Buscar

DOENÇAS CAUSADAS PELO AR CONTAMINADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DOENÇAS CAUSADAS PELO AR CONTAMINADO
CONTAMINAÇÃO DO AR
O ar é importante para todos os seres vivos.
Nós, seres humanos, aproveitamos suas propriedades e energia para diversos fins, além de utilizarmos o gás oxigênio na respiração. Mas há perigos invisíveis no ar. Ele pode ter uma infinidade de microrganismos patogênicos, ou seja, causadores de doenças que vão de simples resfriados a graves doenças. Vamos conhecer algumas dessas doenças para saber como nos prevenir contra elas.
VIROSES TRANSMITIDAS PELO AR
Viroses são doenças causadas por vírus. Os vírus são muito pequenos e somente com o uso de microscópio eletrônico é possível vê-lo.
Todos os parasitas intracelulares, isto é, só conseguem se reproduzir dentro de células vivas. Os vírus entram em nossas células e as obrigam a trabalhar para eles. Cada célula infectada gasta matéria-prima e energia, fabrica dezenas de novos vírus iguais ao primeiro e, mais tarde, quando morre, libera esses vírus, que procuram outras células. 
Vamos conhecer os principais sintomas e a forma de prevenção contra viroses.
·         Resfriado e gripe: atingem as vias respiratórias e causam dores, febre e mal-estar. Prevenção: existem algumas vacinas temporárias.
·         Sarampo: manchas vermelhas na pele, febre, dor de garganta e complicações mais graves. Prevenção: vacina tríplice viral.
·         Rubéola: manchas vermelhas na pele, febre, inflamação dos olhos e é perigosa para as gestantes. Prevenção: vacina tríplice viral.
·         Caxumba: inchaço das glândulas salivares, ou dos testículos ou dos ovários, dores e febre. Prevenção: vacina tríplice viral.
·         Poliomielite: atinge o sistema nervoso e causa paralisia dos membros inferiores. Prevenção: vacina oral contra pólio (VOP).
Como os vírus da gripe e do resfriado passam por constantes mudanças (mutações) no seu material genético, muitas vezes, ao obtermos uma vacina especifica contra tal vírus, já sofreu tantas alterações que a vacina perde a sua eficácia.
BACTERIOSES TRANSMITIDAS PELO AR
Bacterioses são doenças causadas por bactérias.
As bactérias são seres muito pequenos que, em sua maior parte, não podem ser vistos a olho nu. Apesar de seu tamanho, elas se multiplicam em grande velocidade, e muitas delas são prejudiciais à saúde do ser humano, pois podem causar inúmeras doenças. Elas podem ser combatidas com o uso de antibióticos, que, quando usados conforme orientação medica, têm efeito eficaz sobre as que são prejudiciais à saúde. Caso contrário, as bactérias aumentarão rapidamente ampliando o número de colônias. Muitas vezes, elas podem ser transmitidas de pessoa para pessoa.
Vamos conhecer os principais sintomas e a forma de prevenção contra algumas bacterioses.
·         Pneumonia: provoca tosse, febre, dificuldade respiratória e abatimento. Prevenção: existem algumas vacinas.
·         Tuberculose: também ataca os pulmões, causa tosse com catarro e sangue, febre e fraqueza. Prevenção: vacina BCG.
·         Meningite: inflamação das meninges, as membranas que protegem o encéfalo e a medula espinal; provoca febre alta, dor forte de cabeça, rigidez muscular e pode levar à morte. Prevenção: algumas vacinas.
·         Difteria ou crupe: placas de pus na laringe e dificuldade respiratória. Prevenção: vacina tríplice.
·         Coqueluche ou tosse comprida: tosse seca com assobio e dificuldade respiratória. Prevenção: vacina tríplice.
     Algumas doenças podem ser causadas por bactérias e por vírus, como a meningite e a conjuntivite, esta última uma infecção na parte interna das pálpebras e facilmente transmissível.
POLUIÇÃO DO AR
Provavelmente a emissão de substâncias nocivas no ar é um problema maior que as doenças causadas por microrganismos.
Todos os que moram em cidades grandes com ar poluído já devem ter percebido como é difícil respirar e como os olhos ficam irritados, entre outros problemas de saúde.
Os poluentes encontrados no ar, a poeira e a falta de chuvas têm facilitado a transmissão de várias infecções, como gripe, resfriado, meningite, conjuntivite.
Alguns exemplos de poluentes do ar: Gás carbônico (CO2), monóxido de carbono (CO), composto de enxofre, chumbo, sílica, CFC (clorofluorcarboneto) e outros.
Fonte: Livro do 6º Ano, MEIO AMBIENTE – Ciências Novo Pensar (edição renovada) – Demétrio Gowdak e Eduardo Martins – Ed. FTD.

Continue navegando