Buscar

ruminates farmaco

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido sobre Drogas usadas nos Distúrbios da Ruminação 
01. Explique como é feita a fermentação dos carboidratos no compartimento ruminorreticular,indicando os principais produtos formados a partir dos alimentos fibrosos e dos concentrados.
R:Os carboidratos fibrosos são fermentados no compartimento ruminoreticular por ação das bactérias celuloliticas e estas se desenvolvem em ph acima de 6,2 .Os ácidos graxos voláteis formados são acético,proprionicos e butiricos e CO2.Pela ação redutora de bactérias metanogenicas (q atuam no ph acima de 6,2 ,o CO2 é convertido em gas metano(CH4)).Já os carboidratos concentrados ,a fermentação é feita por bactérias amilolíticas,q atuam em valores acima de 5,5.Na fermentação do amido é formado ácido lático que é mais forte que os ácidos graxos voláteis. O ácido lático pode sofrer ação das propionobacterias , transformando-o em ácido propionico. 
02. Explique a importância da saliva em relação aos processos fermentativos que ocorrem nos ruminantes, mencionando os componentes da mesma que justificam essa importância.	
R:A saliva é produzida por diversas glândulas ,principalmente a parótidas.Éconstituida por bicarbonato e fosfato e por isso tem phalcalino,acima de 8.Neutraliza grande parte dos ácidos gerados na fermentação dos pre-estomagos. Tambémhá ureia na saliva que pode ser usada como fonte de nitrogênio para síntese de proteínas microbianas.
03. Explique o que ocorre com a maior parte das proteínas presentes na dieta dos ruminantes.
R:As proteínas são fermentadas pela microbiota ruminal e da origem a ureia. A ureia é convertida em amônia pela ação de uréases microbianas.
04. Explique o que ocorre com a maior parte dos lipídios presentes na dieta dos ruminantes.
R:
05. Explique porque uma diminuição do pHruminorreticular afeta mais a fermentação dos
alimentos fibrosos do que a fermentação dos concentrados.
R:Uma diminuição do ph do compartimento ruminorreticular afetaria mais a fermentação dos alimentos fibrosos do que os concentradospq as bactérias celuloliticas, que são as responsáveis por fazer a fermentação desse tipo de alimento se desenvolvem em ph acima de 6,2 e se o ph baixar, o desenvolvimento dessas bactérias ficam comprometidas.
06. Explique o papel das propionobactérias presentes no compartimento ruminorreticular,
justificando sua importância na prevenção de distúrbios da ruminação.
R:As propinobacterias transformam o acido lático em acido propionico.Essa transformação é importante pq o aumento excesssivode acido lático pode causar acidose,ruminal. As propionobacterias evitam o excessivo abaixamento do phruminorreticular.
07. Com relação ao tratamento da acidose ruminal, indique e justifique os objetivos da
administraçãointrarruminal de hidróxido de magnésico e da administração intravenosa de
bicarbonato de sódio.
R:O tratamento de acidose ruminal pode ser feito com hidróxido de magnésio,pois corrige o ph (introduz no rumen).Bicarbonato de sódio,via intravenosa para corrigir a acidose sistêmica.
08. Embora não seja adequada para animais de alta produção, uma dieta constituída por melaço e uréia pode atender as necessidades básicas de um ruminante. Justifique porque.
R:Uma alimentação a base de melaço fornece condições para os ruminantes manterem as suas necessidades básicas,pois funciona como uma fonte de carboidratos que vai ser fermentado e cria um ambiente favorável as bactérias em geral.A ureia vai ser atacada por bactérias que são capazes de transforma-la em amônia e a amônia pode ser usada para produzir os aminoácidos e diferentes proteínas.
09. Indique o distúrbio que pode resultar de um aumento expressivo da concentração de uréia na dieta de um ruminante. Explique, em linhas gerais como é produzido.
R:A ureia é transformada em amônia e quando é fornecida em grandes quantidades,pode levar a um quadro de intoxicação por amônia,porque vai ser absorvida pela mucosa ruminorreticular,elevando o ph sanguíneo e exercendo efeito toxico sobre o snc.
10. Na “intoxicação por amônia”, ocorre um aumento do pHruminorreticular. Explique como isto interfere na absorção e, consequentemente, na produção dos efeitos sistêmicos dessa
substância.
R:A amônia é uma base e no meio alcalino,as moléculas vao estar na forma de NH3( forma não ionizada)e facilmente absorvida.
11. Com relação ao tratamento do distúrbio mencionado na questão anterior, indique e justifiqueos objetivos da administração intrarruminal de soluções diluídas de ácido acético.
R:tratamento de acido acético (vinagre).O acido acético doa prótons e células q se ligam a amônia ,transformando –a em ionsamônio,que é de mais difícil absorção (NH4+)pela mucosa ruminal NH3 em NH4+.
12. Indique duas classes de drogas que podem ser empregadas no tratamento da atonia ruminal,justificando a eficiência das mesmas neste caso.
R:Drogas-Analogos da acetilcolina,como o carbacol, pois vai acionar a movimentação do rumem.Drogasanticolinesterasicas ,como neostigmina,que é uma substancia capaz de inibir a destruição da acetilcolina ,iguais a inibidores da colineterases(enzima que destrói a acetilcolina )
13. Caracterize a diferença entre o “timpanismoda gás livre” e o “timpanismo espumoso”.
R:Timpanismo de gas livre –gas separado do bolo alimentar que esta dentro do compartimento ,acima da ingesta.
Timpanismo espumoso – o gas esta misturado na ingesta e não pode ser expulso pela eructação.
14. Indique e justifique as medidas de tratamento usadas em casos de “timpanismo de gás livre”.
R:Timpanismo de gas livre, tratamento:tratar a causa primaria,eliminar o gas com sonda ruminal ou trocarte,em casos mais graves, faz-se ruminotomia.
15. Indique e justifique as medidas de tratamento usadas em casos de “timpanismo espumoso”.
R:Timpanismoespumoso,deve ser tratado com drogas que atuam como antiespumantes ,ou seja ,drogas tensioativas como poloxaleno e a dimeticona.

Outros materiais