Buscar

av1 prosseual penal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNINASSAU - PROVA - AV1 - DIREITO PROCESSUAL PENAL I
PROVA
Observações: 
1. Os alunos terão até o dia 14/04/2021 às 23h59min para entregar a prova;
2. A prova valerá de 0 a 100 pontos;
3. A nota do aluno será computada através do seguinte cálculo: pontuação obtida pelo aluno x 0,1 = nota do aluno. Exemplo: Aluno tirou 80 (oitenta) pontos - 80 x 0,1 = 8,0 (oito) pontos;
4. A prova contém 07 (sete) questões objetivas e 03 (três) questões subjetivas;
5. Cada questão objetiva só terá uma resposta correta;
6. Só será aceito o envio de uma prova. Caso ocorra do aluno enviar duas provas, será considerada, para efeitos de nota, a primeira prova enviada;
7. Todas as respostas das questões abertas/subjetivas deverão ser justificadas com suas palavras, respostas copiadas e coladas, se identificadas, não serão consideradas a totalidade dos pontos correspondentes aquela questão;
8. Os alunos terão 02 (dois) dias úteis, a contar do dia do recebimento da nota da prova, para apresentar recurso em relação a nota da prova;
9. Qualquer dúvida relacionadas ao Sistema ou entrega de prova, os alunos poderão, com antecedência, entrar em contato com o professor.
01°) Assinale o item CORRETO acerca do título ‘Inquérito Policial’ constante do Decreto-Lei 3.689/1941 (Código de Processo Penal):
5 pontos
a) O inquérito deverá terminar no prazo de 10 dias, se o indiciado tiver sido preso em flagrante, ou estiver preso preventivamente, contado o prazo, nesta hipótese, a partir do dia em que se executar a ordem de prisão, ou no prazo de 15 dias, quando estiver solto, mediante fiança ou sem ela.
b) Para verificar a possibilidade de haver a infração sido praticada de determinado modo, a autoridade policial poderá proceder à reprodução simulada dos fatos, desde que esta não contrarie a moralidade ou a ordem pública.
c) O inquérito, nos crimes em que a ação pública independer de representação, não poderá sem ela ser iniciado.
d) A polícia judiciária será exercida pelas autoridades policiais no território de suas respectivas circunscrições e terá por fim a das infrações penais e da sua autoria. Devendo, após a conclusão do Inquérito Policial, o Delegado de Polícia apresentar a denúncia, caso o crime seja de ação pública incondicionada.
02°) Com relação à ação penal, conforme dispõe o CPP, considere V para verdadeiro ou F para falso e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) Ao ofendido ou a quem tenha qualidade para representá-lo caberá intentar a ação penal pública. ( ) O direito de representação poderá ser exercido, pessoalmente ou por procurador com poderes especiais, mediante declaração, somente oral, feita ao juiz, ao órgão do Ministério Público, ou à autoridade policial. ( ) O Ministério Público poderá desistir da ação penal.
5 pontos
a) F / V / V
b) V / F / F
c) F / F / F
d) V / V / V
03°) Na condução do inquérito policial, o Delegado de Polícia, sempre pautando suas ações pela legalidade, também se sujeita ao Princípio da Discricionariedade, que possui como característica possibilitar ao Delegado de Polícia:
5 pontos
a) a definição do rumo das investigações.
b) a cautela e prudência na condução das diligências de investigação.
c) o arquivamento do inquérito policial.
d) a substituição do inquérito pela possibilidade de lavratura de termo circunstanciado.
4°) Acerca de ação penal de natureza privada, assinale a opção correta.
5 pontos
a) A renúncia ao direito de queixa em relação a apenas um dos autores de um crime se estenderá aos demais.
b) Não é cabível aditamento de queixa-crime pelo Ministério Público.
c) O perdão do ofendido opera os seus efeitos mesmo sem a anuência do querelado.
d) O recebimento de indenização por reparação de dano causado pelo crime, em acordo homologado judicialmente, não afasta o direito de queixa-crime.
05°) No que se refere às disposições do Código de Processo Penal sobre a ação penal, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F): ( ) Nos crimes de ação pública, esta será promovida por denúncia do Ministério Público, mas dependerá, quando a lei o exigir, de requisição do Ministro da Justiça, ou de representação do ofendido ou de quem tiver qualidade para representá-lo. ( ) O Ministério Público não poderá desistir da ação penal. ( ) Qualquer pessoa poderá intentar a ação privada. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
5 pontos
a) V, F, V
b) V, V, V
c) V, V, F
d) F, F, V
06°) Maria foi vítima de estupro praticado por um desconhecido em um parque. Ao comparecer à delegacia, ela comunicou formalmente o ocorrido e submeteu-se a exame de corpo de delito, que comprovou a violência sexual; em seguida, foi feito o retrato falado do estuprador. Apesar dos esforços da autoridade policial, o autor do crime somente foi identificado e reconhecido pela vítima sete meses após a ocorrência do fato. Nessa situação hipotética, concluídas as investigações, o Ministério Público deve
10 pontos
a) manifestar-se pelo arquivamento do inquérito policial por falta de possibilidade jurídica do pedido.
b) manifestar-se pelo arquivamento do inquérito policial por falta de interesse de agir.
c) oficiar à vítima para que ela informe se ainda tem interesse na propositura da ação penal.
d) oferecer a denúncia, visto que estão presentes as condições da ação penal.
07°) Acerca de princípios processuais constitucionais, assinale a opção correta.
5 pontos
a) Em razão do princípio da inocência, caso o crime seja um fato típico, antijurídico e culpável, caberá à acusação provar a inexistência da causa de exclusão da antijuridicidade alegada pelo réu.
b) Fere os princípios do contraditório e da ampla defesa a não intimação da defesa acerca da expedição de carta precatória para oitiva de testemunha arrolada residente em outra comarca
c) Em razão do princípio in dubio pro reo, a qualificadora do crime de roubo pelo uso de arma será excluída se o réu alegar ter utilizado um simulacro de arma de fogo que tenha sido confundido pela vítima.
d) Fere o princípio da vedação de provas ilícitas a apreensão, sem prévia autorização judicial de busca, de substância entorpecente na residência de investigado por associação criminosa para o tráfico ilícito de drogas.
08°) Jaime foi preso em flagrante por ter furtado uma bicicleta havia dois meses. Conduzido à delegacia, Jaime, em depoimento ao delegado, no auto de prisão em flagrante, confessou que era o autor do furto. Na audiência de custódia, o Ministério Público requereu a conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva, sob o argumento da gravidade abstrata do delito praticado. No entanto, após ouvir a defesa, o juiz relaxou a prisão em flagrante, com fundamento de que não estava presente o requisito legal da atualidade do flagrante, em razão do lapso temporal de dois meses entre a consumação do crime e a prisão do autor. Dias depois, em nova diligência no inquérito policial instaurado pelo delegado para apurar o caso, Jaime, já em liberdade, retratou-se da confissão, alegando que havia pegado a bicicleta de Abel como forma de pagamento de uma dívida. Ao ser ouvido, Abel confirmou a narrativa de Jaime e afirmou, ainda, que registrou boletim de ocorrência do furto da bicicleta em retaliação à conduta de Jaime, seu credor. Por fim, o juiz competente arquivou o inquérito policial a requerimento de membro do Ministério Público, por atipicidade material da conduta, sob o fundamento de ter havido entendimento mútuo e pacífico entre Jaime e Abel acerca da questão, nos termos do relatório final produzido pelo delegado. A respeito da situação hipotética precedente, julgue o item a seguir. A decisão de arquivamento do inquérito por atipicidade impede que Jaime seja denunciado posteriormente pela mesma conduta, ainda que sobrevenham novos elementos de informação. Certo ou errado? Justifique sua resposta.
20 pontos
Sua resposta
09°) No que se refere aos direitos individuais e à aplicação dos princípios do contraditório e da ampla defesa, julgue o item a seguir. É nula a sentença condenatória fundamentada exclusivamenteem elementos colhidos em inquérito policial. Certo ou errado? Justifique sua resposta.
20 pontos
Sua resposta
10°) Com relação ao processo penal, julgue o item subsequente. Ocorrerá perempção se o representante deixar de comparecer, sem motivo justificado, a qualquer ato do processo a que deva estar presente. Certo ou errado. Justifique sua resposta, bem como informe o conceito de perempção.
20 pontos

Outros materiais