Buscar

Apresentação do Manual de Procedimentos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Manual de Procedimentos PJB
14ª edição
Orientações aos coordenadores
O que é o programa Parlamento Jovem Brasileiro?
Programa de educação para a democracia de iniciativa da Câmara dos Deputados, realizado em parceria com o Consed e as Secretarias de Educação, voltado a estudantes dos últimos anos do ensino médio (2º e 3º ano do ensino médio e 2º, 3º e 4º ano do ensino técnico integrado ao médio);
Para participar, jovens interessados de todo o país precisam apresentar um projeto de lei de sua própria autoria;
A construção do projeto de lei gera oportunidades de reflexão em sala de aula sobre o papel do Parlamento e a realidade que os jovens vivenciam, com a busca de conhecimentos sobre as responsabilidades de governos, organizações e cidadãos para construir alternativas de transformação dessa realidade;
Os 78 estudantes selecionados vêm a Brasília para vivenciar o papel dos Deputados Federais, com posse e exercício de mandato como Deputados Jovens, e suas propostas de lei serão analisadas, debatidas e votadas por eles durante a jornada legislativa do PJB.
 Por que o PJB é uma ação de educação para a democracia?
Para os estudantes que se inscrevem:
A elaboração de um projeto de lei como critério de seleção para o ingresso no PJB é uma maneira de mobilizar estudantes e professores para trabalharem conhecimentos sobre a democracia representativa, o Parlamento e a elaboração das leis;
O trabalho dirigido em sala de aula com os alunos pode promover competências essenciais para o exercício da cidadania, na apropriação de conhecimentos, habilidades e valores democráticos, estimulando o olhar crítico dos jovens para problemas vivenciados em sua realidade. Além disso, o processo de elaborar uma proposta de lei pode desenvolver todas as competências cognitivas da matriz de referência do ENEM.
Para os selecionados:
A vivência do papel do Deputado Federal é muito rica para os alunos, pois promove a reflexão e a construção conjunta de soluções possíveis para questões nacionais;
Os deputados jovens têm a oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação, debate e busca de consenso, além de serem sensibilizados para valores democráticos como respeito à diversidade, ética, inclusão, tolerância e busca do bem comum. 
PJB e as competências cognitivas avaliadas pelo ENEM
Domínio da linguagem
Atécnica legislativa traz uma normatização de como uma ideia deve ser apresentada no Legislativo. Clareza, precisão e adequação ao gênero textual são alguns aspectos que devem ser observados pelos estudantes.
Compreender fenômenos
O passo inicial para a elaboração do projeto de lei é justamente aproblematização da realidade, tentando compreendê-la. Esse é um processo que envolve a busca ativa por conhecimentos, a realização de pesquisas e a discussão com os colegas.
Enfrentar situações-problemas
Após a análise do problema, o estudante é convidado apropor uma soluçãono âmbito legislativo. Poderia uma lei contribuir para o enfretamento do problema em questão? Que lei seria essa? Já existem leis que tratam do assunto? As leis existentes necessitam de reformulação? Existem grupos com posicionamento muito diferentes sobre o assunto?
Construir argumentação
A elaboração da justificação para o projeto de Lei é umaoportunidade para escrever uma dissertação-argumentativa. Quais os argumentos que sustentam oposicionamento adotado no projeto de lei?
Elaborar propostas de forma solidária
A elaboração da proposiçãodeve atender às demandas sociais e ser viável, lembrando sempre de considerar as minorias no processo. É importante estudar se a implementação daproposta prejudicaria, de alguma forma, algum grupo social envolvido. Nem sempre se chega a um consenso, no entanto, deve-se buscar que os princípios democráticos estejam fundamentando a proposição.
Direção administrativa do programa:
Na Câmara dos Deputados, o PJB é dirigido pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento-Cefor, responsável pela coordenação pedagógica do PJB, e pelo Departamento de Relações Públicas e Divulgação, responsável pela coordenação logística e divulgação.
Nos estados, o Parlamento Jovem é coordenado por servidores das Secretarias Estaduais de Educação, com o apoio do Consed. Os Coordenadores Estaduais do PJB estão envolvidos em todas as etapas do programa e sua atuação é imprescindível para o sucesso do Parlamento Jovem Brasileiro. 
Regulamentos: 
Manual de Procedimentos: é o documento que reúne todas as regras para a inscrição e participação no programa. Voltado para os estudantes interessados.
Caderno de Orientações: é o documento voltado aos coordenadores estaduais, contendo as orientações para todas as etapas do programa, desde a divulgação até o acompanhamento dos jovens em setembro.
6
Etapas do Programa:
Funções dos Coordenadores Estaduais do PJB:
Dentro dessas etapas do programa , caberá aos coordenadores estaduais as seguintes funções:
Divulgação do programa e mobilização e apoio na orientação.
Coordenação da pré-seleção dos projetos no estado e relatório de inscrições
Envio da lista dos pré-selecionados à Câmara para divulgação
Divulgação da lista de classificação de todos os inscritos no estado
Apoio aos pré-selecionados para inscrição eletrônica no sistema de seleção final da Câmara dos Deputados
Acompanhamento dos jovens selecionados durante os trabalhos legislativos em setembro 
Avaliações processuais do programa com envio de relatório para a Câmara Federal 
Divulgação e mobilização
Os coordenadores estaduais divulgam o programa para as escolas de Ensino Médio de seus estados e promovem a mobilização da rede estadual de ensino; 
Essa mobilização tem sido realizada de diversas formas. 
Uma ação fundamental é a divulgação do PJB no portal da web da Secretaria. Para isso, os coordenadores estaduais terão acesso a todas as peças publicitárias referentes à 14ª edição do PJB; mala direta de toda mídia Virtual com material de divulgação e orientação do cefor, por email para as Unidades Regionais e escolas. 
Para apoiar o processo de inscrição pelos estudantes, no portal de EaD da Câmara está disponível o curso: “Como fazer um projeto de lei?”
Para apoiar o trabalho pedagógico dos professores, no portal do PJB está disponível a Cartilha “Como trabalhar o PJB em sala de aula?”, com sugestões de atividades e materiais de apoio.
A etapa de divulgação do programa não deve ser vista somente como uma ação de publicidade, mas também como uma ação que fomenta iniciativas de educação para a democracia nas escolas. 
Divulgação e Mobilização 
A fase de divulgação também compreende o período de abertura das inscrições para o PJB: de 27 de março a 9 de junho;
É de grande importância que a coordenação estadual se organize para o recebimento das inscrições, haja vista as duas formas de envio da inscrição pelo aluno: por Sedex e por e-mail (termo de adesão);
Para ajudá-los no processo, foi elaborado um material contendo as “diretrizes para o recebimento de inscrições e pré-seleção dos projetos”. 
Formulário de apreciação de inscrições: instrumento que auxiliará no processo de organização das inscrições e pré-seleção, deve ser anexado a cada inscrição recebida.
Coordenação da pré-seleção dos projetos no estado e relatório do processo seletivo
A Coordenação Estadual gerencia a etapa de pré-seleção no estado, recebendo e avaliando as inscrições e projetos de Lei, juntamente com a Comissão de Avaliação e Análise de Projetos de Lei, quanto a(o):
URES FARÃO UMA TRIAGEM PRELIMINAR. Verificando Documentos pessoais , datas, qualidade da impressão, ficha de inscrição preenchida com todos dados em todos compôs e envio do projeto a coordenação estadual , em malotes pela URE, POR SEDEX ou via email da coordenação 
 ATENDIMENTO AOS CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO | DOCUMENTAÇÃO | PROJETO DE LEI
A Câmara dos Deputados define as diretrizes gerais do processo e os critérios de avaliação do projeto de lei, que serão avaliados quanto a:
 JUSTIFICATIVA | RELEVÂNCIA
| ADEQUAÇÃO AO GÊNERO TEXTUAL
A escolha da metodologia de avaliação das inscrições recebidas é uma decisão de cada Secretaria de Educação de acordo com sua realidade. Amanhã teremos uma oficina para detalhar todos os procedimentos da pré-seleção e para exercitar a avaliação dos projetos;
Ao final, a coordenação deverá preencher o relatório online do processo seletivo, informando as estratégias de divulgação e de pré-seleção utilizadas no estado, o número total de inscrições recebidas, as dificuldades encontradas, entre outras informações.
11
Metodologias de pré-seleção:
A PRÉ-SELEÇÃO DEVERÁ SEGUIR TODOS OS CRITÉRIOS DEFINIDOS PELA CÂMARA, com a avaliação de todos os quesitos mencionados, mas a metodologia utilizada pela coordenação estadual poderá variar conforme a conveniência administrativa da Secretaria de Educação. Algumas possibilidades são:
Análise e classificação dos projetos pela própria coordenação;
Formação de banca examinadora com professores de formações diferentes em história, português, filosofia, entre outras;
Capacitação da banca pela coordenação estadual, divulgação dos nomes em diário oficial e certificação para os examinadores;
Realizada da pré-seleção em várias etapas, com triagem nas regionais ( ANALISANDO a ficha de inscrição )(seguindo os critérios de avaliação definidos pela Câmara) e seleção final pela Secretaria;
Convocação dos estudantes para defesa de seus projetos na Secretaria após a classificação daqueles com notas mais altas.
Vagas para Deputados Jovens:
Deverão ser pré-selecionados até 4 vezes o número de vagas para deputado jovem 
em cada estado:
UF
Número máximo de projetos a serem pré-selecionados no estado
UF
Número máximo de projetos a serem pré-selecionados no estado
AC
4
PA
12
AL
4
PB
8
AM
4
PE
16
AP
4
PI
8
BA
24
PR
20
CE
12
RJ
28
DF
4
RN
4
ES
8
RR
4
GO
12
RS
20
MA
12
SC
8
MG
32
SE
4
MS
4
SP
44
MT
4
TO
4
Elaboração da lista de classificação de todos os inscritos no estado:
Para atendimento da Lei de Acesso à Informação, é necessário que a coordenação estadual elabore a lista de classificação de todos os projetos recebidos no estado e armazene os formulários de apreciação de inscrições, de forma que qualquer solicitação de informação por estudantes possa ser atendida;
Dessa forma, todos os projetos recebidos pela Secretaria devem ser analisados e pontuados e, ao final da pré-seleção, a Secretaria deverá organizar a lista de classificação de todos os projetos inscritos, com a pontuação recebida e critério de desempate adotado, se for o caso;
Para ampliar a publicidade da etapa de pré-seleção estadual, aumentando a transparência do programa e a credibilidade do trabalho desenvolvido nas Secretarias de Educação, recomendamos que essa lista seja publicada no site da web da Secretaria de Educação.
14
Divulgação da lista de pré-selecionados pela Câmara:
Caberá à Câmara dos Deputados divulgar a lista dos 03 pré-selecionados no portal do PJB em www.camara.leg.br; 
A partir da lista de classificação, caberá a Coordenadora Estadual reunir as seguintes informações somente dos estudantes pré-selecionados: nome completo do estudante, nome da escola, cidade e unidade da federação da escola;
A lista dos pré-selecionados, com todas essas informações, deverá ser encaminhada à Câmara dos Deputados e ao Consed por e-mail (pjb.cefor@camara.leg.br e consed@consed.org.br) até o dia 28 de junho;
A Câmara irá divulgar a lista em seu portal (www.camara.leg.br/pjb) e no facebook do parlamento jovem no dia 3 de julho;
É importante que o coordenador esteja disponível para atender dúvidas de estudantes que não foram classificados para a etapa de seleção final.
Funcionamento do sistema de inscrição eletrônica na seleção final:
 
As inscrições serão recebidas e pré-selecionadas pela Secretaria de Educação no email : maranhao.pjbma2017@gmail.com , SEDEX .
Reunião das informações sobre os pré-selecionados pela coordenação estadual
Envio da lista dos pré-selecionados à Câmara dos Deputados e ao Consed
Convocação por e-mail dos estudantes pré-selecionados pelos coordenadores estaduais para a realização da inscrição eletrônica no sistema
Os pré-selecionados terão uma semana para fazer a inscrição no sistema
Em caso de dificuldades por parte do estudante, o coordenador poderá realizar a inscrição pelo aluno
Convocação dos pré-selecionados para a inscrição
A partir da divulgação dos estudantes pré-selecionados, a Coordenação EstaduaL deverá, no dia 3 de julho, fazer a convocação desses alunos por e-mail para fazer a inscrição no sistema da Câmara;
A Câmara irá encaminhar com antecedência aos coordenadores as orientações a serem repassadas aos estudantes no momento da convocação e o link de acesso ao sistema;
O estudante pré-selecionado deverá fazer sua inscrição no sistema, no período de 3 a 9 de julho, preenchendo seus dados e anexando de forma digitalizada os mesmos documentos enviados à Secretaria de Educação. Para isso, o Manual de Procedimentos orienta os candidatos a manter consigo cópias dos documentos;
Nesta etapa, os coordenadores terão o papel de orientar e auxiliar os jovens e, nos casos em que eles estiverem impossibilitados de realizar esta etapa, fazer esta inscrição eletrônica em nome do estudante. 
Neste caso, os coordenadores terão até o dia 13 de julho. A coordenação Estadual deverá guardar os documentos relativos a todas as inscrições recebidas. 
Cronograma operacional – 29 de junho a 14 de julho 
PERÍODO
AÇÕES
De 27 de Março até 09 de Junho.
. Divulgação, mobilização
ATE 09 de JUNHO
, Recebimento de inscrições e dos projetos de Lei.
10 de Junho até 27 de Junho
Análise dos Projetos de Lei pela Comissão de Análise e Avaliação de Projetos.
28 de junho
Envio da lista dos pré-selecionados pelas Secretarias para pjb.cefor@camara.leg.br e consed@consed.org.br, com as seguintes informações: nome completo do estudante, nome da escola,
Cidade da escola, unidade da federação
3 de julho
Divulgação dos pré-selecionados no portal da Câmara dos Deputados e no Facebook
3 de julho PREVISÃO
Convocação por e-mail, pelos coordenadores, de todos os pré-selecionados para inscrição no sistema, conforme as orientações a serem repassadas pela Câmara
4 a 9 de julho
Os coordenadores poderão acompanhar em tempo real as inscrições em seu estado e deverão fazer uma nova convocação por e-mail e/ou telefone dos que ainda não se inscreveram
10 a 13 de julho
Os estudantes que não se inscreveram no sistema deverão ser contatados por telefone. Em caso de dificuldades do estudante, solicitamos o apoio do coordenador para fazer a inscrição pelo jovem. Apenas em caso de desistência expressa do estudante, será convocado o próximo estudante classificado.
Calendário de atividades PJB2017
Encontro dosCoordenadores Estaduais e lançamento do programa
21a 23de março
Período de Inscrição
27de março a9de junho
Período de pré-seleção pela Secretaria Estadual de Educação
12a28de junho
Envio das informações sobre os pré-selecionados à Câmara dos Deputados e ao Consed
Até28de junho
Divulgação da lista dos pré-selecionados no portal da Câmara dos Deputados
3de julho
Convocação dos estudantes pré-selecionados para realização de inscrição eletrônica para a seleção final no sistema da Câmara dos Deputados
3a9de julho
Período de seleção final na Câmara dos Deputados
17de julho a4de agosto
Divulgação do resultado do processo seletivo
14de agosto
Matrícula dos selecionados no programa
14 a 18deagosto
Preparação dos selecionados para a Jornada Parlamentar (EaD)
19 de agosto a20de setembro
Chegada a Brasília
24de setembro
Realização do PJB
25a29de setembro
Acompanhamento pelo Coordenador Estadual dos jovens durante a Jornada Parlamentar em Brasília:
Oportunidade para que o coordenador acompanhe de perto os resultados de seu trabalho ao longo de todo o ano e possa observar como o programa possibilita aos estudantes o acesso a novos conhecimentos e o
desenvolvimento de novas habilidades;
O acompanhamento do coordenador ocorre durante as atividades na Câmara e, principalmente, no local de alojamento do grupo. Eventualmente, ocorre, ainda, durante a viagem;
Dois pontos são importantes para o desenvolvimento desta etapa: o trabalho em grupo e a cooperação entre os coordenadores.
Matrícula dos selecionados:
Após a seleção dos jovens, a Câmara entrará em contato para coletar os dados necessários à organização da viagem a Brasília;
O contato será feito preferencialmente por telefone, ou por e-mail e o estudante deverá realizar a matrícula no Programa, com o envio dos seguintes documentos:
Ficha de matrícula, com informações para compra da passagem aérea;
Ficha de Saúde;
Foto do estudante. 
Manual de preparação será enviado para selecionados, com orientações sobre a participação no PJB e a descrição das etapas dos trabalhos legislativos do PJB;
Contato permanente da equipe da Câmara com o estudante e a família;
Os comunicados por e-mail sempre são feitos com cópia para os coordenadores.
21
Logística: Despesas custeadas pela Câmara
 Passagens aéreas para estudantes e coordenadores
As informações para compra da passagem serão preenchidas na ficha de matrícula.
Será necessário entregar os comprovantes de embarque de todos os trechos voados.
 Hospedagem 
Será feita na ESAF, em quartos triplos, separados por sexo.
 Alimentação
Será fornecida no restaurante da Câmara. 
Domingo: de acordo com o horário de chegada, almoço, lanche, jantar ou ceia;
Segunda a quinta: café da manhã, almoço, lanche e jantar;
Sexta: almoço e lanche a depender do horário do voo de retorno.
 Logística:
Traslados
Os deslocamentos entre o aeroporto, o local de alojamento, as dependências da Câmara, os locais das refeições são realizadas por ônibus da Câmara;
Nestes traslados há sempre a presença de recepcionistas do Departamento de Relações Públicas.
 Atendimento médico-emergencial
O atendimento emergencial, caso necessário, poderá ser feito pelo Departamento Médico da Câmara;
A fim de orientar o atendimento dos casos urgentes é obrigatório que os estudantes selecionados, juntamente com sua família, preencham a ficha de saúde de forma completa e detalhada, sem omitir informações;
É importante e recomendável que os alunos tragam quantia suficiente para compra de remédios e produtos de higiene pessoal. 
Avaliação do programa
A coordenação do PJB acredita que somente é possível evoluir e implementar melhorias para o programa quando há diálogo e colaboração de todos os envolvidos no processo. Portanto, os coordenadores estaduais participam ativamente da construção do PJB, apresentando suas sugestões e avaliando as ações propostas pela Câmara dos Deputados em vários momentos:
Durante e após o Encontro de Coordenadores;
Após o término do processo seletivo;
Após os trabalhos legislativos do PJB em setembro.
CONTATOS PJB
site : www.camara.leg.br/pjb ficha de inscrição PJB e informações
Email da Coordenação Estadual
 maranhao.pjb2017@gmail.com
Coordenadora Titular 
 Rose de carvalho:98-981556070
 Suplente 
 Millena Silva:98-981825220
 98-996037366

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando