Buscar

DIREITO DA INFORMATICA 1

Prévia do material em texto

A internet apesar de se iniciar com finalidades bélicas, acabou por aproximar as pessoas. Sendo assim, este encurtamento de espaços aproximou pessoas das mais variadas crenças, ideologias políticas e etc. Isto, por muitas vezes reflete em nosso cotidiano. Com base nessa assertiva podemos afirmar que:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	as novas tecnologias impulsionaram as relações humanas mas em contrapartida representaram um verdadeiro retrocesso no campo do direito.
	
	
	a internet possibilita uma fiel fonte de controle de cidadãos e constitui em regra uma forma de desenvolvimento do ativismo político.
	
	
	a coalizão tecnológica proporcionada pela internet faz jus a criação de uma norma própria, absolutamente desligada de qualquer outra até então existentes, até mesmo porque o direito nunca conseguirá resolver os novos conflitos.
	
	
	a internet quando encurta distâncias, indiretamente propicia o rompimento de institutos jurídicos até então considerados como dogmas, tais como, a pessoalidade, territorialidade entre outros.
	
	
	tecnologia e direito se contrapõe na medida que o direito nunca conseguirá encontrar respostas para os novos conflitos evidenciados na rede.
	
	
		2.
		O acesso à internet propiciou para a sociedade uma verdadeira quebra de paradigmas, posto que, o sistema de navegação em um curto espaço de tempo foi ocupando todos os nichos da sociedade. Inegavelmente a internet trata-se de uma realidade que já está em nossas vidas e que cada dia que passa esse contato tende a aumentar. Seja pela navegação feita por idosos, jovens, crianças, profissionais ou todo tipo de pessoa que pretenda obter algum tipo de informação. Nem sempre isso foi assim... Diante dessa assertiva a quem se destinava inicialmente a INTERNET?
		Quest.: 2
	
	
	
	
	A todos, na medida em que a internet prestou-se, desde o início, a criar uma rede mundial para circulação de riquezas e informações, muito útil ao capitalismo.
	
	
	Somente às universidades e centros de pesquisa, para fins de troca de informações sobre o desenvolvimento de novas descobertas científicas.
	
	
	O acesso limitava-se ao departamento de defesa americano, para o qual trabalhava um grupo de universidades que desenvolviam a tecnologia.
	
	
	O acesso não limitava-se ao departamento de defesa americano, para o qual trabalhava um grupo de universidades que desenvolviam a tecnologia.
	
	
	Apenas às grandes empresas de informática, as quais detinham a tecnologia e as vendiam por verdadeiras fortunas.
	
	
		3.
		Uma criança que se cadastra em um site pode ser considerada como consumidora?
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Sim, desde que a mesma possa ser considerada como destinatária final dos serviços prestados pelo mesmo.
	
	
	Um adolescente possui capacidade civil, já uma criança não.
	
	
	Tecnicamente criança não consome pois não possui capacidade civil.
	
	
	Não, pois uma criança nunca poderá ser caracterizada como destinatária final.
	
	
	A criança não possui atributos necessários para contratar e portanto não tem características que possam produzir direitos do consumidor á mesma.
	
	
		4.
		Nos contratos celebrados eletronicamente, o fornecedor deve expor todas as características e fatos importantes do produto ou serviço oferecido na internet. Com base nessa afirmativa podemos afirmar que o fornecedor pode deixar de informar fato que tiraria o incentivo do eventual consumidor em firmar relações econômicas?
		Quest.: 4
	
	
	
	
	Teria o consumidor direito à indenização somente se provar ter efetivamente sofrido prejuízos econômicos em razão da celebração do negócio jurídico.
	
	
	Sim, pois ninguém é obrigado a fazer prova contrariamente a seus próprios interesses. E a prática de marketing é tolerada - denominada dolus bônus.
	
	
	Não, sob pena de indenizar o consumidor que foi induzido a realizar um negócio que jamais celebraria se houvesse absoluta transparência.
	
	
	Não poderia, porém não cabe indenização se não houver ocorrido um fato de produto.
	
	
	Sim, sob pena de indenizar o consumidor que foi induzido a realizar um negócio que jamais celebraria se houvesse absoluta transparência.
	
	
		5.
		B2B, B2C, C2C significam:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	O mesmo que e-commerce.
	
	
	Siglas que identificam relações jurídicas lícitas ou não.
	
	
	Relações de consumo, por isso acobertadas pelo Código de Defesa do Consumidor.
	
	
	Espécies de sistemas de informática - softwares.
	
	
	Apenas a relação B2C atrai a proteção do Código de Defesa do Consumidor.
	
	
		6.
		Provedores de serviços de aplicação podem ser compreendidos como:
		Quest.: 6
	
	
	
	
	autores, editores e demais titulares de direitos que possuem uma página na rede, na qual disponibilizam informações.
	
	
	alojadores das páginas de internet
	
	
	aqueles que interligam os usuários com a sua conexão.
	
	
	Também denominados Aplication Service Provider- ASP, disponibilizam softwares de uso comum, em que não há a necessidade de instalá-lo na máquina do usuário.
	
	
	Proporcionam a estrutura técnica, como linhas telefônicas, cabo ou antena. Podem ser caracterizados como os responsáveis pela conexão do usuário através do provedor de acesso com o site alojado no provedor de alojamento.
	
	
		7.
		João, acreditando na credibilidade da marca X, adquiriu pelo site da mesma um DVD portátil, pelo preço certo e ajustado de R$500,00 (quinhentos reais). Ocorre que, apesar de o fornecedor ajustar a entrega para dois dias após a aquisição, o mesmo, passados três meses, não entregou o produto. Existe relação de consumo no caso em tela?
		Quest.: 7
	
	
	
	
	Sim, mas já venceu seu prazo de arrependimento. Logo, terá de aguardar o produto.
	
	
	Não, visto que o fornecedor não chegou a entregar o produto.
	
	
	Sim, haja vista que no pólo ativo vislumbra-se a figura de um consumidor e no pólo passivo um fornecedor de produto.
	
	
	Apenas se considerado consumidor por equiparação.
	
	
	Não, já que as aquisições se deram fora do estabelecimento comercial.
	
	
		8.
		Patricia adquiriu um imóvel pelo site da construtora pelo preço certo e ajustado de R$500.000,00 (quinhentos mil reais). No entanto, 2 anos após a aquisição, a edificação veio a ruir, proporcionando a perda de todos os objetos pessoais de Patricia. Diante do caso exposto assinale a alternativa correta:
		Quest.: 8
	
	
	
	
	A construtora não pode se responsabilizar pela ruína do imóvel.
	
	
	O consumidor quando adquire o produto fora do estabelecimento comercial tem o direito de arrepender-se da aquisição em um prazo de 7 dias.
	
	
	Trata-se de fato do produto, portanto o prazo para reclamar sobre eventuais danos é de 5 anos.
	
	
	Trata-se de vício do produto, portanto o prazo para reclamar sobre eventuais danos é de 5 anos.
	
	
	Patricia não poderá reclamar, haja vista, que a aquisição não se deu na sede da empresa.
	
	
		9.
		Tendo em vista a modalidade de contratação à distância. Análise as afirmativas e marque a alternativa correta: I - Contratos efetivados em maquinas de toda ordem (refrigerantes, alimentos e etc...) II - Contratos formalizados pela internet. III - Contratação por telefone. IV  Contratos pagos com cartão.
		Quest.: 9
	
	
	
	
	Todas as alternativas são exemplos de contratação à distância.
	
	
	Somente a alternativa II é um exemplo de contratação à distância.
	
	
	As alternativas II e III são exemplos de contratação à distância.
	
	
	Nenhuma das alternativas é exemplos de contratação à distância.
	
	
	As alternativas II e IV são exemplos de contrataçãoà distância.
	
	
		10.
		Tendo em vista as características principais do contrato eletrônico, marque a alternativa correta:
		Quest.: 10
	
	
	
	
	O contrato eletrônico é caracterizado pela celebração à distância e por sua forma.
	
	
	O contrato eletrônico é caracterizado pelo meio empregado para sua celebração, pelo seu cumprimento e por sua execução.
	
	
	O contrato eletrônico é caracterizado pelo meio empregado para sua celebração, pelo seu cumprimento, mas não por sua execução.
	
	
	O contrato eletrônico é caracterizado pelo meio empregado para sua celebração, pela vontade unilateral e pela sua execução.
	
	
	O contrato eletrônico é caracterizado pela celebração à distância e por seu cumprimento.

Continue navegando