Buscar

Avaliando penal

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.: 201513140756)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A conduta do condutor de veículo automotor que não observa a ordem de parar o veículo proferida por Policial Militar em blitz de trânsito constitui:
	
	
	
	Resistência
	
	Condescendência criminosa
	 Certo
	Desobediência
	
	Excesso de exação
	
	Desacato
	
	
	
	 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201513011265)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Procurador do Estado- SP-2006) Em relação aos crimes contra a Administração Pública, assinale a alternativa INCORRETA:
	
	
	
	para a caracterização do crime de desobediência, não é necessário que o agente atue de forma comissiva.
	
	na hipótese de crime praticado por funcionário público contra a administração em geral, incide causa de aumento se o autor é ocupante de cargo de direção em fundação instituída pelo poder público.
	
	não caracteriza o crime de resistência o ato de permanecer parado sem colaborar para a execução de ato legal.
	
	no crime de desacato exige-se a presença do dolo de ofender, humilhar ou desprestigiar, com o fim de atingir a dignidade da função do sujeito passivo.
	 Certo
	praticar, deixar de praticar ou retardar ato de ofício em função de pedido ou influência de outrem constitui agravante especial do crime de corrupção passiva.
	
	
	
	 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201513732444)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(FCC/ TRT24/ ANAL JUD/ 2006) Ares, funcionário do Serviço de Águas e Esgotos do Município, entidade paraestatal, desviou em proveito próprio a quantia de R$ 5.200,00 referente ao pagamento de contas em atraso efetuadas por um usuário. Nessa hipótese, Ares
	
	
	 Certo
	cometeu crime de peculato.
	
	cometeu crime de corrupção passiva.
	
	não cometeu crime contra a Administração Pública.
	
	cometeu crime de emprego irregular de rendas públicas.
	
	cometeu crime de prevaricação.
	
	
	
	 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201513705312)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Após realizarem o roubo de um caminhão de carga, os roubadores não sabem como guardar as coisas subtraídas até o transporte para outro Estado no dia seguinte. Diante dessa situação, procuram Paulo, amigo dos criminosos, e pedem para que ele guarde a carga subtraída no seu galpão por 24 horas, admitindo a origem ilícita do material. Paulo, para ajudá-los, permite que a carga fique no seu galpão, que é utilizado como uma oficina mecânica, até o dia seguinte. A polícia encontra na mesma madrugada todo o material no galpão de Paulo, que é preso em flagrante. Diante desse quadro fático, Paulo deverá responder pelo crime de:
	
	
	
	Roubo majorado
	 Certo
	Favorecimento real
	
	Receptação qualificada
	
	Nenhuma das alternativas acima
	
	Receptação
	
	
	
	 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201513948893)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O superior hierárquico que, por indulgência, deixa de responsabilizar subordinado, que cometeu infração, no exercício do cargo, deverá responder pelo crime de:
	
	
	 Certo
	Condescendência criminosa.
	
	Prevaricação.
	
	Peculato.
	
	rixa
	
	Corrupção passiva.
	
	
	1a Questão (Ref.: 201513704150)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre a lei 8.072/90, assinale a alternativa INCORRETA.
	
	
	
	Se o apenado for reincidente é possível a progressão de regime, desde que cumpra 3/5 da pena, tenha bom comportamento carcerário, podendo juízo de execução determinar a realização de exame criminológico de forma fundamentado.
	
	È previsto, para o crime de tortura, prisão temporária pelo prazo de 30 dias prorrogável por igual período, em caso de extrema e comprovado necessidade.
	 Certo
	Conforme a lei de crimes hediondos é possível a concessão de liberdade provisória com e sem fiança.
	
	Em caso de sentença penal condenatória pela prática de crime de hediondo, o juiz poderá conceder o direito de recorrer em liberdade.
	 Errado
	Não é possível a concessão de livramento condicional se o agente for reincidente específico em crimes de natureza hedionda.
	
	
	
	 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201513529115)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considerando os Crimes contra a Administração Pública, leia com atenção as proposições e marque a única alternativa correta
	
	
	
	Todo ato de improbidade administrativa é considerado crime funcional.
	 Certo
	Segundo a jurisprudência é conduta atípica o uso momentâneo de coisa infungível, sem a intenção de incorporá-la ao patrimônio pessoal ou de terceiro, seguido da sua integral restituição a quem de direito. (Peculato de uso).
	
	Funcionário do Tribunal Regional Eleitoral que altera o sistema de contagem de votos beneficiando determinado candidato pratica peculato eletrônico disposto do CPB.
	
	O funcionário público condenado na esfera administrativa deverá ser obrigatoriamente absorvido na esfera criminal.
	
	Mesário Eleitoral e Estagiário não podem cometer crimes funcionais.
	
	
	
	 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201513577338)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a alternativa INCORRETA:
	
	
	
	A Lei dos Crimes Hediondos foi redigida sob influência de movimentos criminológicos conservadores, tais como a teoria das janelas quebradas e a política de tolerância zero.
	 Certo
	O ordenamento jurídico brasileiro adota o sistema misto de definição do que é crime hediondo, isto é, há um rol taxativo, porém abstrato, e o juiz que decidirá, no caso concreto, dentre os tipos previstos, se a conduta é hedionda ou não.
	
	Uma das críticas que se pode fazer à Lei dos Crimes Hediondos é a de que ela vem em descompasso com uma orientação político-criminal democrática, isto é, mais voltado ao encarceramento, do que em medidas que reforçam os aspectos preventivos e ressocializadores da pena.
	
	A primeira aparição no ordenamento jurídico brasileiro dos ¿crimes hediondos¿ veio com a Constituição Federal de 1988, isto é, antes mesmo da edição da Lei dos Crimes Hediondos (8.072/90).
	
	Pode-se afirmar que alguns tipos penais foram introduzidos no rol dos crimes hediondos devido à comoção social de fatos divulgados pela mídia: como a extorsão mediante sequestro e o homicídio qualificado.
	
	
	
	 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201513139920)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A conduta do particular que não atende a ordem de Policial Militar de parar o veículo em blitz de trânsito configura o crime de:
	
	
	
	Prevaricação
	 Certo
	Desobediência
	
	Desacato
	
	Condescendência criminosa
	
	Resistência
	
	
	
	 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201513576461)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quem patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administração pública, valendo-se da qualidade de funcionário público,
	
	
	
	não responderá pela prática se ocupante de cargo de comissão ou função de direção.
	
	não pratica nenhum crime, posto que tinha pleno conhecimento da legalidade do ato.
	
	responderá no máximo por crime culposo.
	
	não pratica nenhuma infração, se advogado.
	 Certo
	pratica o crime de Advocacia Administrativa.
	1a Questão (Ref.: 201513486784)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Lei nº 11.343/06 que afastou a incidência de pena privativa de liberdade e de multa quanto ao crime de porte de substância entorpecente para uso próprio (cominadas na Lei 6.368/76) e estabeleceu, em seu lugar, a aplicação de outras medidas (advertência, prestação de serviços à comunidade, etc) configura hipótese de:
	
	
	
	novatio legis in pejus
	
	abolitio criminis
	
	novatio legis incriminadora
	 Certo
	novatio legis in mellius
	
	
	
	 Código de referência da questão.2a
Questão (Ref.: 201513558319)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação ao tema da violência contra a mulher e da Lei de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, assinale a opção correta (adaptada CESPE/DPE/PI/2009):
	
	
	
	Aos crimes praticados com violência doméstica e familiar contra a mulher, independentemente da pena prevista, não se aplica a Lei dos Juizados Especiais Criminais, exceto para o delito de lesão corporal leve.
	
	Nas hipóteses relativas à Lei 11.340/06, conhecida como Lei Maria da Penha, há vedação legal de substituição de pena privativa de liberdade por prestação de serviços à comunidade.
	
	Conforme a jurisprudência do STJ, não se aplicam as disposições da Lei da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher às relações de namoro, ainda que duradouras.
	 Certo
	O Estado brasileiro foi condenado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, por negligência e omissão em relação à violência doméstica ocorrida em território nacional.
	
	
	
	 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201513139921)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A definição do conceito de funcionário público pelo Código Penal constitui nítida aplicação de interpretação:
	
	
	
	Doutrinária
	
	Autêntica posterior
	 Certo
	Autêntica cotextual
	
	Sistemática
	
	Teleológica
	
	
	
	 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201513577165)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação à lei federal nº 11.343/2006, que estabelece o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, é correto afirmar que:
	
	
	
	A conduta de guardar, para consumo próprio, drogas em desacordo com determinação legal e regulamentar, configura mera infração administrativa.
	 Certo
	De acordo com a lei nº 11.343/2006 o usuário de drogas poderá sofrer pena de prestação de serviços à comunidade pelo prazo máximo de 05 meses. Em caso de reincidência, a pena poderá atingir o prazo máximo de 10 meses.
	
	Regra geral, pode ser aplicado o princípio da alteridade para o usuário de drogas.
	
	Caso o Juiz determine medida educativa a ser cumprida pelo usuário de drogas, e ele não a cumpra, o Juiz poderá determinar pena de prisão para este usuário, com base no crime de desobediência.
	
	Para determinar se a droga se destinava a consumo pessoal ou tráfico de drogas, o Juiz analisará apenas a quantidade da droga apreendida.
	
	
	
	 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201513618979)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quando um funcionário público deixa de praticar ou retarda ato de ofício, com infração de dever funcional, cedendo à influência de outrem, ele pratica o crime de
	
	
	 Certo
	corrupção passiva
	
	concussão
	
	corrupção ativa
	
	prevaricação
	
	condescendência criminosa
	1a Questão (Ref.: 201513576462)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No peculato culposo, a reparação do dano, se precede à sentença irrecorrível,
	
	
	 Certo
	extingue a punibilidade.
	
	não tem qualquer repercussão.
	
	é circunstância atenuante.
	
	é causa de diminuição da pena.
	
	exclui o crime.
	
	
	
	 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201513740358)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre os crimes hediondos, o critério adotado de definição é
	
	
	 Certo
	legal
	
	judicial
	
	convencional
	
	jurisprudencial
	
	misto
	
	
	
	 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201513732444)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(FCC/ TRT24/ ANAL JUD/ 2006) Ares, funcionário do Serviço de Águas e Esgotos do Município, entidade paraestatal, desviou em proveito próprio a quantia de R$ 5.200,00 referente ao pagamento de contas em atraso efetuadas por um usuário. Nessa hipótese, Ares
	
	
	
	não cometeu crime contra a Administração Pública.
	
	cometeu crime de prevaricação.
	
	cometeu crime de corrupção passiva.
	
	cometeu crime de emprego irregular de rendas públicas.
	 Certo
	cometeu crime de peculato.
	
	
	
	 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201513140766)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Carlos, funcionário público lotado na Secretaria da Fazenda estadual, solicita o recebimento de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) de Bruno para lhe fornecer uma certidão negativa de débitos de sua empresa, que não corresponde com a real condição do empreendimento. Nessa hipótese Carlos pratica o crime de:
	
	
	
	Condescendência criminosa
	 Certo
	Corrupção passiva
	
	Concussão
	
	Prevaricação
	
	Corrupção ativa
	
	
	
	 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201513740362)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Papiloscopista - PC/RJ) Aponte a alternativa que corresponde a um crime previsto no rol de crimes hediondos do art. 1° da lei 8072/90:
	
	
	
	associação criminosa
	
	roubo com emprego de arma de fogo
	
	extorsão praticada com restrição da liberdade da vítima
	 Certo
	favorecimento da prostituição ou de outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente ou vulnerável
	
	homicídio simples

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais