Buscar

Imigração no Brasil

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Imigração no Brasil
Serviço social
DISCIPLINA: FORMAÇÃO SOCIAL,POLITICA E ECONOMICA 
 
ACADEMICOS:
ANA CAROLINE SOUZA
JOEDE BARRETO
KATIA PATRICIA
MÍRIAM CUNHA
ORIENTADOS POR: PROFº 
CARLOS 
2
O que é imigração:
O termo imigração se aplica só a pessoas que pretendem fixar residência permanente no país adotivo, participando da vida social.
A imigração no Brasil teve início em 1530 com a chegada dos colonos portugueses, que vieram para cá com o objetivo de dar início ao plantio de cana-de-açúcar. Durante todo período colonial e monárquico, a imigração portuguesa foi a mais expressiva.
 
ANA
IMIGRAÇÃO ATUAL NO BRASIL E SUAS CARACTERISTICAS E SUA LEI Nº 6815 DE 1980
ANA
Em busca de oportunidades na terra nova, para cá vieram os suíços, que chegaram em 1819 e se instalaram no Rio de Janeiro, os alemães, que vieram logo depois, em 1824, e foram para o Rio Grande do Sul (Novo Hamburgo, São Leopoldo, Santa Catarina, Blumenau, Joinville e Brusque), os eslavos, originários da Ucrânia e Polônia, habitando o Paraná, os turcos e os árabes, que se concentraram na Amazônia, os italianos de Veneza, Gênova, Calábria, e Lombardia, que em sua maior parte vieram para São Paulo, os japoneses, entre outros. O maior número de imigrantes no Brasil são os portugueses, que vieram em grande número desde o período da Independência do Brasil. 
 
Após a abolição da escravatura (1888), o governo brasileiro incentivou a entrada de imigrantes europeus em nosso território. Com a necessidade de mão-de-obra qualificada, para substituir os escravos,
Todos estes povos vieram e se fixaram no território brasileiro com os mais variados ramos de negócio, como por exemplo, o ramo cafeeiro, as atividades artesanais, a policultura, a atividade madeireira, a produção de borracha, a vinicultura, etc.
Por que estes imigrantes vieram para o Brasil:
 
No século XIX, o Brasil era visto na Europa e na Ásia (principalmente Japão) como um país de muitas oportunidades. 
Pessoas que passavam por dificuldades econômicas enxergaram uma ótima chance de prosperarem no Brasil.
Muitos imigrantes também vieram para cá, fugindo do perigo provocado pelas duas grandes guerras mundiais que atingiram o continente europeu.
Principais países de origem dos imigrantes que vieram para o Brasil: 
Portugal, Itália, Alemanha, Japão, Espanha, Suíça, China, Coréia do Sul, Polônia, Ucrânia, França, Líbano, Israel, Bolívia e Paraguai
Corsários Piratas 
Corsário também conhecidos como piratas eram homens que se dedicavam ao roubo de cargas de embarcações.
9
piratas
O primeiro a usar o termo pirata para descrever aqueles que pilhavam os navios e cidades costeiras foi HOMERO, na Grécia antiga, na sua Odisseia. 
O período que a ação destes corsários foi mais efetiva entre os séculos XV e XVIII 
JOEDE
Eles navegavam nas rotas comerciais com o objetivo de apoderarem-se das riquezas alheias, que pertencessem a mercadores, navios do estado ou povoações e mesmo cidades costeiras, capturando tudo o que tivesse valor (desde metais e pedras preciosas a bens) e fazendo reféns, para extorquir resgates. 
JOEDE
Primeiramente a pirataria marítima foi praticada por gregos que roubavam mercadores fenícios e assírios desde pelo menos 735 a.C. 
O Brasil sofreu o ataque de corsários durante o século XVI. Como Portugal ainda não havia colonizado o litoral brasileiro, os corsários costumam explorar ilegalmente o PAU-BRASIL da mata atlântica brasileira. 
tripulação
As tripulações de piratas eram formadas por todos os tipos de pessoas, mas a maioria deles era de homens do mar que desejavam obter riquezas e liberdades reais.
JOEDE
preferências 
Eles preferiam navios pequenos e rápidos, que pudessem lutar ou fugir de acordo com a ocasião. Preferiam o método de ataque que consistia em embarcar e realizar o ataque corpo a corpo.
JOEDE
Códigos de conduta
Todos os homens devem obedecer ao código civil; o capitão tem direito a uma parte e meia de todos os prêmios; o imediato, o carpinteiro, o mestre e o homem de armastêm direito a parte e um quarto do saque
Se alguém tentar fugir, ou guardar algum segredo do resto da tripulação, ele deve ser abandonado numa ilha deserta com uma garrafa de pólvora, uma garrafa de água (o suficiente para sobreviver dois ou três dias), uma pequena arma e munições.
Se alguém roubar alguma coisa, ou jogar, no valor de uma pesos, ele deve ser abandonado numa ilha deserta com uma pistola contendo uma única bala.
Se alguma vez nós nos tivermos de encontrar com outro pirata e esse homem seguir o seu código sem o consentimento do nosso capitão e da nossa tripulação, deve sofrer a punição como o capitão e a tripulação quiserem.
O homem que desrespeitar estes artigos enquanto este código estiver em vigor, deve ser punido com a lei de Moisés (40 chicotadas sem faltar nenhuma) nas costas despidas.
JOEDE
Alguns piratas
Klaus Störtebeker (corsário e pirata)
Anne Bonny (pirata)
Pier Gerlofs Donia - o "Grutte Pier" (Grande Pedro) (pirata)
Bartholomew Roberts (pirata)
Charles Vane (pirata)
Grace O'Malley (pirata)
Edward Teach – o "Barba Negra" (pirata)
0S IMIGRANTES POR REGIÃO DO BRASIL
A marca da imigração no Brasil pode ser percebida especialmente na cultura e na economia das duas mais ricas regiões brasileiras: Sudeste e Sul.
REGIÃO SUDESTE
REGIÃO SUDESTE: OS PRIMEIROS IMIGRANTES
A CULTURA: SUA CULINARIA AS DANÇAS 
 CARACTERISTICAS DA POPULAÇÃO:
KATIA
Região sudeste – os primeiros imigrantes
PORTUGUESES
ALEMÃES
ITALIANOS
ESPANHOIS
KATIA
JAPÃO,CORÉIA,CHINA
KATIA
 CULINARIA
MASSAS,SUSHI,BURRITOS
FEIJOADA,BARREADO
KATIA
CULTURA
REGIAO SUL
A região sul também apresenta alto nível de desenvolvimento, mantendo bom equilíbrio entre os setores rural e industrial.
SEUS IMIGRANTES:
SUAS CULTURAS:
 CARACTERISTICAS DA POPULAÇÃO:
KATIA
IMIGRANTES
KATIA
CULINÁRIA
KATIA
CULTURA
CARACTERISTICA 
KATIA
ARQUITETURA
KATIA
REGIÃO CENTRO OESTE:
MIRIAM 
 Apesar de haver sido no passado uma das regiões mais isoladas do país, vem experimentando rápido crescimento de sua produção agropecuária e industrial as áreas da região Centro-Oeste foram transformadas pelo governo federal em reservas para uso exclusivo dos índios nativos da região.
Região Centro-Oeste: Predomínio de imigrantes portugueses
MIRIAM
CULTURA: Sua cultura é bem diversificada, com elementos da cultura indígena, bolivianos e paraguaios, as principais manifestações culturais no estado de Goiás são: a Procissão do Fogaréu e as Cavalhadas, o cururu, que pode ser dançado ou em forma de desafio entre violeiros.
A culinária recebe bastante influência do Paraguai, De origem boliviana, são as chipas (espécie de pão de queijo) e a sopa paraguaia. De origem boliviana, as salteñas, pastéis assados e recheados com frango, são outro prato de grande importância da culinária estadual.
 O Distrito Federal tem sua população composta por imigrantes de todas as regiões do Brasil. Apresenta grande diversidade na culinária, sotaques, costumes, comidas típicas e músicas.
MIRIAM
REGIÃO NORDESTE:
Pernambuco e Bahia foram os primeiros centros mais importantes do Brasil colonial e ainda hoje exercem forte influência sobre a cultura brasileira. Muitos dos produtos tipicamente brasileiros no campo da música, do folclore e da culinária, além de grande parte dos costumes e práticas sociais brasileiras, tiveram origem nessa região. As duas maiores cidades do Nordeste são Recife e Salvador.
MIRIAM
OS IMIGRATES:
Portugueses, africanos juntamente com a população indígenas da própria região A riqueza e a abundância dos recursos naturais da colônia atraíram, ainda, piratas e aventureiros de outros países da Europa, tais como franceses, holandeses e ingleses.
Predomínio de imigrantes portugueses e africanos. Em momentos esporádicos, invasões holandesas e francesas também
acabaram mudando o panorama da população local, ainda que não tiveram a mesma dimensão que as colonizações italiana e alemã tiveram em outras regiões.
MIRIAM
SUA CULTURA:  
O Nordeste é uma região muito rica e diversificada. Seu folclore e artesanato são o resultado de uma criatividade popular que se manifesta sob as mais variadas formas. A culinária é também muito criativa e saborosa, tendo sofrido a influência dos portugueses, africanos e indígenas
MIRIAM
A culinária do Nordeste é bem diversificada e destaca-se pelos temperos fortes e comidas apimentadas.
O artesanato da região Nordeste é muito variado, destacam-se as redes tecidas, rendas, crivo, produtos de couro, cerâmica, madeira, argila, as garrafas com imagens produzidas de areia colorida entre outros .
MIRIAM
REGIÃO NORTE:
Os primeiros habitantes da região Norte, como no resto do país, foram os indígenas,
A população do Norte brasileiro é largamente formada por mestiços, descendentes deindígenas e portugueses. Em Manaus, a maior cidade da Região, é grande o número de descendentes de ingleses, franceses e judeus, o que eleva o percentual de brancos na cidade, que chega a quase 40% da população
ANA
Você sabia?
- Comemora-se em 25 de junho o Dia do Imigrante.
- Comemora-se em 21 e fevereiro o Dia Nacional do Imigrante Italiano.
- Entre os séculos XIX e XX, cerca de 1,5 milhão de imigrantes italianos vieram morar no Brasil.
- Existe um Memorial do Imigrante (museu) situado no bairro da Mooca, na cidade de São Paulo, destinado à pesquisas e exposições sobre o tema da imigração.
Conclusão: O processo imigratório foi de extrema importância para a formação da cultura brasileira. Esta, foi, ao longo dos anos, incorporando características dos quatro cantos do mundo. Basta pararmos para pensar nas influências trazidas pelos imigrantes, que teremos um leque enorme de resultados: o idioma português, a culinária italiana, as técnicas agrícolas alemãs, as batidas musicais africanas e muito mais. Graças a todos eles, temos um país de múltiplas cores e sabores. Um povo lindo com uma cultura diversificada e de grande valor histórico.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando