Buscar

APO Aula1b


Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Aula 1
Visão Geral da APO
A área de produção e operações é responsável por uma das funções mais importantes dentro de uma organização. 
Atribui-se a ela a responsabilidade de planejar, organizar, dirigir e controlar todo o processo de produção e operações. 
O que significa se tratar da função mais diretamente envolvida com as atividades de agregação de valor pelas quais passam os bens ou serviços produzidos por uma empresa.
O aumento feroz da competição já não proporciona a estabilidade dos processos de produção tal como no período que antecedeu a abertura dos mercados. 
Cada vez mais a competição se baseia no custo, o que tem levado à globalização da rede de operações.
Ao mesmo tempo, a Administração da Produção e Operações é pressionada pelas exigências crescentes de qualidade por parte de clientes e consumidores ...
Tal condição tem sido administrada com a adoção de tecnologias e processos de produção mais inovadores, padrões de trabalho flexíveis e práticas de customização em massa de modo a proporcionar bens e serviços adequados às necessidades de grupos específicos de clientes. 
1.1 Visão Geral da Área de Produção e Operações
A essência de toda e qualquer empresa (indústria, comércio ou prestadora de serviços) é atender às necessidades de seus consumidores. 
As empresas atendem às necessidades dos seus consumidores oferecendo-lhes um ou vários produtos, que assumem a forma de bens ou serviços. 
A função produção é responsável pelas atividades e decisões relacionadas à produção e entrega desses produtos.
Administração da Produção e Operações “diz respeito àquelas atividades orientadas para a produção de um bem físico ou à prestação de um serviço”. 
Em empresas industriais costuma-se atribuir a esta área o nome de produção, manufatura ou fabricação
Nas empresas de serviços denomina-se de área de operações.
Independentemente se o que a empresa gera é um bem tangível ou um serviço, ambos são considerados produtos
O gerente de produção é o responsável por administrar algum ou todos os recursos envolvidos pela função produção.
Os gerentes de produção são responsáveis de forma direta por traduzir a direção estratégica da empresa em ação operacional. 
Eles projetam a operação, decidem quando e onde as atividades ocorrerão e melhoram o desempenho da operação com referência nos objetivos estratégicos da empresa.
Suas responsabilidades indiretas incluem o trabalho conjunto com outras áreas do negócio, e suas responsabilidades amplas envolvem a compreensão do impacto sobre a operação, da globalização, da responsabilidade social, de novas tecnologias e da gestão do conhecimento.
Podemos verificar então que a função produção é central para as organizações, porque produz os bens e serviços que são a razão de suas existências. 
Mas não é a única, nem necessariamente a mais importante. É, entretanto, uma das três funções centrais de qualquer organização
A seguir encontram-se as principais atribuições da função produção, organizadas em três grandes blocos ...
“as atividades desenvolvidas por uma empresa visando atender aos seus objetivos de curto, médio e longo prazos se inter-relacionam, muitas vezes, de forma extremamente complexa”. 
E nem sempre agregam valor ao produto final já que, na tentativa de transformar insumos em produtos, podem consumir mais recursos do que o necessário.
Assim, é objetivo da Administração da Produção e Operações realizar a gestão eficaz de todas as atividades que dizem respeito à produção de um bem ou ao oferecimento de um serviço, com vistas a aumentar a eficiência e a produtividade (MARTINS; LAUGENI, 2005).
Evolução da Administração 
da Produção
Quando analisamos o processo evolutivo pelo qual passaram as organizações, percebe-se que ocorreu um processo de evolução na forma de organização das empresas e na teoria da administração. 
A prática administrativa não é nenhuma novidade, documentos tanto da China como da Grécia antigas revelam uma preocupação com a coordenação e direção habilidosa de empreendimentos públicos. 
Os venezianos, no período medieval, padronizaram a produção de navios, por meio de uma linha de montagem, armazéns e estoques (MAXIMIANO, 2004). 
Mas é importante observar que a forma como os povos da antiguidade produziam produtos era diferente dos métodos de produção atuais. 
A administração da produção evoluiu com influência das circunstâncias de cada momento histórico.
1.2 Fatores que Afetam a Administração da Produção e Operações
A trajetória histórica pela qual passou a Administração da Produção e Operações foi, ao longo do tempo, tornando o processo de gestão dessa área cada vez mais complexo.
Atender à demanda do mercado com rapidez, baixo custo e qualidade faz parte dos objetivos de toda cadeia de suprimentos e resume a natureza do serviço ao cliente (BOWERSOX, 2007). 
Um melhor nível de serviço é uma arma concorrencial, por outro lado um serviço em nível deficiente pode comprometer a posição de uma empresa no mercado.
Um caso emblemático foi o da Zara, que admitiu que havia trabalho escravo em sua cadeia produtiva. 
Ainda que o ato tenha sido praticado pelos seus fornecedores, a empresa foi responsabilizada. 
Os 4 V´s da Produção
Ou melhor ... 
As Dimensões da Produção.
As operações produtivas, embora possam parecer similares entre si na forma de transformar seus inputs em outputs (bens e serviços), apresentam diferenças em quatro aspectos importantes. 
Esses aspectos dizem respeito ao:
Volume
Variedade
variação da demanda
Visibilidade
que chamamos de 4 V’s da produção, ou dimensões da produção.
DIMENSÃO VOLUME
Essa dimensão diz respeito ao volume produzido de determinado produto ou serviço. 
Através dessa dimensão podemos focar duas questões básicas: 
a especialização das tarefas, em decorrência do grande volume repetitivo de produção
e o custo, de modo que quanto maior o volume, menor o custo de produção. 
São exemplos de operações que processam altos volumes de outputs: usinas hidrelétricas, usinas de álcool, fábricas de cimento, refinarias petroquímicas, cadeias de fastfood, operações de transporte público, pedágios, entre outros.
DIMENSÃO VARIEDADE
Essa dimensão trata da variedade de produto ou de serviço gerado por determinada empresa ou processo produtivo. 
Na dimensão variedade ressaltamos a questão do custo elevado, pela opção de diferenciação do cliente. 
O cliente, mesmo dispondo de produtos ou serviços alternativos, poderá optar por aquele que lhe ofereça melhor variedade de características, estando disposto a pagar mais caro por isso. 
São exemplos de operações que processam alta variedade de outputs: indústrias de peças grandes feitas sob medida, empresas de táxi, restaurante à lacarte, entre outros.
Denominamos de efeito 
Volume x variedade a relação inversamente proporcional que existe entre essas duas dimensões. 
Operações que processam altos volumes, naturalmente, tendem a processar uma variedade menor. 
O inverso também é válido. 
Cabe a empresa identificar quem é seu público-alvo e que tipo de estratégia ela deve adotar. 
Por exemplo, uma estratégia de diferenciação estaria mais associada a uma capacidade de oferecer um portfólio com mais variedade
Uma estratégia baseada em custo tenderia a se relacionar com a capacidade de processar grandes volumes para manter os custos unitários menores.
DIMENSÃO VARIAÇÃO 
(OU SAZONALIDADE)
A dimensão variação considera o nível da provável demanda da empresa ou produto a fim de manter um padrão de demanda e/ou recursos nivelados, de maneira a não perder negócios e não operar com capacidade ociosa. 
Uma alternativa bastante utilizada por empresas com produtos ou serviços sazonais é a colocação de um produto alternativo na sua contratemporada. 
Alguns exemplos de empresas que são fortemente afetadas pela variação da demanda são: hotéis, sorveterias, empresas de produtos natalinos, entre outras.
DIMENSÃO VISIBILIDADE
A dimensão visibilidade significa o quanto das atividades da produção é percebido ou “visto” pelo consumidor. 
Em geral a dimensão visibilidade é muito observada pelo atendimento das necessidades dos clientes com atendimentos rápidos, atendimento pelo produto solicitado, acesso à loja ou empresa, propaganda, acesso às vendas e propagandas via internet ao seu público-alvo, entre outros casos. 
As operações com alto grau de visibilidade são aqueles onde o consumidor está em contato direto com o processo produtivo.
Podemos citar como exemplos: o atendimento de vendas no varejo, consultas médicas e odontológicas, salão de beleza, entre outras.
O Processo de Transformação
Em linhas gerais, a finalidade de toda e qualquer empresa é produzir algum tipo de produto (bem ou serviço). 
Chamamos de processo de transformação a mudança de estado ou condição dos recursos ( inputs ) para produzir bens ou serviços ( outputs ) 
(SLACK; CHAMBERS; JOHNSTON, 2009).
O processo de transformação está diretamente ligado à natureza dos inputs a serem transformados, isto é, materiais, informações e consumidores. 
A seguir são apresentadas algumas classificações que caracterizam o processo de transformação de acordo com os recursos a serem transformados.
Os dois tipos principais de outputs gerados por um processo de transformação são os bens e serviços, ou ainda um composto dos dois.
Você deve perceber ao seu redor que muitas empresas produzem apenas bens, enquanto outras, apenas serviços. 
Mas existe uma parcela grande de empresas que produz um composto dos dois, ou seja, bens e serviços em conjunto. 
Por exemplo: quando uma empresa produz um bem e também oferece assistência técnica ou treinamento para o uso do produto. 
Veja que na maioria delas a produção é uma combinação de bens e serviços.
B2B
B2C
B2B2C
Produtividade
A produtividade pode ser compreendida como a relação entre o valor do produto (bem ou serviço) e o custo dos insumos para produzi-lo.
(MARTINS; LAUGENI, 2005). 
Quanto mais produtiva é uma empresa maior é valor que ela consegue gerar dado um determinado conjunto de insumos que ela utiliza. 
O mesmo vale para um processo ou uma etapa do processo produtivo: quanto maior é o valor que um processo gera com o nível de insumos que utiliza, mais eficiente este processo é. 
Portanto, a produtividade se apoia essencialmente da relação entre os outputs gerados (numerador) e os inputs utilizados (denominador).
Liamara me salve!!!
Em especial, é de interesse a seguinte classificação das medidas de produtividade ...
Índices parciais: é a relação entre o produzido e o consumo de um dos insumos utilizados.
Índices globais: levam em conta dois ou mais insumos como inputs
Produtividade total dos fatores (PTF), quando os insumos considerados englobam a mão de obra e o capital.
Produtividade Múltipla dos Fatores (PMF), quando outros insumos (matérias-primas, energia etc.), além da mão de obra e do capital são considerados.
Qual a eficiência de uma empresa que incorreu em custos de R$ 150.000,00 para gerar uma receita de R$ 180.000,00?
Solução:
E = output/input = 180.000/150.000 = 1,2 ou 120%
b) Determine a produtividade parcial da mão de obra de uma empresa que faturou R$ 50 milhões em um determinado ano fiscal no qual 300 colaboradores trabalharam em média 170 horas/mês.
Produtividade =
50.000.000/612.000 = R$81,70 colaborador/hora
c) No mês de janeiro, a empresa X produziu 1.250 unidades de um determinado produto, com a utilização de 800 homens.hora. Em fevereiro, devido ao menor número de dias úteis, produziu 1.100 unidades, com a utilização de 700 homens.hora. Determine a produtividade nos meses de janeiro e fevereiro e a sua variação.
DATA
CAP
CONTEUDO
PGs
1
08/ago
CAP I
Visão Geral da APO
1
2
09/ago
Visão Geral da APO
7
3
15/ago
Fatores Impactantes
13
4
16/ago
4 V da Produção
19
5
22/ago
Processo de transformação
25
6
23/ago
Produtividade
31
7
29/ago
CAP II
37
8
30/ago
43
9
05/set
49
10
06/set
55
Uma empresa do ramo de restauração hoje gera, antes de impostos, R$170.000,00 mês, sendo que ela custa R$160.000,00 mês para atingir tal resultado. 
Calcule índice de produtividade global PMF (produtividade múltipla dos fatores) atual e mínimo para que esta empresa atinja o ponto de equilíbrio levando em conta impostos de 20%/mês.
Como obter este índice? Quais seriam os próximos passos? Apresente a solução!
PMF atual
Receita 170.000
Custos 160.000
PMF = 170/160 = 1,0625
O que isto significa?
Ponto de equilíbrio com impostos.
(Receitas – impostos)/custos = 1
(x – 0,2x)/160 = 1
0,8x/160=1
X = 160/0,8
X= 200 (R$200.000,00)
O que isso significa?
Fator de produtividade para compensar impostos
200/160 = 1,25
Soluções??
Aumentar receita
X
Diminuir custos
Ajustando custos ao fator
Receitas/custos = 1,25
170/custo = 1,25
Custos = 170/1,25
Custos = 136 (R$136.000,00)
Conferindo!!
R$160.000,00 – 20% (impostos)
= R$136.000,00
Produtividade = receitas/custos
136/136 = 1 (empatou)
O que isso quer dizer??

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando