Buscar

Caso concreto direito penal 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

No dia 25 de fevereiro de 2014, na cidade de Ariquemes, Felipe, nascido em 03 de março de 1996, encontra seu inimigo Fernando na rua e desfere diversos disparos de arma de fogo em seu peito com intenção de matá-lo. Populares que presenciaram os fatos, avisaram sobre o ocorrido a familiares de Fernando, que optaram por transferi-lo de helicóptero para Porto Velho, onde foi operado. No dia 05 de março de 2014, porém, Fernando não resistiu aos ferimentos causados pelos disparos e veio a falecer ainda no hospital de Porto Velho. Considerando a situação hipotética narrada e as previsões do Código Penal sobre tempo e lugar do crime, é correto afirmar que, em relação a estes fatos, responda às questões formuladas: (Questão de Concurso Público – MODIFICADA)
a) Felipe será responsabilizado pela conduta de acordo com as regras do Código Penal ou do Estatuto da Criança e Adolescente (Lei n.8069/1990)? Responda de forma objetiva e fundamentada.
Sobre tal ocorrido, Felipe será responsabilizado de acordo com as regras do estatuto da criança e do adolescente, pois no dia que ocorreu a ação o elemento tinha 17 anos, ou seja era menor de idade, embora o fato tenha consumado quando ele tinha 18 anos, o que conta é sua idade no dia do tal ocorrido.
Felipe não cometeu homicídio, mas sim um fato análogo ao crime de homicídio e sofrera medidas socioeducativas.
b) Identifique e explique as teorias adotas no caso concreto sobre tempo e lugar do crime.
O art. 4º do código penal diz que “considera-se praticado o crime no momento da ação ou omissão, ainda que outro seja o momento do resultado’, sendo assim se alguém, com equivoco animus necante, atira em outra no dia 01 de janeiro de 2017, e esta pessoa vem a óbito no dia 01 de abril do citado ano. Ter-se-á praticado o crime de homicídio em 01 de janeiro de 2017.
Sendo assim o que conta é o dia que ocorreu a ação ou omissão.

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes