Buscar

ÉTICA AULA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AULA 1
 Código de referência da questão.1a Questão (Ref.: 201301575824)	
No período medieval as ações morais religiosas são disseminadas socialmente, divulgando a atmosfera de uma unidade espiritual entre os homens e Deus, apesar do enriquecimento crescente da Igreja pela aquisição de feudos; já com a implantação do capitalismo, a imposição de condições sub-humanas pelo sistema fabril desencadeia o surgimento de condutas morais egoístas e individualistas. Nestas duas situações os atos morais contextualizam a posição da Igreja e do lucro como referências históricas que criam significados ou sentidos morais "específicos e particulares" com relação aos valores universais do Bem (certo/verdadeiro) e do Mal (errado/falso). Isso significa que:
 	As condutas morais egoístas e individualistas estão cindidas do lucro do capitalismo.
	Os dois contextos são totalmente diferentes e a igreja não é a responsável por isto.
	Nos dois contextos é levada em consideração a ética moral, mas o mal acaba sempre triunfando sobre o bem.
	Os dois contextos conseguem adequar ou singularizar, assim, características universais normativas em circunstâncias histórico-sociais.
	As características histórico sociais dos dois contextos são insignificantes para o fato da igreja enriquecer e do lucro pelo sistema capitalista.
 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201301755522)	
O termo que tem como significado: "dar a luz" (parto) intelectual, da procura da verdade no interior do homem, denomina-se:
	artemia
	sistema
	menmonia
	veracidade
	maiêutica
 Gabarito Comentado.
 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201301575829)	
Joana vive no período medieval. Nesta época há uma profunda fragmentação econômica e política, devido ao surgimento de duas classes que marcam o regime feudal: dos senhores feudais, donos absolutos de terras ou feudos, e dos camponeses e servos, os quais eram vendidos e comprados com as terras às quais pertenciam e que não podiam abandonar. Joana é uma serva e foi vendida a um senhor que é casado. Ela serve à sua esposa. Ela freqüenta a igreja junto com sua senhora e seu senhor e sabe que a igreja é que comanda a política. A religião garante certa unidade social, pois a política depende da Igreja exercendo um forte poder espiritual e centralizando integralmente a vida intelectual. Sob essas circunstâncias, a moral concreta, efetiva, e a ética "como doutrina moral" estão impregnadas de um conteúdo religioso que encontramos em todas as manifestações da vida medieval. Isso significa que:
	Nesse período, os pensadores cristãos conceberam uma heteronomia ética (héteros, em grego, significando outro, diferente), ou teonomia, que encontra em Deus (théos, em grego) os princípios da vida moral.
	A vida nos feudos não era atrelada à religião e à política.
	Joana é obrigada a freqüentar a igreja por seus patrões, pois ela é serva deles.
	Joana, apesar de freqüentar a igreja, não acredita em Deus, mesmo que a ética imponha isso.
	Nesse período, os pensadores cristãos conceberam uma autonomia ética (autos em grego, significando eu), ou "penso, logo existo", onde a crença está no homem e em seus pensamentos.
 Gabarito Comentado.
 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201301575831)	
A questão da origem das idéias morais desponta nos séculos XVI-XVII. Nicolau Maquiavel chamou atenção sobre o papel da ação política "visando a sobrevivência de um grupo, não de indivíduos isolados" na formação dos conceitos éticos. Thomas Hobbes defende a tese de que o homem é antissocial, comportando-se sempre para satisfazer seu interesse pessoal e absorvendo aquilo que é bom ou vantajoso para si, o que é denominado de:
	egoísmo ético.
	coletivismo ético.
	altruísmo ético.
	filantropismo ético.
	servidão ética.
 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201301758279)	
Aristóteles e Platão têm em comum a vinculação da ética ao conceito de felicidade. A discordância entre eles, no entanto, se pauta da unicidade ou na separação de aspectos que constituem os mundos ou realidades. Assim, enquanto para Aristóteles há uma correlação entre estes aspectos, Platão defende que:
	O mundo das ideias se subordina ao mundo físico de modo que todas as nossas ideias são apenas reflexos das coisas materiais que fazem parte de nossas experiências.
	A realidade fica dividida em dois mundos distintos e contrapostos: um, superior, invisível, eterno e imutável das ideias subsistentes, outro, físico, visível, material, sujeito à transformação.
	Toda ação humana está orientada para a realização de algum bem, ao qual estão unidos o prazer e a felicidade. A dor, o desprazer e a infelicidade são aspectos provenientes da distorção da ética e só existem no mundo das ideias subjetivas.
	O mundo sensível e o mundo inteligível se mesclam de modo a correlacionar o ser e o conceito de bem em uma unidade ética única.
	A realidade se divide em dois mundos distintos, porém complementares: O primeiro, derivado das ideias e, portanto, mutável e adequado aos valores e conceitos pessoais e outro imutável, permanente e objetivo, relativo aos aspectos físicos e materiais.
 Código de referência da questão.6a Questão (Ref.: 201301614169)	
Em relação à ética, na época medieval, a religião garante:
	Facilidade de encontros
	Um pensamento de abertura
	Penitências e punições
	O bem estar dos padres
	Unidade social
Col@bore
fechar Voltar

Outros materiais