	transversal
	
	craniano
	
	podálico
	
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201708184616)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Numa visão superior da calota craniana é possível observar ossos e suturas. Conhecendo a anatomia da calota, marque a opção que indica corretamente os ossos e as suturas:
	
	 
	frontal, temporais e occipital; suturas coronal, escamosa e sagital.
	
	parietais, temporais e nasais; suturas coronal, escamosa e lambdóide.
	
	temporais, parietais e occipital; suturas lambdóide, sagital e escamosa
	
	esfenóide, frontal e occipital; suturas metópica, sagital e escamosa.
	 
	frontal, parietais e occipital; suturas coronal, sagital e lambdóide.
	
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201709027393)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Em um exame clínico, um indivíduo de 33 anos de idade, apresentou, rara diferença anatômica, sem o prejuízo da função, o seu seio venoso e a sua veia cardíaca parva (pequena veia cardíaca), desembocava separadamente, no átrio direito, ficando constado qual conceito básico da anatomia humana?
	
	
	Normal.
	 
	Anomalia.
	
	Monstruosidade.
	 
	Variação anatômica.
	
	Antimeria.
	
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201709047673)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A anatomia é a ciência que estuda a constituição macro e microscópica do corpo humano. Para tanto, é de suma importância observar que uma mesma estrutura pode variar de indivíduo para indivíduo. Sobre variações anatômicas julgue as afirmativas abaixo: I) Variações anatômicas são diferenças morfológicas apresentadas apenas pelas estruturas anatômicas externas do corpo, porém sem implicar em prejuízos a suas funções. II) Anatomicamente, as estruturas que apresentam maior frequência morfológica são consideradas normais. III) A idade de um indivíduo é considerado um fator de variação, visto que, nas diferentes fases da vida uma mesma estrutura pode apresentar morfologia distinta. IV) Tendo em vista as diferenças morfológicas entre indivíduos do sexo masculino e feminino, considera-se o sexo um dos fatores de variação anatômica. Assinale a alternativa que contem todas as afirmativas verdadeiras:
	
	 
	II; III e IV
	
	I; III e IV
	
	I; II e III
	
	I; II e IV
	 
	I; II; III e IV
	
	
	�
	 6a Questão (Ref.: 201708861776)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O corte anatômico feito na peça de estudo para dividí-la em duas partes direita e esquerda é:
	
	 
	Sagital
	 
	Frontal
	
	Lamdóide
	
	Occipital
	
	Coronal
	
	
	�
	 7a Questão (Ref.: 201708903136)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A posição anatômica é uma referência padronizada, utilizada por anatomistas e profissionais da saúde de todo o mundo no intuito de evitar termos diferentes. Sobre a posição anatômica, assinale a alternativa CORRETA:
	
	 
	Posição ortostática, com a face voltada para cima; membros superiores estendidos, aplicados ao tronco e com as palmas das mãos voltadas para frente; membros inferiores afastados, com as pontas dos pés dirigidas para frente.
	
	Posição ortostática, com a face voltada para frente e o olhar para o horizonte; membros superiores estendidos, pendentes junto ao corpo e palmas das mãos voltadas para trás; membros inferiores unidos, com as pontas dos pés dirigidas lateralmente.
	 
	Posição ortostática, com a face voltada para frente e o olhar para o horizonte; membros superiores estendidos, pendentes junto ao corpo e palmas das mãos voltadas para frente; membros inferiores unidos, com as pontas dos pés dirigidas para frente.
	
	Posição ortostática, com a face voltada para frente ou para o lado e o olhar para o horizonte; membros superiores estendidos sobre o tronco e com as palmas das mãos voltadas para trás; membros inferiores unidos, com as pontas dos pés dirigidas para frente.
	
	Posição ortostática, com a face voltada para cima e o olhar para o horizonte; membros superiores estendidos ao lado do tronco e com as palmas das mãos voltadas para trás; membros inferiores unidos, com as pontas dos pés dirigidas para frente.
	
	
	�
	 8a Questão (Ref.: 201708184561)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Um indivíduo deu entrada no hospital com queixa de dores de cabeça e na face com quadro de nariz congestionado e intensa coriza. Após radiografia de face, foi observado desvio de septo. Clinicamente foi observado hipertrofia de concha nasal inferior, comprometendo assim a passagem do ar inspirado. Com base nas informações anteriores, indique a opção que apresenta os ossos formadores do septo nasal.
	
	
	maxilas e palatinos
	
	nasais e vômer
	
	palatinos e esfenóide
	 
	etmóide e vômer
	 
	conchas nasais inferiores e etmóide

Continue navegando