Buscar

ESTUDO DIRIGIDO 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO 3
PROFESSOR FERNANDO ENDO
ALUNO ALLISON CITTADIN FRANCIONI
1. Definir morfológica e funcionalmente, os músculos: 
Músculos são estruturas que movem e estabilizam osseguimentos do corpo por encurtamento e aumento dadistancia que existe entre suas extremidades fixadas, ou seja,por contração e relaxamento.
2. Conceituar do ponto de vista funcional, os músculos nas suasvariedades: estriado, liso e cardíaco: 
A placa motora nervosa envia impulsos que são os responsáveispelos movimentos de nossos músculos. Se o impulso paracontração resultar de um ato voluntário, dizemos que estemúsculo é voluntário, mas, se o impulso parte de parte dosistema nervoso que independe de nossa vontade, dizemos queeste é um músculo involuntário. Músculos voluntárioshistologicamente são estriados e apresentam estriaçõestransversais enquanto os músculos involuntários,histologicamente são lisos. Embora histologicamente osmúsculos cardíacos pareçam estriados, na verdade sãoinvoluntários.
3. Conceituar do ponto de vista morfológico e funcional, oscomponentes anatômicos dos músculos estriados esqueléticos:
 Anatomicamente os músculos possuem porção média eextremidades. A porção média é volumosa e vermelha nos seresvivos, recebendo o nome de ventre muscular sendo a parteativa do músculo, e, as extremidades esbranquiçadas e delgadascom formato de cilindro ou fita recebem o nome de tendões equando laminares aponeurose. O ventre muscular se constituide células que se contraem fazendo os movimentos de força e aaponeurose e tendões rico em fibras colágenas, são fortes osuficiente para se prender o músculo no esqueleto.
4. Definir fáscia muscular e citar suas funções: 
Lamina de tecido conjuntivo que envolve os músculos. Suasfunções vão de prender os músculos corretamente noesqueleto, a exercer eficiência nos movimentos de tração dosmúsculos.
5. Definir origem e inserção de músculos estriados esqueléticos: 
Por convenção, denominamos de origem, a extremidade domúsculo presa a peça do esqueleto que não se move e inserçãoa peça óssea que se desloca.
6. Classificar os músculos estriados esqueléticos segundo suaforma e arranjo de suas fibras, e definir cada tipo: 
Os músculos estriados geralmente possuem fibras dispostas deforma paralela e oblíqua. Músculos com fibras paralelasnormalmente se apresenta em músculos longos e músculos queseu comprimento e largura se equivalem sendo tambémdenominados de largos, recebendo o nome de fusiforme. Osmúsculos com fibras oblíquas são denominados de peniformespor lembrar as barbas de uma pena, podendo ser chamados deunipenado e bipenado.
7. Citar exemplos de músculos agonistas, antagonistas esinergistas: 
Na flexão dos dedos, os músculos flexores dos dedos secontraem sendo agonista e para evitar que o punho se flexione,os músculos extensores do carpo também se contraem comoum sinergista e estabiliza o movimento desejado.
8. Cite e defina exemplos de músculos quanto a divisão axial e apendicular?
Axial = consiste na cabeça e no tronco do corpo humano. Exemplo de músculos axiais: músculos das costas (trapézio, deltóide), músculos abdominais (reto do abdomén).
Apendicular = consiste nos membros superiores e nos membros inferiores. Ex. de músculos apendiculares: Gastrocnêmio, Quadríceps femoral, bíceps braquial.

Continue navegando