Buscar

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Simulado: CCJ0001_SM_201708059806 V.1  
	Aluno(a): WASHINGTON DE OLIVEIRA
	Matrícula: 201708059806 
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 21/09/2017 15:57:06 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201708083735)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Sobre o conceito de consciência coletiva em Durkheim, podemos afirmar que: 
		
	
	baseia-se na consciência dos indivíduos singulares e grupos específicos de cada sociedade.
	
	refere-se ao conjunto de ações sociais realizadas pelos indivíduos na sociedade, cujas motivações devem ser analisadas pelo pesquisador.
	
	refere-se ao interior de qualquer grupo ou sociedade, onde são observadas formas desconexas de conduta e pensamento.
	
	constitui-se "o tipo psíquico" da sociedade, sendo produto das consciências individuais, mas se impõe aos indivíduos, perdurando através das gerações. 
	
	é o conjunto de crenças e sentimentos comuns à média dos membros de uma sociedade e formam um sistema articulado com vida própria, produzindo assim, uma "moral social".
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201708136569)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Segundo Émile Durkheim, as sociedades modernas transformam-se mediante a evolução da técnica e das relações de produção por ela desenvolvida. Neste contexto, a solidariedade social também se altera, nas sociedades simples, organizadas em hordas e clãs, prevalece a solidariedade por semelhança, também chamada de solidariedade mecânica. Nas organizações sociais mais complexas, prevalece a solidariedade orgânica, que é aquela que resulta do aprofundamento da especialização profissional. Fonte: DURKHEIM, É. A Divisão Social do Trabalho, In Os Pensadores. Tradução de Carlos A. B. de Moura. São Paulo: Abril Cultural, 1977, p. 67. De acordo com a teoria de Durkheim, é correto afirmar que: 
		
	
	Onde prevalece a divisão social do trabalho, as sociedades não desenvolvem formas avançadas de solidariedade.
	
	Na situação em que prevalece a solidariedade orgânica, as sociedades não evoluem para a solidariedade mecânica.
	
	No período de predomínio dos clãs e hordas, as sociedades não desenvolvem formas de solidariedade e, por isso, tendem a desaparecer progressivamente.
	
	As sociedades tendem a evoluir da solidariedade mecânica para a solidariedade orgânica, em função da intensificação da divisão do trabalho.
	
	As sociedades geralmente evoluem da solidariedade mecânica para a solidariedade orgânica, em função da evolução dos clãs para as hordas.
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201708652248)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Ao estudar os fatos sociais, Durkheim percebeu que alguns fenômenos revelavam situações em que um indivíduo ou grupos perdem os parâmetros de julgamento da realidade
Qual o conceito desenvolvido por este autor que corresponde ao tema tratado na letra da música de Paulinho Moska exposta abaixo: 
"Meu amor o que você faria se só lhe restasse esse dia? Se o mundo fosse acabar, me diz o que você faria? Abria a porta do hospício, fechava a da delegacia? Entrava de roupa no mar, trepava sem camisinha? Dinamitava o seu carro? Parava o trânsito e ria..." 
		
	
	Anomia
	
	Anarquia
	
	Normalidade
	
	Alienação
	
	Solidariedade orgânica
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201708332681)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	(Adaptada do Vestibular UFU /1999 ) Durkheim afirma que no estudo dos fatos sociais, o cientista social, ao trabalhar, deve:
		
	
	Encarar os fatos sociais como "coisas", isto, como objetos exteriores ao cientista, que devem ser medidos, observados e comparados independentemente do que os indivíduos pensem ou declarem a seu respeito. 
	
	Manter certa distância e neutralidade em relação aos fatos estudados, resguardando a subjetividade de sua análise. 
	
	Levar em consideração seus valores e sentimentos pessoais em relação ao acontecimento a ser estudado. 
	
	Levar em consideração seus valores e sentimentos pessoais em relação ao acontecimento a ser estudado. 
	
	Romper com o senso comum, através de um rigor analítico, que seria garantido por um método de análise baseado em narrativas mitológicas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201708140849)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	(UFPE 2008) O sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917) considera a ¿comunhão de valores morais¿ a condição fundamental e primeira para a construção da coesão social. Para ele, a moral (conjunto de valores e juízos direcionados à vida em comum) é o amálgama que une os indivíduos à vida em grupo. A moral traça as orientações da conduta ideal para as pessoas, e parte do seu conteúdo se materializa em normas e regras. Durkheim afirma o papel do regulamento moral para a integração social, insistindo que a moral é o mínimo indispensável, sem o qual as sociedades não podem viver em harmonia. Esses pressupostos, a respeito das condições para o bom convívio dos indivíduos numa coletividade, permitem a formulação de uma avaliação específica sobre o problema da criminalidade violenta praticada por jovens no Brasil, hoje. Indicam-se, a seguir, algumas possíveis propostas de ação para enfrentar esse problema. Assinale a alternativa que está em conformidade imediata com os pressupostos sociológicos mostrados no texto: 
		
	
	Priorizar o combate ao narcotráfico, ao crime organizado, aos esquadrões da morte e a unificação das polícias. 
	
	Promover a instituição familiar; reforçar o papel socializador da escola com ênfase na educação para a paz e para a cidadania e melhorar o funcionamento do sistema legal 
	
	Estimular a produção econômica para a geração de empregos, enfatizando aqueles voltados à população de 15 a 24 anos. 
	
	Detectar antecipadamente os jovens portadores de personalidade irritável, impulsiva e impaciente e providenciar o tratamento terapêutico como política pública. 
	
	Investir no controle da natalidade, reduzindo o número de nascimentos a médias compatíveis com os índices de desenvolvimento econômico previstos 
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.

Continue navegando