Buscar

Aula 1 Fund. Socioantropológicos da Saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundamentos socioantropológicos da saúde
Aula 1 – introdução as ciências sociais: contexto histórico do surgimento
Os seres humanos nascem prematuros no quesito habilidade e disposição para a sobrevivência, ou seja, temos que aprender a ser humanos.
Da mesma forma que os animais se comunicam, as comunidades de seres humanos se comunicam e se organizam.
Desde a antiguidade o homem cria saberes sobre o mundo que o cerca, formulando conceitos de geometria e filosofia. Entretanto, nesse momento o conhecimento está vinculado a religião ou explicações sobrenaturais. 
Grécia: através da filosofia o pensamento se distancia do místico-religioso e se aproxima da razão o que chamamos de milagre grego. Há o fortalecimento do pensamento racional, do crescimento e da consciência individual e da percepção do homem de suas capacidades. Há também a expansão comercial que permite a interação entre diferentes culturas, o estabelecimento da escravidão, criação de leis, etc.
Império Romano: florescer: permanecimento de uma sociedade comercial e manufatureira proveniente do gregos e a razão está a serviço do homem e da humanidade. Queda: a Europa retorna a uma estrutura de sociedade agrária e teocrática: a razão e a filosofia são submetidas a teologia 
Idade média (da queda do império romano, no séc V, até a queda da Constantinopla em 1453): grande poder da igreja católica, a fé passa a condicionar e explicar o comportamento do homem e da sociedade, os textos de filosofia, astronomia e geometria ficam ao poder exclusivo de ordens religiosas e mosteiros e a população laica fica sem acesso a este saber.
Renascimento: Momento de revolução na arte e no conhecimento. Na saúde iniciam-se novas intervenções. Como fruto da revolução industrial e das revoluções burguesas, o pensamento sociológico e científico procurará responder como e porque a vida em sociedade é possível, buscando prever e controlar os fenômenos sociais.
POSITIVISMO: primeira corrente do pensamento sociológico moderno
Sistema de pensamento desenvolvido por Augusto Comte que acreditava que através dos métodos característicos das ciências naturais, seria possível ordenar as ciências experimentais. Ele pretende aplicar o mesmo rigor das ciências naturais experimentais aos eventos sociais nomeando isso de física social somente depois traria o nome atual (sociologia) por isso é considerado o fundador da sociologia.

Continue navegando