Buscar

Arquitetura Modernista e os 5 pontos da arquitetura moderna

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Arquitetura Modernista
Alunos: 	Bruno Lindoso
		Maycon Júnior
		Taciele Alves
		Thaynara Fernandes
THAYNARA FERNANDES
Modernismo: como tudo começou
Modernismo: como tudo começou
Arquitetura Moderna é o conjunto de movimentos e escolas arquitetônicas que vieram a caracterizar a arquitetura produzida durante grande parte do século XX (especialmente os períodos entre as décadas de 20 e 60), inserida no contexto artístico e cultural do Modernismo. 
Não há uma ideologia moderna única. Suas características podem ser encontradas em origens diversas como a Bauhaus, na Alemanha; em Le Corbusier, na França, e em Frank Lloyd Wright nos EUA. Muitos historiadores de arquitetura (como Leonardo Benevolo e Nikolaus Pevsner) traçam a gênese histórica do moderno em uma série de movimentos ocorridos em meados do século XIX, como o movimento Arts & Crafts (Artes e Ofícios).
Modernismo: princípios básicos
Um dos princípios básicos do modernismo era renovar a arquitetura de modo a rejeitar toda a arquitetura anterior ao movimento. 
Os modernos viam no ornamento, um elemento típico dos estilos históricos, um inimigo a ser combatido.
Os edifícios deveriam ser econômicos, limpos e úteis. Neste sentido, duas máximas permearam o período do moderno: “Menos é Mais” frase cunhada pelo arquiteto Mies Van der Rohe e “A Forma Segue a Função”, do arquiteto Louis Sullivan. 
TACIELLE ALVES
Modernismo no Brasil, seus Arquitetos e Engenheiros
Modernismo no Brasil
O modernismo no Brasil teve como marco inicial a Semana de Arte Moderna, em 1922, momento marcado pela efervescência de novas ideias e modelos.
Os projetos modernistas eram marcados pelo racionalismo e funcionalismo.
Arquitetura Moderna
Gregori Warchavchik projetou a “Casa Modernista” (1929-1930), obra que foi marcada como a primeira casa em estilo Moderno em São Paulo.
Destaques no movimento Moderno Brasileiro
Lúcio Costa
Oscar Niemeyer
Affonso Eduardo Reidy
Attilio Correa Lima
os irmãos Marcelo
Milton e Maurício Roberto
Paulo Mendes da Rocha 
e outros.
Conjunto da Pampulha
Conjunto da Pampulha (1942-1943), em Minas Gerais
 
Os famosos edifícios de Brasília
BRUNO LINDOSO 
Le Corbusier: os 5 pontos da Arquitetura Moderna e a Vila Savoye
Le Corbusier: os 5 pontos da Arquitetura Moderna
Surgiu em 1926, proposto pelo arquiteto francês Le Corbusier, mas foi em 1928 que estes 5 pontos ficaram ainda mais claros ao público quando Le Corbusier aplica estes pontos em sua totalidade em uma obra chamada Vila Savoye, obra essa que até os dias atuais é reconhecida mundialmente como referência.
Vila Savoye
A Villa Savoye, maison Savoye ou simplesmente residência Savoye é uma casa projetada na França , na cidade de Poissy, que fica a 22 km de Paris, pelo arquiteto franco-suíço Le Corbusier em 1928.
É o conjunto de pilares que elevam a edificação do chão, permitindo o transito de pessoas ou automóveis. Ele também trouxe uma ligação do ambiente interno com o externo, já que as pessoas que estão dentro de uma obra deste tipo elas podem ver a natureza que o circunda. 
É o resultado direto dos pilotis, pois a parede não tem mais função estrutural. Os edifícios modernistas são uma espécie de esqueleto, onde você tem: pilares (pilotis), vigas e lajes. As paredes mantêm a função apenas de vedação.
É utilização da parte superior da obra (a laje) para convivência e lazer. O terraço jardim só foi possível graças ao avanço técnico do concreto armado, que foi se fortificando a cada dia, suportando cargas muito maiores. Além disso, os arquitetos modernistas costumam colocar muita vegetação, que ajuda muito no que diz respeito da sustentabilidade da obra, diminuindo a poluição, absorvendo a água da chuva e ajudando no isolamento térmico, mantendo o ambiente agradável tanto no inverno quanto no verão.
É o resultado direto da planta livre, uma vez que as paredes não têm mais função estrutural, o arquiteto ou o engenheiro pode fazer uma fachada mais trabalhada, da maneira que bem entender. No passado era muito difícil o arquiteto trabalhar uma fachada mais diferenciada, pois as paredes elas tinham função estrutural, bem grossas e extensas. Consequentemente, as janelas eram muito pequenas. Agora, com a fachada livre, o arquiteto consegue fazer uma fachada vazada, totalmente envidraçada e muito mais.
São grandes aberturas que abrange toda a extensão do edifício. As janelas em fita vieram para melhorar a iluminação do ambiente e também valorizar a vista. No passado, as aberturas eram muito pequenas e quem estivesse dentro não tinham ou pouco tinham visão do ambiente externo e as janelas em fita vieram para melhorar este aspecto.
MAYCON JÚNIOR 
Técnicas construtivas, materiais adotados e outros exemplares arquitetônicos do Modernismo
Técnicas construtivas e Materiais adotados
No modernismo deu-se inicio no final do século XIX.
Necessidade de novas técnicas para um mundo voltado a modernidade.
Invenção da argamassa reforçada com ferro (LAMBOT,1855).
Descoberta do aço (BESSEMER,1856).
Arquitetura aproximou-se do progresso técnico cientifico.
Aperfeiçoamento da construção civil.
Depois da segunda guerra mundial, com a revolução indudrial, com a invenção da maquina a vapor e estruturas em aço.
Técnicas construtivas
Uma técnica construtiva, estudada por arquitetos e engenheiros civis, trata-se de um conceito praticado em obras, que determina de que modo tal tarefa será executada.
 São encontradas técnicas construtivas nos seguintes períodos do Modernismo:
Modelos de construções voltado a massa (população).
Utilização de aço nas estruturas.
Normalizações de todo material a ser utilizado nas construções.
Soluções construtivas mais econômicas e visual simples e complexo.
Técnicas construtivas
Hipodromo Zarzuela - Eduardo Torroja 
L'Oceanográfic - Félix Candela
Materiais adotados
Alguns exemplos de arquitetos modernos são Le Corbusier e Adolf Loos, passaram a utilizar aço e concreto armado nas construções, oque deu aos arquitetos oportunidade de ampliar a criação e ousar com esses novos materiais.
Dentre os materiais utilizados no modernismo temos:
Concerto armado;
Concreto protendido;
Materiais pré-moldado;
Estruturas em aço;
Normalmente deixam o concreto aparecendo em meio a pintura e aos outros materiais que são usados para compor o design. São construções sem um estilo próprio. (High-Tech)
Materiais adotados
Projeto do arquiteto dinamarquês Jörn Utzon que utiliza telhas e concreto pré-moldado é marcante. Sua impressionante cobertura.
Sydney Opera House
Casa da Cascata
O edifício foi projetado em 1934 pelo arquiteto Frank Lloyd Wright, considerado o introdutor da arquitetura moderna no seu país, e construída em 1936 no sudoeste rural da Pensilvânia. 
Feita em pedra e concreto reforçado e estabelecida sobre uma pequena queda d’água no estado da Pensilvânia nos EUA, Casa da cascata é uma referência para qualquer arquiteto.
Palácio do Planalto
Palácio da Alvorada
Museu de Artes de
São Paulo - MASP
Outros exemplares arquitetônicos de destaque
Referências 
O que são os 5 pontos de uma nova arquitetura de Le Corbusier – descubra como aplicá-los na arquitetura contemporânea, Acessado pela internet: 
http://comoprojetar.com.br/o-que-sao-os-5-pontos-de-uma-nova-arquitetura-de-le-corbusier-descubra-como-aplica-los-na-arquitetura-contemporanea/
O movimento moderno, Acessado pela internet: 
https://arquiteturadobrasil.wordpress.com/7-o-movimento-moderno-3/
Modernismo do Brasil, Acessado pela internet:
https://www.todamateria.com.br/modernismo-no-brasil/
Arquitetura Moderna (Isabela), Acessado pela internet:
https://vitruvianus.wordpress.com/2013/10/28/arquitetura-moderna/
Modernismo Brasileiro, Acessado pela internet: 
https://arquitracobrasil.wordpress.com/modernismo-brasileiro/
Arquitetura em Concreto, Acessado pela internet: 
http://gaussrevestimentos.com.br/arquitetura-em-concreto/
Os 5 Pontos da Arquitetura Moderna, Acessado pela internet:
https://www.youtube.com/watch?v=3zO67Yxl3DI

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando