Buscar

Avaliando Aprendizado 4 Processo Penal I

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201202916923)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Marque a alternativa correta. Na ação penal privada subsidiária da pública:
		
	 
	o ofendido dispõe de prazo decadencial para propor a queixa subsidiária, diante da inércia do Ministério Público.
	
	o ofendido precisa, primeiro, dirigir-se ao Procurador-Geral para, só então, diante da inércia deste, propor a queixa.
	
	o ofendido poderá propor a queixa enquanto não configurada a prescrição pela pena em abstrato.
	
	a inércia do Ministério Público transfere a titularidade da ação penal ao ofendido ou pessoa a ele equiparada, ficando impedido de qualquer participação posterior na persecução penal, mesmo em face da inércia do ofendido.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202902484)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	XII EXAME DE ORDEM UNIFICADO João e José, músicos da famosa banda NXY, se desentenderam por causa de uma namorada. João se descontrolou e partiu para cima de José, agredindo-o com socos e pontapés, vindo a ser separado de sua vítima por policiais militares que passavam no local, e lhe deram voz de prisão em flagrante. O exame de corpo de delito revelou que dois dedos da mão esquerda do guitarrista José foram quebrados e o braço direito, luxado, ficando impossibilitado de tocar seu instrumento por 40 dias. Na hipótese, trata-se de crime de ação penal
		
	 
	pública incondicionada.
	
	privada subsidiária da pública.
	
	pública condicionada à representação.
	
	privada propriamente dita.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202923978)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Das informações abaixo, assinale a alternativa correta.
		
	 
	Se o Ministério Público, ao propor a denúncia, deixar de se manifestar acerca de alguma infração relatada no inquérito ou deixar de indicar algum criminoso que tenha sido indiciado, seguido do recebimento da denúncia pelo juiz que não notou a omissão, ocorre o arquivamento provisório, segundo entendimento jurisprudencial.
	
	O arquivamento do inquérito policial não faz coisa julgada material, mesmo no caso de arquivamento em razão da extinção da punibilidade.
	
	Caso o Promotor se manifeste pelo arquivamento do inquérito policial, pode o juiz discordar da razão do Promotor e dar prosseguimento ao processo, requisitando a um outro Promotor o oferecimento da denúncia.
	
	O inquérito policial é procedimento escrito, sigiloso, inquisitivo e indispensável.
	 
	O arquivamento provisório é quando ocorre a ausência de uma condição de procedibilidade, como no caso da vítima de crime de ação pública condicionada à representação, que se retrata antes da denúncia ser oferecida.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202981097)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Analise as assertivas a seguir: I) Dentre os princípios da Ação Penal Privada está o da Conveniência ou Oportunidade, que confere ao ofendido decidir se oferece ou não a queixa-crime, de acordo com o seu interesse em processar o delito. II) A representação do Ofendido ou do Representante Legal nas Ações Penais Públicas Condicionadas não vincula o Ministério Público, ou seja, frente a essa representação, o órgão ministerial analisará os elementos e decidirá sobre o oferecimento da denúncia. III) O instituto da renúncia é próprio de Ação Penal Privada, cabível antes do início do processo, e, uma vez concedida a um dos coautores será estendida aos demais. No entanto, por ser ato bilateral, só terá validade se aceito pela parte contrária. IV) O perdão será concedido pelo querelante somente mediante declaração expressa nos autos, ensejando a intimação do querelado para aceitação ou não no prazo de 10 dias. V) Na Ação Penal Privada Personalíssima não há sucessão processual, tampouco se transmite direito, ou seja, morrendo o ofendido estará extinta a punibilidade do agente. Acerca dos enunciados acima, assinale a alternativa correta:
		
	 
	As alternativas I, II e V estão corretas.
	 
	As alternativas I, IV e V estão corretas.
	
	As alternativas I e II estão corretas.
	
	As alternativas II e III estão corretas.
	
	Todas as alternativas estão corretas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201203093050)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	XVI EXAME DE ORDEM UNIFICADO O inquérito policial pode ser definido como um procedimento investigatório prévio, cuja principal finalidade é a obtenção de indícios para que o titular da ação penal possa propô-la contra o suposto autor da infração penal. Sobre o tema, assinale a afirmativa correta.
		
	 
	A autoridade policial, ainda que convencida da inexistência do crime, não poderá mandar arquivar os autos do inquérito já instaurado.
	
	O inquérito policial é inquisitivo, logo o defensor não poderá ter acesso aos elementos informativos que nele constem, ainda que já documentados.
	
	O despacho que indeferir o requerimento de abertura de inquérito policial é irrecorrível.
	
	A exigência de indícios de autoria e materialidade para oferecimento de denúncia torna o inquérito policial um procedimento indispensável.

Continue navegando