Buscar

Imigração Haitiana no Brasil

Prévia do material em texto

HATIANOS
NOME: BRUNO MACHADO DA ROSA
COMPONENTE CURRICULAR: SOCIOLOGIA
PROFESSOR: EDENILSON CARDOSO
TURMA: 301
DATA: 10/06/2020
Por que os haitianos imigram para o Brasil?
Em 2010, o território haitiano sofreu um terremoto, cujo epicentro estava próximo da capital do país, Porto Príncipe. Esse terremoto devastou o país. A Cruz Vermelha estima que cerca de três milhões de habitantes sofreram com as consequências dessa catástrofe e que mais de 300.000 pessoas morreram nessa tragédia. O Haiti é um país que também sofre com a pobreza, por isso enfrenta dificuldades para se reconstruir a cada novo episódio de devastação.
Todo esse cenário catastrófico causado pelos desastres naturais que assolaram o Haiti associado a crises políticas e econômicas motivou milhares de haitianos a migrarem para o Brasil . A busca por trabalho foi uma das principais motivações para a vinda dos haitianos para o Brasil.
Como eles chegam ao Brasil?
Os haitianos saem da República Dominicana, país vizinho ao Haiti. De lá, embarcam para o Panamá e para o Equador, que não exige visto de entrada. Alguns permanecem no país por algum tempo até juntar dinheiro para o resto da viagem. De Equador, cruzam o Peru até a cidade de Puerto Maldonado, onde atravessam de carro a fronteira do Brasil e chegam à cidade de Assis Brasil no Acre. 
Número de haitianos no Brasil
	ANO	HAITIANOS NO BRASIL
	1940	16
	1950	21
	1960	159
	1970	90
	1980	127
	1991	141
	2000	15
	2010	595
	2015	70.000
Fonte: IBGE
Consequências para o Brasil
A principal consequência do fluxo migratório haitiano no Brasil pode ser vista no estado do Acre. As cidades do Acre não eram capazes de absorver o número de imigrantes que lá se instalavam, o que gerou um cenário dramático, havendo falta de alimentos e aumento de doenças e da violência. 
Muitos imigrantes ficaram marginalizados, vivendo sob condições desumanas e foram explorados no mercado informal de trabalho. A população do estado também sofreu as consequências dessa imigração, visto que as esferas públicas de atendimento à população, como saúde, educação e lazer, não conseguiam atender a demanda.
A partir do ano de 2015, o Acre deixou de ser a principal rota de entrada dos imigrantes, visto que o governo brasileiro passou a emitir vistos para o Haiti, Equador e Peru. Nesse mesmo ano houve uma redução de 96% no número de haitianos ilegais no Brasil.
Referências
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/imigracao-haitiana-no-brasil.htm
https://veja.abril.com.br/brasil/rota-dos-haitianos-para-o-brasil-os-perigos-no-caminho/
https://alunosonline.uol.com.br/geografia/imigracao-haitiana-no-brasil.html

Continue navegando