Buscar

Resultados e Discussões

Prévia do material em texto

Licenciatura em Química
 Adaniane Gomes Tome, Danniany Vieira Gomes dos Santos, Karollayne e Maria Estefane da Silva.
2º Período
Disciplina: Química Inorgânica
Professor PHD: Guilherme Buso
Determinando o Ka dos ácidos
Itumbiara-GO
Setembro de 2017 
Procedimento Experimental
Produtos químicos:
· Ácido clorídrico
· Solução desconhecida de HCL
· Azul de bromotimol
· Alaranjado de metila
· Vermelho de metila
· Verde de malaquita
Materiais:
· Balões volumétricos
· Provetas
· Béquer
· Erlenmeyer
· Tudo de ensaio
· Pipeta
Método:
Utilizou se uma solução de 0,10 M de HCL para formar uma solução de PH=1,0.
Após isso diluiu se 10 ml de solução de 0,10 M de HCL, em agua destilada, com volume de 100 ml em um balão volumétrico. E obteve-se uma solução de ph=2,0.
Seguindo o mesmo procedimento com 10 ml da solução de PH=2,0, adquiriu se o PH=3,0; PH=4,0; PH=5,0 e o pH=6,0.
A seguir foram limpos cuidadosamente uma serie de 6 tubos de ensaio e etiquetados conforme suas soluções de pH, no primeiro tubo foi adicionado 10 ml do padrão de pH=1,0; no segundo 10 ml do padrão de pH=2,0 e assim sucessivamente até o preenchimento dos diferentes padrões nos 6 tubos.
Em cada tubo de ensaio foi adicionado um tipo de indicador de PH. Dentre os indicadores utilizados estão azul de bromotimol, alaranjado de metila, vermelho de metila e verde de malaquita.
Em seguida observou se as soluções e anotou as cores características de todos os PHS para que possibilitasse a comparação da solução desconhecida.
Resultados e Discussões
Os procedimentos realizados tiveram os resultados esperados, conseguiu-se visualizar o ponto de viragem dos quatro indicadores propostos e por comparação indicar o ph da solução desconhecida apresentada pelo professor.
O indicador verde de malaquita teve seu ponto de viragem no ph1 para o ph2, quase não se conseguiu visualizar pelo motivo do indicador já estar fraco, como pode se ver na figura abaixo.
 
O indicador azul de bromotimol teve seu ponto de viragem no ph5 para o ph6, demonstrado na figura abaixo.
O indicador vermelho de metila também teve seu ponto de viragem entre os ph5 e ph6, conforme se vê na figura abaixo.
E finalmente o indicador alaranjado de metila teve seu ponto de viragem entre os ph4 e ph5 visto na imagem abaixo.
Tendo as faixas de viragem dos quatro indicadores usados podemos chegar ao resultado da solução desconhecida que foi apresentada pelo professor comparando-a com os resultados obtidos e reconhecer que seu ph estaria entre 1 e 2 que e o mesmo do verde de malaquita, como demonstrado pela figura abaixo.
Conclusão 
Mediante os dados expostos, durante a aula no laboratório foi possível determinarmos a constante de dissociação do ácido acético através de medidas de PH, além disso, aprendemos a utilizar um medidor e os indicadores para verificar o pH de uma solução de acordo com o seu ponto de viragem. Dessa maneira obtivemos um resultado positivo perante os desafios apresentados durante a prática no laboratório, aplicando desse modo o que vimos durante as aulas teóricas.

Continue navegando