Buscar

O Legado Olímpico

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O Legado Olímpico
Pontos Turísticos
Praça Mauá 
A Praça Mauá é uma praça localizada no centro da cidade do Rio de Janeiro à beira da Baía de Guanabara. A Praça Mauá marca o início da Avenida Rio Branco e também da Zona Portuária (a numeração dos armazéns do Porto do Rio de Janeiro se inicia na praça).
O centro da praça é ocupado pela estátua de Irineu Evangelista de Souza, Barão de Mauá, industrial pioneiro do Brasil. Colocada sobre uma coluna, é obra do escultor Rodolfo Bernardelli e foi inaugurada em 1910, por iniciativa do Clube de Engenharia.
Praça Mauá (Antes)
Praça Mauá (Atual)
Praça XV
A Praça Quinze de Novembro, também conhecida como Praça XV de Novembro, é uma praça situada no Centro do município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Em seus arredores, se situam a estação das Barcas, a Rua 1º de Março, o Arco do Teles, o Palácio Tiradentes, o Paço Imperial e a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.
Praça XV (Antes)
Praça XV (Atual)
Museu de Arte
O Museu de Arte do Rio, uma das âncoras culturais do Porto Maravilha, é um espaço dedicado à arte e à cultura visual. Inaugurado na comemoração dos 448 anos do Rio de Janeiro, dia 1º de março de 2013, tem 15 mil metros quadrados de construção e oito grandes salas de exposição, duas para cada mostra. Ao lado do museu está a Escola do Olhar, destinada à educação e que desenvolve programas de formação continuada em artes e cultura visual com professores e educadores. A escola tem parceria com universidades, instituições museológicas, Organizações não governamentais (ONGs) e programas de educação não-formal, construindo espaços de pesquisa, seminários, workshops e cursos.
Museu de Arte Moderna (Antes)
Museu de Arte Moderna (Atual)
Perimetral (Porto)
O Elevado da Perimetral, também conhecido como Via Elevada da Perimetral, foi uma via suplementar sobre a Avenida Rodrigues Alves, que ligava os principais entroncamentos rodoviários da cidade do Rio de Janeiro. Atendendo a zona norte, o elevado interligava 70% do transito que partia da zona sul em direção à Ponte Rio-Niterói, à Linha Vermelha e à Avenida Brasil e seguia sobre a Avenida Rodrigues Alves até a região do Aeroporto Santos Dumont, onde se unia com a Avenida Perimetral (Aterro do Flamengo), ligando-se diretamente à Avenida Atlântica e outras vias marginais à orla na zona sul.
Porto (Antes)
Porto Maravilha (Atual)
Museu do Amanhã
Novo ícone da Região Portuária, o Museu do Amanhã explora possibilidades de construção do futuro. Erguido no Porto Maravilha e projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava sobre a Baía de Guanabara, foi inaugurado pela Prefeitura do Rio no dia 19 de dezembro de 2015. Âncora cultural do projeto de revitalização da Região Portuária, o museu é o símbolo mais eloquente do renascimento de uma área de cinco milhões de metros quadrados, parte da história do Rio e que enfrentava décadas de atraso e abandono.
Museu do Amanhã(Antes)
Museu do Amanhã (Atual)
Autódromo de Jacarepaguá
O Autódromo Internacional Nelson Piquet, mais conhecido como Autódromo de Jacarepaguá, por estar localizado às margens da lagoa homônima, em Jacarepaguá, foi um autódromo brasileiro da cidade do Rio de Janeiro, desativado e demolido em 2012, para obras dos Jogos Olímpicos de 2016.
O autódromo sediou o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 em 1978 e a partir de 1981 até 1989, exceto em 1979 e 1980, quando a corrida foi em Interlagos, em São Paulo. De 1995 a 2004, sediou a etapa brasileira da MotoGP. De 1996 até 2000 sediou corridas da CART. Para os Jogos Pan-americanos de 2007, o autódromo passou por intervenções para dar lugar ao Complexo Esportivo Cidade dos Esportes, e, portanto, teve sua pista reduzida, deixando de ter a curva norte, uma das mais desafiadoras do circuito, mas mantendo o circuito "oval". Em 2009, após um longo recesso, o autódromo voltou a receber, depois de vinte anos, o campeonato estadual de motovelocidade organizado por Claudio Bicudo e produzido pela Start Eventos Esportivos, reabrindo a pista para competições nacionais como as etapas da Stock Car Brasil, Fórmula Truck e o Brasileiro de Motovelocidade, até o encerramento de suas atividades em 2012.
Autódromo de Jacarepaguá (Antes)
Parque Olímpico (Atual)
Parque Olímpico de Deodoro
O Parque Olímpico de Deodoro é o segundo maior complexo esportivo dos Jogos. Localizado às margens da Avenida Brasil, na zona oeste da cidade, o parque abriga cinco instalações, palco das disputas de cinco modalidades Olímpicas.
O Complexo Esportivo Deodoro é uma instalação da prefeitura do Rio de Janeiro em Deodoro, na Zona Oeste da cidade. Vai ser palco de diversas competições das Olimpíadas de 2016.
Arena da Juventude – basquetebol e pentatlo moderno (esgrima)
Centro Aquático de Deodoro – pentatlo moderno (natação)
Centro Olímpico de Hóquei – hóquei sobre grama
Centro Olímpico de Tiro – tiro esportivo
Estádio de Deodoro – rugby e pentatlo moderno (hipismo, corrida e tiro)
Parque Olímpico de Deodoro (Antes)
Parque Olímpico de Deodoro (Atual)
 Campo Olímpico de Golfe
O Campo Olímpico de Golfe do Rio de Janeiro é uma das instalações construídas para os Jogos Olímpicos de Verão de 2016. Foi inaugurado em 22 de novembro de 2015 e sediará a competição de golfe, modalidade que não fazia parte do programa olímpico desde os jogos de 1904, em Saint Louis[1].
Localizado na Reserva de Marapendi, na Barra da Tijuca, integra a Zona Barra, estando a cerca de cinco quilômetros da Vila Olímpica. Ocupa uma área de 970 mil m2 e, após os Jogos Olímpicos, será administrado pela Confederação Brasileira de Golfe[2].
O projeto para o campo foi realizado por Gil Hansen, e a arquitetura do clubhouse foi escolhida por concurso nacional, vencido por Pedro Évora e Pedro Rivera, do escritório carioca Rua Arquitetos.
A primeira competição disputada no Campo Olímpico foi o Desafio Aquece Rio, em 8 de março de 2016, com a participação de Miriam Nagl, Victoria Lovelady e Alexandre Rocha[3]
 Campo Olímpico de Golfe (antes)
 Campo Olímpico de Golfe (Atual)
Como a influência turística contribuiu para a economia:
Período Olímpico
Rede hoteleira
A ocupação da taxa passou de 95% e media no mesmo período de anos anteriores foi de 65%.
Média de 94,04% nas três semanas de Olimpíadas.
Bares e Restaurantes

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais