Buscar

DOCENCIA NA CONTEMPORANEIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Para essa síntese, você vai precisar do material do fórum que participou. Reúna as informações importantes discutidas nesse fórum e elabore um texto de, no máximo, duas páginas no qual apresenta as ideias e experiências mais relevantes compartilhadas no fórum.
Fala-se muito em projeto pedagógico, mas que se não for bem elaborado e praticado de maneira apropriada e prazerosa aos alunos de nada irá adiantar, é necessário que se faça o uso adequadamente, mas que desperte interesse a fim de que se tenham aulas mais ricas de informações.
O que aprendemos é que nem sempre um plano ou projeto mesmo que perfeitamente elaborados serão desenvolvido totalmente nas aulas, sendo assim não saiu como planejado, recomece repensando nas situações acontecidas, e procure descobrir onde errou.
A interação do grupo junto aos professores e todos os membros da escola são essenciais para que ocorram de maneira organizada, agindo com responsabilidade e interação de todos para um desenvolvimento objetivo. Existem diversas situações nas quais, cada um agirá de maneira diferente, conforme a sua atuação como docente em sua sala, e da forma que cada um planeja suas avaliações, embora seja muito parecida, mas cada um oferece sua prática individualmente e única.
A maioria das opiniões repassadas no fórum mostra que o plano é seguido à risca, mesmo que de forma engessada, seguindo materiais didáticos com todo um cronograma pré-estabelecido pelo Governo ou Estado, fazendo com que qualquer observação deste contexto seja praticamente igual aos outros, ainda existe o comando de cima para baixo respeitando-se uma hierarquia.
As escolas seguem a risca os comandos de seus planos pedagógicos, diferenciando então apenas alguns conteúdos, mas são apresentados sempre da mesma forma, como se ainda existisse o aprendizado por repetição e não por interação geral do grupo, sempre seguindo um padrão de aula igual todos os dias, não dando espaço para o professor fugir das regras que são estabelecidas.
Percebe-se a força que o PPP tem sobre a forma de guia, indicando a direção que não só os gestores e professores devem seguir, mas também funcionários, alunos e famílias. Sendo assim precisa ser completo e suficiente para que não se tenha dúvidas de como se deve seguir, sendo flexível para se adaptar as necessidades de aprendizagem de todos os alunos, sendo assim a elaboração deve-se seguir e contemplar diversos objetivos como dados sobre a aprendizagem, relação com as famílias, recursos, diretrizes pedagógicas, plano de ação etc.
Existe a hora de trabalho pedagógico coletivo (HTPC) é o tempo estabelecido pelas escolas, para a troca de experiências entre os professores e coordenadores da escola, esta interação em reunião é muito importante para que se tenha uma reflexão sobre as práticas docentes, levando assim um aperfeiçoamento de ambas às partes, para uma analise geral, e a busca da resolução dos problemas gerais da escola.
A falta de participação da sociedade acaba por desmotivar a prática efetiva dos professores em geral, atrapalhando a dinâmica escolar que poderia ser diferente se houvesse a participação integral entre pais e professores.
Sabemos que em determinadas áreas de nossas vidas regras estão para serem respeitadas, porém não vejo que seja errado buscar maneiras diferentes de ensino, desde que não prejudique o aprendizado da criança, mas que o professor em sua prática busque despertar o interesse diário de seus alunos, com diversidade criatividade e vontade de fazer uma atividade diferente, que irá assim fazer com que seu aluno deixe de querer a evasão de sala por exemplo. 
Nos seres humanos somos feitos de motivação, sendo adultos ou crianças, nos interessamos por aquilo que desperte o mínimo de interesse em continuar.

Continue navegando