Buscar

Resenha Crítica do filme Tempos Modernos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha Crítica do filme : Tempos Modernos
 O filme tempos modernos , mostra a vida de Carlitos interpretado por Chaplin ( e dos operários) com a revolução industrial . Podemos ver durante o filme que os trabalhadores eram explorados trabalhando em condições deploráveis tratados como máquinas , pois a preocupação maior do capataz era o lucro . Vemos também que o trabalhador era submetido em seu trabalho a fazer sempre a mesma coisa , realizando os mesmos movimentos o tempo todo, e por conta disso o personagem principal vai parar no hospital psiquiátrico , e ao sair é confundido com o líder comunista e acaba indo pra cadeia ,mesmo sendo inocente.
 Carlitos ao sair da cadeia sai em busca de um novo emprego e acaba não conseguindo trabalhar em uma área diferente do que fazia e acaba fazendo de tudo para ir para a cadeia novamente pois lá a vida era melhor do que trabalhando sendo tratado como lixo pelo capataz pois lá ele tinha uma cama pra dormir , podia descansar e comer .No caminho para ir a cadeia acaba conhecendo uma moça órfã de mãe que sofre com os aspectos da fome causada pelo desemprego (ou seja, o sistema se encontrava em uma situação crítica), e tem de roubar para comer e trazer comida para casa para seu pai e seus irmãos . Os caminhos deles se encontram e juntos enfrentam as dificuldades para conseguir um emprego e um lar para viver. Em certo momento Carlitos consegue voltar para a indústria e sofre na nova área de trabalho que colocam ele devido a saber somente uma atividade de apertar parafusos não consegue trabalhar em outra coisa .Assim a órfã foragida consegue um emprego de dançarina e um de garçom -cantor para ele também , até que a polícia os encontram e eles fogem mais uma vez desempregados para tentar construir uma nova vida. 
 Moral: Vemos nesse filme uma crítica ao processo de industrialização em que já na abertura, aparece um relógio simbolizando que o trabalhador industrial não é dono do seu tempo, e mostra - se também a imagem de porcos correndo fazendo um paralelo com os operários na mesma direção, mostrando que eles eram tratados como animais .Com isso, entendemos que o capataz fazia tudo as necessidades da indústria, onde é desnecessária a preocupação com o funcionário e o trabalhador é apenas um objeto do processo, o trabalho é desumano, o funcionamento da indústria é totalmente racional, nada pensado é para o operário, eles não compreendem que tudo funciona como um sistema, onde existem pessoas que precisam de um bom lugar, de um ambiente afetivo, de um descanso e de um bom salário , para se trabalhar bem e com eficiência . Percebemos nos dias de hoje , apesar das melhorias dos direitos dos trabalhadores, que a desigualdade social ainda faz parte da vida de muitas pessoas, pois o desemprego, a fome e a exploração continuam. Greves e protestos aparecem todos os dias espalhados pelo mundo, mostrando que o ser humano está tentando sobreviver ao mundo moderno e industrializado até hoje.

Outros materiais