Buscar

Órgs. Genitais Fem. e Masc.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Órgãos genitais femininos
O sistema genital feminino é constituído por um grupo de órgãos internos, que incluem a vagina, o útero, as tubas uterinas e os ovários, e um grupo de órgãos externos, chamados de vulva, incluindo o monte do púbis, lábios maiores, lábios menores, clitóris, bulbos do vestíbulo e as glândulas vestibulares maiores e menores.
A vagina é um tubo musculomenbranáceo, que se estende desde o colo do útero até a fenda entre os lábios menores, serve como canal para o líquido menstrual, forma a parte inferior do canal pélvico para o parto e recebe o pênis e a ejaculação durante a relação sexual. O útero é um órgão oco e espesso, sendo o local onde o embrião é implantado e irá desenvolver-se até o fim da gestação. Divide-se em colo do útero e corpo do útero, e é constituído por uma parede trilaminar, o endométrio, mais interno e que se “prepara” todos os meses para receber o embrião, caso não ocorra a fecundação este é eliminado junto a menstruação. O miométrio, músculo liso do útero é responsável pela dilatação do canal cervical e expele o feto durante o parto, e o perimétrio, um revestimento seroso externo. As tubas uterinas são responsáveis pela condução do óvulo liberado mensalmente por um dos ovários, (durante a vida fértil da mulher) até a cavidade uterina, também é nelas que ocorre a fertilização. Os ovários são as gônadas femininas, nos quais desenvolvem os óvulos, também são glândulas endócrinas que produzem hormônios reprodutivos. 
 A vulva, os órgãos externos femininos, serve como tecido sensitivo e erétil para excitação e relação sexual, para orientar o fluxo da urina e para evitar a entrada de material estranho no trato urogenital. O monte do púbis é a eminência adiposa, arredondada e sua superfície é contínua com a parede anterior do abdome. Os lábios maiores são pregas proeminentes cutâneas que proporcionam proteção indireta para os orifícios da uretra e da vagina, e os lábios menores são pregas arredondadas de pele sem pelos e sem gordura. O clitóris é um órgão erétil localizado no ponto de encontro dos lábios menores anteriormente, e funciona como órgão de excitação sexual. O vestíbulo é o espaço que está envolto os lábios menores, é o local onde se encontram os orifícios da uretra e vagina. Os bulbos do vestíbulo são massas pares de tecido erétil, que se situam ao longo das laterais do orifício da vagina, superior ou profundamente (não dentro) aos lábios menores. As glândulas vestibulares maiores secretam muco para o vestíbulo durante a excitação sexual, e as glândulas vestibulares menores secretam muco para o vestíbulo, umedecendo os lábios e o vestíbulo.
Órgãos genitais masculinos
Os órgãos genitais internos masculinos incluem os testículos, epidídimo, ductos deferentes, glândulas seminais, ductos ejaculatórios, próstata e glândulas bulbouretrais e os órgãos genitais externos masculinos incluem a uretra, o escroto e o pênis. 
Os testículos, as gônadas masculinas, se encontram no interior da cavidade pélvica, neles se encontram os túbulos seminíferos, responsáveis pela produção de espermatozoides. No tecido conjuntivo frouxo que o envolve, há as células de Leydig, que produz testosterona, permitindo assim o desenvolvimento dos órgãos genitais e os caracteres sexuais. Durante a espermatogênese, há ação de hormônios, o FSH e o LH, sendo suas ações controladas pela hipófise e pelo hipotálamo. O epidídimo amadurece, protege e armazena espermatozoides, podendo estes ficar de 13 a 20 dias nesse local. O ducto deferente é a continuação do ducto do epidídimo, possui paredes musculares relativamente espessas e uma luz muito pequena, lhe conferindo firmeza, e é responsável pela condução do espermatozoide. As glândulas seminais estão posteriormente à próstata, secretam um líquido alcalino espesso com frutose, que são utilizados como fonte de energia pelos espermatozoides. Os ductos ejaculatórios são tubos que se originam da união dos ductos das glândulas seminais com os ductos deferentes. A próstata produz o liquido prostático, fino e leitoso e que age na ativação dos espermatozoides e neutraliza a acidez dentro da vagina. As glândulas bulbouretrais produz uma secreção mucosa que entra na uretra durante a excitação sexual, agindo como lubrificante. O sêmen é o produto a ser ejaculado, corresponde a 2 a 3 ml e é constituído pelas secreções produzidas pelos testículos, pelas glândulas seminais e pela próstata.
Na genitália externa, há a uretra, que comunica o sistema de micção e reprodução, o escroto, bolsa onde são armazenados os testículos, tendo função de termo regulação e o pênis, o órgão da cópula masculina que quando estimulado torna-se ereto devido a entrada de sangue em seu interior e, conduzindo a uretra, oferece a saída comum tanto para a urina quanto para o sêmen. É constituído pela raiz, corpo e glande do pênis, sendo esta recoberta pelo prepúcio.
Dentre os órgãos genitais femininos e masculinos, o único comum a ambos é a uretra, sendo a masculina de maior extensão que a feminina. O clitóris se assemelha em muitos detalhes a estrutura do pênis, mas em escala reduzida e sem associação com uretra.
Referências
MOORE, K. L.; DALLEY, A. F. Anatomia orientada para a clínica. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

Outros materiais