Buscar

PORTFÓLIO LICENCIATURAS

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
 POLO CASTRO - PARANÁ
PORTFÓLIO - LICENCIATURAS 
MÓDULO B – FASE II 
Claudia Rosane Iank - 1214666
Janaina Ferreira Santos - 1198214
Dilce Aparecida Canha - 1214070
Telefones celulares na inclusão social
Em 2012, o Brasil passou a ter mais telefones celulares do que habitantes – sendo mais de 250 milhões de aparelhos em funcionamento e sendo que O uso da tecnologia para a educação pode facilitar o desenvolvimento motor, tanto para movimentos amplos, como para a motricidade fina, isso se encaixa como tecnologia assistiva, uma área de conhecimento de caráter interdisciplinar. Ela engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que visam promover a funcionalidade relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.
No Brasil entretanto, pouco se tem refletido sobre suas possibilidades como ferramenta de inclusão social e, para que possamos mais produtivamente apresentar tais reflexões, é necessário contextualizá las
no âmbito das dinâmicas de implementação de políticas públicas e iniciativas de utilização dos telefones celulares para o desenvolvimento comunitário e a inclusão Social.
Existem muitas tecnologias assistivas, desde cadeiras de rodas até leitores de tela, mas nos esbarramos nos altos custos. Mas para todas as deficiências há tecnologias assistivas, como computador manipulado pelos olhos, próteses, cadeiras motorizadas e assim por diante. Uma pessoa com deficiência visual pode, por exemplo, utilizar um aplicativo em seu celular ou tablet para escanear um texto e convertê-lo em áudio; digitar apenas com a voz; utilizar seu celular somente com comando de voz etc. Pode, ainda, utilizar aplicativos para se localizar, se locomover, se comunicar, estudar, trabalhar e se divertir! Isso mesmo! O entretenimento faz parte da vida de todas as pessoas e a pessoa com deficiência também quer se divertir. Também tem direito ao lazer.
É possível assistir a filmes e peças de teatro com audiodescrição ou legendas com aplicativos específicos no celular. É possível utilizar aplicativos para saber mais sobre lugares acessíveis, tais como cidades, hotéis, restaurantes e passeios que possuem acessibilidade.
E muitos desses aplicativos são gratuitos e exigem pouco de seus dispositivos.
Para muitas pessoas, isso ainda é difícil, mas o maior problema é a falta de acesso à informação sobre a existência dessas tecnologias. 
No caso dos aplicativos, a solução está na palma da mão!
E o uso das tecnologias para a acessibilidade e inclusão só tende a crescer no Brasil e no mundo. Mas, para isso, é preciso que as escolas, universidades, governos, empresas e sociedade se unam para incentivar, apoiar, financiar projetos desse tipo, é preciso apoiar isso! Seja com o incentivo e o conhecimento nas instituições de ensino, pelo financiamento de governos, empresas e pessoas, seja por espaços de pesquisa cedidos, mais divulgação pelas mídias, etc. O caminho a ser seguido já está delineado; basta irmos em frente!
Promover a acessibilidade é fazer a sua parte para incluir os diferentes e reduzir as deficiências sociais. A tecnologia para inclusão é um dos meios de oferecer novas formas de aprendizado e desenvolvimento, coloque em prática na sua escola e avalie os resultados. Se a tecnologia for bem utilizada, aliada ao projeto pedagógico, com certeza os seus alunos terão um avanço no desempenho escolar.
Bibliografia 
https://www.google.com.br/search?newwindow=1&q=TELEFONES+CELULARES+NA+INCLUS%C3%83O+NA+ESCOLA&oq=TELEFONES+CELULARES+NA+INCLUS%C3%83O+NA+ESCOLA&gs_l=psy-ab.3...20158.21687.0.21867.10.10.0.0.0.0.198.913.1j6.7.0....0...1.1.64.psy-ab..3.3.452...35i39k1j33i22i29i30k1j33i160k1.j47uerEQBl4
http://www.leiaja.com/carreiras/2017/08/03/pesquisa-aponta-celular-como-ferramenta-escolar/
https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=8&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwjyhLP846LWAhUJPJAKHV5CB1EQFghSMAc&url=https%3A%2F%2Fwww.aedb.br%2Fseget%2Farquivos%2Fartigos08%2F453_celular_e_Inclusao_social_e_digital.pdf&usg=AFQjCNFvaoiwB-bMzwQ98WX2rF0yjLVdhQ

Continue navegando

Outros materiais