Buscar

Microrganismos procarióticos e eucaritóticos

Prévia do material em texto

Cap. 9. O principal grupo de microrganismos procarióticos: as bactérias
Descreva as características dos microrganismos eubactérias. 
Unicelular, procarionte
Parede celular possui peprideoglicano;
Contém ácidos graxos de cadeia longa na membrana citoplasmática;
Síntese proteica o aminoácido usado é a formilmetionina;
Formato de acordo com a espécie: espiralado, esférico ou cilíndrico;
Maior parte absorve o alimento;
Reprodução assexuada: bipartição;
Muitas patogênicas;
Muitas produzem endósporos estrutura de resistência ficando no ambiente até infectar;
Divididas em: Grand-negativas (vermelhas), Grand-positivas (violetas e são mais espessas) e micoplasmas (não tem parede celular);
Membrana externa mistura de polissacarídeos e fósforolipídios;
Algumas espécies possuem outra camada que serve para aderência e proteção;
Descreva as características dos microrganismos arqueobactérias. 
Procarionte;
Parede celular constituída de proteínas ou polissacarídeos;
Contém álcoois de cadeia longa ramificada (fitanóis) na membrana plasmática;
Síntese protéica: aá usado é a metionina
Notáveis por formar produtos finais incomuns no metabolismo;
Umas são capazes de viver em ambientes adversos que podem inibir outras formas de vida;
Divididas em: metanogênicas (produz metano), halobactérias (precisam de 17% a 23% de NaCl) e as dependente de enxofre – essas possuem parede celular – já os termoplasmas não;
O que são bactérias fototróficas anoxigênicas? 
São parecidas com as plantas verdes porque tem habilidade de converter a energia da luz energia química para o crescimento não produzem oxigênio (anoxigênicas).
Possuem um tipo de clorofila - bacterioclorofila. Essa clorofila absorve principalmente a luz infravermelha que é invisível a olho humano. Também possui cara o Tenório diz esqueçam pigmentos em solúveis em água e absorvem a energia da luz e que transmitem para clorofila. A cor desses carotenoides é a base para divisão das bactérias fototróficas: as bactérias “púrpuras” (laranja e vermelho púrpura) e as bactérias verdes (verde a marrom). Ambos grupos são anaeróbico e vivem em água parada e pântanos salgados e fundo de lagos.
Estão em forma de bastão ou espiral e cocos. Maioria se reproduz por fissão binária, mas tem por brotamento (Rhodomicrobium).
O que são bactérias fototróficas oxigênicas?
Produz oxigênio com as plantas verdes. Possuem a clorofila a. Suas células têm pigmentos proteicos solúveis em agua (ficobilinas) que podem absorver a luz e transmitir energia a clorofila. Muitas espécies tem a azul que dão cor azul-esverdeada a bactéria, cianobactérias. Variedade de formas e arranjos: de cocos unicelulares a bacilos, filamentos longos e multicelulares. Cianobactérias não tem flagelo, mas as filamentosas tem movimento deslizante na superfície úmida. Nessas espécies também podem desenvolve heterocistos que fixam nitrogênio. Algumas tem uma parede muito espessa (acinetos) que são resistentes ao dessecamento. 
Ficam no solo, água doce e ambientes marinhos. As de água quente são termofílicas, outras vivem em associação com protozoários, fungos e plantas verdes. Nessas parcerias, as bac térias fornecem nutrientes (processos fotossintéticos e de fixação do N2)
O que são bactérias deslizantes? 
Dois grupos principais: as que formam estruturas produtoras de esporos (corpos de frutificação) e as que não formam. As que produzem são bastonetes curtos e geralmente flexíveis, não possui flagelos, podem deslizar em superfícies úmidas e deixam um rastro de limo (bactérias limosas – myxobactérias). Deslocam-se em grupos e formam os corpos de frutificação (de limo e células de repouso resistentes a dessecação) conhecidos como mixósporos. Sobre os corpos estão os esporângios. São aeróbicas e vive no solo, matéria orgânica em decomposição, esterco animal.
As que não formam os corpos possuem forma de bastonetes ou são filamentosas (Flexibacter) e não formam mixósporos. São aeróbios e microaerófilos que vivem no solo ou na água. Como as mixobácterias, podem degradar polímeros como celulose, quitina, queratina ou mesmo ágar.
O que são bactérias com bainhas? 
Forma de bastonetes e envolvidas por uma bainha constituída de subst. Orgânica (cadeia de células que parecem estar em um tubo). Ficam em água doce e ambientes marinhos. Espécie comem Sphaerotilus natans que ficam em água poluída e esgoto que tem bainha incolor.
O que são bactérias gemulantes e/ou apendiculadas? 
Ficam no solo e na água. Podem ser aeróbicos, microaerófilos ou facultativos. Uns produzem prosteca e outros pedúnculos (fitas sem vidas ou apêndices tubulares). Algumas sereproduzem por fissão binária e outras por brotamento. Nenhuma bactéria desse grupo é fototrófica (utilizam luz como fonte de energia e convertem em energia química, crescendo a partir da utilização de CO2), mas algumas fototróficas anoxigênicas podem formar prosteca e se reproduzir por brotamento.
O que são micoplasmas? Descreva suas características. 
São incapazes de formar uma parede celular, só possuindo uma membrana citoplasmática como envoltório externo (coram como Gram-negativos). Possuem plasticidade (assumindo várias formas diferentes desde esferas a filamentos ramificados) e isso permite que muitas atravessem os poros de filtros bacteriológicos que retem as bactérias. Podem inchar e romper quando a cultura é repentinamente diluída em água. NÃO são inibidos nem com penicilina (que inibem a síntese de parede, por isso não agem sobre eles). Podem ser inibidos com antibióticos (atuam sobre processos metabólicos). Muitos possuem uma membrana que tem esterol (colesterol). As eucarióticas possuem esteróis. Seu meio de cultura contém soro sanguíneo para fornecer colesterol para crescimento.
São encontrados nas mucosas do homem e de animais. Muitas causam infecções e algumas são patogênicas para o homem (mycoplasma pneumoniae – pneumonia atípica). 
Os espiroplasmas são helicoidais (mesmo não tendo parede celular) e são móveis no líquido (mesmo não tendo flagelos)
Descreva as diferenças das bactérias metanogênicas, bactérias halofílicas extremas e bactérias dependentes de enxofre. 
Metanogênicas: são anaeróbicas e produzem grande qtde de gás metano (CH4). Seus tipos são diferenciados com base na sua morfologia e na reação de Gram. Ocorrem em locais ricos em matéria orgânica (brejos, açudes, lagos). Se desenvolvem também dentro de digestores anaeróbicos em estações de tratamento de água e esgoto, onde produzem milhares de metros cúbidos de metano. Esse gás pode ser usado como combustível para aquecimento e geração de energia.
Halofílicas: precisam de 17 a 23% de NaCl. Vivem em lagos salgados. Colônias com coloração vermelha e laranja por causa dos carotenoides (que parecem proteger as células contra os efeitos danosos da luz solar). Umas tem pigmento púrpura (bacteriorrodopsina) que ficam na membrana. É fotoativa e permite que a halobactéria converta a energia da luz em energia química. São eubactérias fototróficas, porém não possuem bacterioclorofila nem clorofila.
Dependentes enxofre: ficam em água quente ácidas. Pode crescer em temperatura de 50°C ou mais, chegando a 87°C. Preferem condições ácidas pH acima de 4,0 a 5,5. Os aeróbicos obtêm energia pela oxidação de enxofre ou de compostos orgânicos como açúcar e aá. Os anaeróbicos pela remoção de elétrons tanto do H2 quanto dos compostos orgânicos, usando elétrons para reduzir enxofre a gás sulfídrico.
Cap. 10. Os principais grupos de microrganismos eucarióticos: fungos, algas e protozoários 
Descreva as características morfológica e reprodução dos fungos limosos. 
Não são típicos. Durante sua etapa de crescimento parecem protozoários porque não possuem parede celular, possuem movimentos ameboides e ingerem nutrientes particulados. Durante a propagação formam corpos de frutificação e esporângios apresentando esporos com paredes como fungos típicos. 
Celulares: células ameboides que se alimentam de bactérias e se agregam para formar corpos de frutificação pedunculados que produzem esporos.Durante o estágio vegetativo (de crescimento), os fungos limosos celulares são compostos de células semelhantes aos protozoários; isto é, estão na forma de amebas, ou células isoladas, que variam constantemente suas formas. Movem-se e alimentam-se heterotroficamente pela projeção de pseudópodes (falsos pés) em forma de dedos. Vivem em água doce, em solo úmido e em vegetais em decomposição, especialmente de troncos caídos. As células individuais, semelhantes a protozoários alimentam-se de bactérias.
Sob condições ambientais adversas, como a depleção de alimentos, agregam-se como uma massa viscosa, formando muitos pseudoplasmodios. Um plasmódio é uma massa de protoplasma amebóide, multinucleado, envolvido por uma membrana citoplasmática, sem tamanho ou forma definida. Os plasmódios de fungos limosos celular são denominados pseudoplasmódios porque as amebas que os compõem retém sua própria membrana celular.
Estes pseudoplasmodios, envolvidos por uma bainha viscosa, assemelham-se a lesmas que podem migrar e eventualmente transformar-se em corpos de frutificação produtores de esporos. Os esporos espalhados germinam e dão origem a amebas, completando o ciclo.
Acelulares: Multicelulares, plasmódio sem parede, que se transforma em esporângio altamente organizado, produzindo esporonglósporos. Semelhantemente aos fungos limosos celulares, passam por um estágio amebóide vegetativo em que se alimentam por fagocitose. Na fase de esporulação, formam estruturas de frutificação com pedúnculos que se assemelham a pedúnculos de outros fungos. Entretanto, os fungos limosos acelulares são sexualmente mais evoluídos que os fungos limosos celulares. Gerações haplóides (possuem um tipo de cromossomo) alternam-se com gerações diplóides (possuem dois tipos de cromossomos), uma propriedade não encontrada em fungos limosos celulares.
Descreva as características morfológica e reprodução dos fungos flagelados. 
Os fungos inferiores flagelados incluem todos os fungos, com exceção dos fungos limosos, que produzem células flageladas em alguma fase do seu ciclo de vida. Enquanto os fungos limosos nutrem-se pela ingestão de partículas, os fungos inferiores flagelados alimentam-se pela absorção dos nutrientes. A grande maioria destes fungos são filamentosos, produzindo um micélio cenocítico. Muitos são unicelulares ou unicelulares com rizóides. A reprodução pode ocorrer por vários meios; a reprodução assexuada ocorre mediante a produção de zoósporos.
Existem quatro grupos principais de fungo inferiores flagelados: Chytridiomycetes, Hyphochytridiomycetes, Plasmodiophoromycetes e Oomycetes.
Descreva as características morfológica e reprodução dos fungos terrestres
Os fungos terrestres são as espécies mais conhecidas entre os fungos. Este grupo inclui leveduras, bolores, orelhas-de-pau, mofo, fungos em forma de taça, ferrugem, carvão, bufa-de-logo e cogumelos. Todos caracterizam - se pela nutrição através da absorção e, com exceção das leveduras (que são gera mente unicelulares), a maioria produz um micélio bem desenvolvido constituído de hifas septadas ou cenocíticas. As células móveis não são encontradas em fungos terrestres. A reprodução assexuada ocorre através de brotamento, fragmentação e produção de esporangiósporos ou conídios. A reprodução sexuada neste grupo culmina na produção de zigospórios, ascósporos ou basidiósporos.
Existem quatro principais grupos de fungos terrestres: Zygomycetes, Ascomycetes, Basidiomycetes e Deuteromycetes.
Descreva as características das algas.
São fototróficas, mas algumas são heterotróficas. Quando crescem fotossintetcamente, produzem oxigênio e utilizam o dióxido de carbono como a única fonte de carbono. Algas não necessitam de um sistema vascular para transportar nutrientes, uma vez que toda célula algácea é autotrófica e pode absorver nutrientes dissolvidos diretamente. Muitas algas são móveis ou possuem um estágio móvel durante seu ciclo. São classificadas pela natureza e propriedades de pigmentos; natureza de produtos de reserva e armazenamento; tipo, numero, inserção e morfologia de flagelos; morfologia e características das células e talos;
Quais as diferenças entre as algas verdes e douradas. 
Algas verdes são de água doce e algumas de ambientes marinhos, uni ou multicelulares, algumas microscópicas, dois ou mais flagelos iguais apicais ou subapicais, possuem clorofila a e b, carotenoides, em sua reserva é de amigo e a composição da parede celular possui celulosa e pectina.
Nas algas douradas a maioria fica em ambiente marinho, são unicelulares e microscópicas, dos flagelos laterais, possuem a clorofila a e c, carotenoides, sua reserva é de amido e óleo e não possui parede celular.
Descreva as características das euglenóides. 
Ficam em água doce, são unicelulares e microscópicas, um a três flagelos apicais. Tem como pigmento a clorofila a e b, carotenóides, suas reservas são de paramilon e óleo e não possuem parede celular. Crescem hetero ou autototroficamente. Podem ingerir alimentos particulados por meio de um esôfago. Formas e tamanhos variados. 
Descreva características dos protozoários flagelados. 
Divididos em dois grupos: as formas que parecem os vegetais (fitoflagelados) e semelhantes aos animais (zooflagelados). Os fito possuem cloroplastos e são de vida livre. Os zoo são possuem cromatóforos. Formas ameboides com ou sem flagelo. Um ou muitos flagelos. Muitos são comensais, simbiontes e parasitas. (Leishmania).
Reprodução assexuada por fissão binária longitudinal. Reprodução sexuada conhecida em alguns grupos. Autotróficos e/ou heterotróficos. 
Descreva características dos protozoários ameóides
A maioria tem vida livre. Corpos nus ou com esqueleto externo ou interno. Movimento ameboide e alimentação por meio de pseudópodes. Reprodução assexuada por fissão. Reprodução sexuada, quando presente, geralmente está associada com gametas flagelados. (Amoeba).
Descreva características dos protozoários esporozoários 
Estágio de formação de esporo durante o ciclo. Reprodução sexuada pela união de gametas. Assexuada por fissão múltipla. Todas são parasitas. Geralmente não são móveis, mas a locomoção dos organismos maduros é feito pela flexão do corpo, deslizamento ou ondulação do eixo longitudinal. (Toxoplasma).
Descreva características dos protozoários ciliados. 
O maior filo, todos possuem cílios como organela de locomoção ou para obtenção de alimentos em algumas fases do ciclo, muitos possuem boca ou citóstona, presentes dois tipos de núcleos, macronúcleo que controla o metabolismo, e micronúcleo que controla a reprodução. A reprodução assexuada ocorre por fissão (transversal), e a reprodução sexuada nunca envolve a formação de gametas livres, são amplamente distribuídos (águas doces, salgadas, em solos). (Didinium)

Continue navegando