Buscar

6 sigma

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Metrologia
6 sigma
Professor:
Rafael Hideo Ogawa Prudencio 1671359
Vitor de Freitas Ribeiro 1672932
SÃO PAULO, 14 DE unho DE 2017 
1
Índice
Origem
O que é ?
DMAIC
Como saber se é preciso de 6 sigma
Conclusão
2
Origem 
	O 6 Sigma surgiu na década de 80, quando a empresa Motorola concorreu e ganhou um prêmio nacional da qualidade nos Estados Unidos. Apesar de sua consolidação ter se dado nessa época, a ideia fundamental por trás do Seis Sigma (que é a utilização de técnicas estatísticas para prever e melhorar processos) foi desenvolvida na década de 1930, por Walter Shewhart.
3
O que é o 6 Sigma
	
	O 6 Sigma é uma metodologia de otimização que vem se consolidando no mundo, principalmente fora do Brasil. Porém, sua aplicação e resultados vem aumentando significativamente , tornando a metodologia cada vez mais necessária para o sucesso das empresas, seja do ramo de produção de produtos ou serviços, seja de pequeno ou grande porte.
4
DMAIC
	A DMAIC são as etapas da metodologia 6 Sigma
			
5
DMAIC
Definição (Define): Nesta fase é estabelecido o que deve ser feito, ou seja, o projeto e as pessoas que participarão dele devem ser escolhidos nesta etapa. 
Medição: Nesta fase deve ser avaliado como os clientes estão sendo atendidos no processo escolhido. 
Análise: É determinado o que é importante para o processo escolhido. 
Melhoria (Improve): Nesta fase é estabelecido como melhorar o processo; é feita a implantação das melhorias e também a avaliação. 
Controle: Nesta fase a empresa deve buscar manter as melhorias atingidas para evitar que o processo se deteriore no futuro
6
Como saber se é preciso de 6 sigma
Perda de mercado
Gastos exagerados 
Grandes perdas como resultado da garantia que o cliente possui devolução do produto 
Faturas não pagas no prazo 
Previsões não confiáveis
7
Conclusão
Concluímos então que o 6 Sigma não está ligado à qualidade no sentido tradicional de conformação às normas e requisitos internos. Na verdade, o programa busca redefinir a qualidade como valor agregado e busca o alcance dos objetivos estratégicos da empresa. Diante disso, a metodologia 6 Sigma contribui para a prevenção de erros, no encurtamento do ciclo operacional e na redução de custos, conseguindo assim que os produtos e serviços das empresas que o utilizam sejam melhores, mais baratos e ocorram de forma mais rápida.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais