Buscar

CORRIGIDO

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI – UNIASSELVI 
MARIA MADALENA ALVES SANTOS, NEUSA FERREIRA RIBEIRO, JUDITE AVELAR DOS SANTOS
Práticas de leitura e escrita no contexto das necessidades especiais.	Comment by Lucia Cristiane Moratelli Pianezzer: Retirar ponto final
Rio Pardo de Minas – MG 
2017
RESUMO 
O presente trabalho desenvolvido pelas acadêmicas do curso de Licenciatura em Educação Especial da Uniasselvi, tem como principal objetivo demonstrar que a Educação Especial tem o papel de executar, com maior qualidade, o atendimento as pessoas portadoras de necessidades especiais que precisam de atendimentos específicos, planejados e elaborados atentamente, direcionados a cada indivíduo ou grupo de indivíduos, focalizando no ato de ler como um mecanismo de inclusão social desses alunos. A atividade de leitura para portadores de necessidades especiais apresenta-se como um espaço novo no contexto de Biblioteca Escolar, salientando que tal atividade requer dedicação, entusiasmo e constante atualização para trabalhar os variados recursos pertinentes à exploração da ludicidade, do brincar aprendendo, do desenvolver potencialidades escondidas. O ato de ler para os alunos portadores de deficiência com necessidades especiais é uma atividade prazerosa, uma vez que o interesse pela leitura por parte dos alunos tende a crescer, tornando-se um hábito. Portanto, é fato que, os processos de leitura são decisivos para o crescimento e desenvolvimento das pessoas portadoras de necessidades especiais, visando que as mesmas tenham uma vida mais feliz e possam ser aceitas e integradas realmente na sociedade.	Comment by Lucia Cristiane Moratelli Pianezzer: Favor referenciar, pois este trecho está disponível em: file:///C:/Users/67553923915/Downloads/5569-17590-1-PB.pdf
Palavras chave: leitura, escrita, necessidades especiais. 
ABSTRACT 
The present work developed by academics of the Uniasselvi Special Education Degree course, has as main objective to demonstrate that Special Education for the role of performing, with higher quality, the attendance as people with special needs who present themselves with specific care, planned and elaborated carefully, directed to each individual or group of individuals, focusing on the act as a mechanism of social inclusion of the students. The activity of reading for people with special needs presents itself as a new space in the context of School Library, stressing that such activity requires dedication, enthusiasm and constant updating for the work of the various resources relevant to the exploration of playfulness, play learning, development potential. Reading for students with disabilities with special needs is a pleasurable activity, since the interest in reading on the part of the students is a growing, becoming a habit. The processes of reading are decisive for the growth and development of people with special needs, aiming that as the same, a happier life and a series of actions and really integrated into society. 
Keywords: reading, writing, special needs.
INTRODUÇÃO 
	A palavra incluir atualmente, tem sido amplamente discutida nas últimas décadas. Neste sentido, a escola, por ser um espaço de formação e construção de vidas e transformações tem sido o principal foco de toda essa pauta de debates. 
	A leitura possui alguns aspectos relevantes e Dechant (apud Borba, 2000, p. 83) destaca a leitura como “sendo um processo sensorial, um processo perceptual, uma resposta aprendida, uma tarefa de desenvolvimento, um interesse emotivo, um processo de aprendizagem, um processo de linguagem e um processo de integração”. A leitura pode provocar reações diversas diferentes pessoas, em razão de suas vivências e experiências passadas ou presentes, de sua condição social ou de sua percepção de entendimento. Cada indivíduo em si é um é dotado de diferenças e possibilidades, sendo também munido de desejos e necessidades individuais. 
	Para as pessoas que têm algum tipo de necessidade especial a escrita e a leitura são processos que precisam ser ensinados e estimulados por meio de uma metodologia diferente. O potencial criativo desses indivíduos deve ser desenvolvido por meio de atividades diferenciadas e também tempos diferenciados, conforme o seu nível de aprendizagem. Não é algo que pode ser aplicado de maneira universal a todos. Cada um é dotado de algum tipo de limitação e essa condição deve ser considerada e trabalhada para que se torne em algo transponível e permita o aluno alçar novos voos. 
	 As atividades envolvendo a leitura, direcionada para alunos portadores de necessidades especiais são necessárias, pois contribuem diretamente na estimulação de crianças jovens e adultos, contribuindo para o seu pleno desenvolvimento intelectual e humano. 
	Esta produção intenta trazer ao conhecimento geral a importância das práticas de leitura e escrita dentro da educação especial. Para muitos, é um tema complexo, uma vez que as múltiplas deficiências evidenciadas no meio escolar muitas vezes se configuram como empecilhos, visto por muitos como intransponíveis, mas, ao olhar do educador eles se mostram apenas como desafios a serem enfrentados e solucionados e é sob esta ótica que desenvolvemos o que a seguir se evidencia neste artigo.

Continue navegando