Buscar

Direito Ambiental AV2

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201505559211)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As licenças ambientais mencionadas no artigo oitavo da Resolução CONAMA 237/97 podem ser de três tipos. Quais são eles?
		
	
Resposta: Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação.
	
Gabarito: Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201505729102)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A cidade de Resende, no Rio de Janeiro, quase teve uma turfeira - área ambiental alagada-, aterrada para dar lugar à nova fábrica de carros da Nissan, no Pólo Industrial de Resende, graças à denúncia do biólogo, Luciano Lima. Junto a segmentos da sociedade e de meios de comunicação local criaram o SOS Lagoa da Turfeira, cujo lema foi: "Nissan sim. Turfeira também!" A denúncia foi levada ao Ministério Público Federal - MPF e ao órgão ambiental estadual, o INEA - Instituto Estadual do Ambiente. Posteriormente, em audiência pública, solicitada pelo MPF, ficou claro que a tese defendida "Turfeira Sim, Nissan Também" era integralmente aprovada pela própria empresa, que tem entre as suas principais bandeiras a sustentabilidade ambiental. Em 2013, na semana do meio ambiente, a cidade recebeu a notícia de que a Lagoa da Turfeira passará a ser protegida, como uma unidade de conservação (UC), a ser criada por ato administrativo pelo governo do estado. A Nissan será responsável a subsidiar recursos para a criação da unidade de conservação na região circunvizinha à área da empresa, com o objetivo de preservar a Lagoa da Turfeira e eventuais áreas úmidas associadas. Aguarda-se ainda a confirmação da Lagoa da Turfeira ser caracterizada como uma unidade de conservação de proteção integral.
Sabendo que as unidades de conservação integrantes do SNUC - Sistema Nacional de Unidades de Conservação, Lei 9.985/2000, dividem-se em dois grupos, com características específicas: I - Unidades de Proteção Integral e II - Unidades de Uso Sustentável, FAÇA O QUE SE PEDE:  1- Apresente o seu entendimento sobre os objetivos dos dois grupos das unidades de conservação e  2- Justifique, se você considera correta ou não, a criação da Lagoa da Turfeira, conforme o texto, como uma UC- unidade de conservação de proteção integral
		
	
Resposta: O objetivo das Unidades de Proteção Integral é preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais. O objetivo das Unidades de conservação de uso sustentável é compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela dos seus recursos naturais.
	
Gabarito:
Gabarito, apresentar noções básicas sobre os conceitos solicitados:  1- O objetivo das Unidades de Proteção Integral é preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais - (proteção integral: manutenção dos ecossistemas livres de alterações causadas por interferência humana, admitido apenas o uso indireto dos seus atributos naturais). O objetivo das Unidades de Conservação de Uso Sustentável é compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela dos seus recursos naturais - (uso sustentável: exploração do ambiente de maneira a garantir a perenidade dos recursos ambientais renováveis e dos processos ecológicos, mantendo a biodiversidade e os demais atributos ecológicos, de forma socialmente justa e economicamente viável).   2- está correta a indicação da Lagoa da Turfeira como UC de proteção integral, o que significa que nada mais poderá ser feito no entorno do banhado, assim como garantir a preservação da lagoa.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): 1- O objetivo das Unidades de Proteção Integral é preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais - (proteção integral: manutenção dos ecossistemas livres de alterações causadas por interferência humana, admitido apenas o uso indireto dos seus atributos naturais). O objetivo das Unidades de Conservação de Uso Sustentável é compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela dos seus recursos naturais - (uso sustentável: exploração do ambiente de maneira a garantir a perenidade dos recursos ambientais renováveis e dos processos ecológicos, mantendo a biodiversidade e os demais atributos ecológicos, de forma socialmente justa e economicamente viável). 2- está correta a indicação da Lagoa da Turfeira como UC de proteção integral, o que significa que nada mais poderá ser feito no entorno do banhado, assim como garantir a preservação da lagoa.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201505733413)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	QUAL FOI A PRIMEIRA CONFERÊNCIA SOBRE O MEIO AMBIENTE, REALIZADA PELA ONU, E CONSIDERADA COMO MARCO INICIAL DO DIREITO AMBIENTAL INTERNACIONAL?
		
	
	A CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DENOMINADA RIO+20, REALIZADA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO.
	
	A CONFERÊNCIA DO CLIMA REALIZADA EM VARSÓVIA, POLÔNIA.
	
	A CONFERÊNCIA DO RIO DE JANEIRO SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO, TAMBÉM CONHECIDA COMO RIO-92, ECO-92 OU CÚPULA DA TERRA.
	
	A CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE A MUDANÇA CLIMÁTICA QUE OCORREU EM BALI, INDONÉSIA.
	 
	A CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE O MEIO AMBIENTE HUMANO, REALIZADA NA CIDADE DE ESTOCOLMO, SUÉCIA.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201506135814)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Dentro do estudo das Competências Constitucionais em matéria ambiental, o que vem a ser a competência material, também denominada administrativa ou executiva?
		
	
	É a que atribui ao Poder Legislativo a prática de atos administrativos e de atividades ambientais com base no Poder de Polícia.
	 
	É a que atribui ao Poder Legislativo o ato de legislar.
	
	É a que atribui exclusivamente aos Estados a prática de legislar sobre atividades ambientais.
	 
	É a que atribui ao Poder Executivo a prática de atos administrativos e de atividades ambientais com base no Poder de Polícia.
	
	É a que atribui ao Poder Legislativo a prática de atos ambientais.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201505670831)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa CORRETA sobre as Licenças Ambientais previstas na Resolução CONAMA 237
		
	
	Uma das modalidades de licença ambiental é a Licença de Operação, que é concedida após a apresentação dos documentos referentes a determinado empreendimento e de seu projeto de implementação e antes da licença de instalação.
	
	A Licença de Operação deverá ser concedida na fase operacional do planejamento do empreendimento ou atividade, aprovando sua localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos, caso haja necessidade.
	
	A Licença de Instalação deverá ser concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade, aprovando sua localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implantação
	 
	Licença Prévia, (LP), concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade aprovando sua localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implementação
	
	A Licença Prévia autoriza a instalação do empreendimento ou atividade de acordo com as especificações constantes dos planos e programas, a serem aprovados, não incluindo as medidas de controle ambiental e demais condicionantes, da qual constituem motivo determinante.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201506107632)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	(CESPE - 2013 - TRF 5ª Região - Juiz Federal) A respeito de atividades que envolvam Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) e seus derivados, assinale a opção correta à luz da Lei nº 11.105/2005.
		
	
	É permitidoo registro, o patenteamento e o licenciamento de tecnologia genéticas de restrição de uso.
	 
	As entidades financiadoras ou patrocinadoras das atividades que envolvam Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) e seus derivados devem exigir a apresentação do certificado de qualidade em biossegurança, sob pena de se tornarem corresponsáveis pelos eventuais efeitos decorrentes da atividade.
	 
	A realização de atividades que envolvam Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) e seus derivados depende de autorização expedida por órgão estadual competente em matéria ambiental.
	
	As atividades relacionadas à pesquisa científica podem ser desenvolvidas por pessoas físicas, desde que estas mantenham vínculo empregatício, ou de qualquer outra natureza, com pessoas jurídicas.
	
	Para fins de pesquisa e terapia, é proibida a utilização de células-tronco embrionárias obtidas de embriões humanos produzidos por fertilização in vitro.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201505678883)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Marque a resposta correta sobre o instituto do Tombamento:
		
	 
	Por meio do tombamento, o valor cultural do bem é reconhecido e se institui sobre ele um regime especial de proteção, considerando-se a função social do mesmo.
	 
	No tombamento o bem pode ser vendido, comprado ou alugado, mas as modificações físicas podem ser realizadas a critério do interesse do propietário do bem tombado.
	
	O objetivo do tombamento é referente apenas à necessidade de conservação do imóvel e nunca de bem móvel.
	
	A coisa tombada pode ser móvel ou imóvel, mas somente de propriedade privada.
	
	O tombamento pode ser nas instâncias municipal, estadual e federal, existindo uma hierarquia entre os três níveis de proteção, pois não possuem natureza suplementar
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201505733586)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A RESPONSABILIDADE AMBIENTAL PODE SER PENAL, ADMINISTRATIVA OU CIVIL. QUANTO A RESPONSABILIDADE CIVIL É CORRETO AFIRMAR QUE:
		
	
	VIGORA A TEORIA DA RESPONSABILIDADE CIVIL SUBJETIVA, DESTA FORMA É NECESSÁRIA A COMPROVAÇÃO DO DOLO OU CULPA PARA CARACTERIZAÇÃO DA RESPONSABILIDADE CIVIL, BASTANDO A PROVA DO DANO E DO NEXO CAUSAL PARA IMPOR AO INFRATOR O DEVER DE INDENIZAR PELO DANO A QUE DEU CAUSA.
	 
	VIGORA A TEORIA DA RESPONSABILIDADE CIVIL OBJETIVA, DESTA FORMA É DESNECESSÁRIA A COMPROVAÇÃO DO DOLO OU CULPA PARA CARACTERIZAÇÃO DA RESPONSABILIDADE CIVIL, BASTANDO A PROVA DO DANO E DO NEXO CAUSAL PARA IMPOR AO INFRATOR O DEVER DE INDENIZAR PELO DANO A QUE DEU CAUSA.
	
	TEM NATUREZA SUBJETIVA E RESULTA DA INFRAÇÃO A NORMAS ADMINISTRATIVAS, SUJEITANDO O INFRATOR A UMA SANÇÃO DE NATUREZA TAMBÉM ADMINISTRATIVA.
	
	VIGORA A TEORIA DA RESPONSABILIDADE CIVIL SUBJETIVA CABENDO TAMBÉM SER APLICADA NA ESPERA ADMINISTRATIVA.
	 
	TEM NATUREZA OBJETIVA E RESULTA DA INFRAÇÃO A NORMAS ADMINISTRATIVAS, SUJEITANDO O INFRATOR A UMA SANÇÃO DA MESMA NATUREZA.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201506236402)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É crime de tráfico de animais, nos termos da Lei 9.605/98:
		
	
	quem vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depósito, utiliza ou transporta ovos, larvas ou espécimes da fauna nativa ou em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros não autorizados ou sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.
	
	quem vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depósito, utiliza ou transporta ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros não autorizados ou com a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.
	
	quem vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depósito, utiliza ou transporta espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros não autorizados ou sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.
	 
	quem vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depósito, utiliza ou transporta ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros não autorizados ou sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.
	
	quem guarda ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros não autorizados ou sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201505679271)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Diante de uma Ação Civil Pública, decorrente de dano ambiental em razão da destruição de floresta nativa considerada de preservação permanente com antecipação da tutela imposta para evitar o aumento do já detectado dano ao meio ambiente, marque a alternativa CORRETA.
		
	
	Nas ações civis públicas, o Ministério Público tem legitimidade para propor a ação principal, mas não a ação cautelar.
	 
	A ação civil pública será proposta no foro do local onde ocorrer o dano, cujo juízo terá competência funcional para processar e julgar a causa.
	
	Não é admitida a inversão do ônus probatório nas demandas ambientais por aplicação subsidiária do Código de Defesa do Consumidor.
	
	Nas ações civis públicas poderá haver adiantamento de custas, emolumentos, honorários periciais e quaisquer outras despesas, nem a solicitação da condenação da associação autora, salvo comprovada má-fé, em honorários de advogado, custas e despesas processuais.
	 
	Se o órgão do Ministério Público, esgotadas todas as diligências, se convencer da inexistência de dados para a propositura da ação civil, promoverá o arquivamento dos autos do inquérito civil ou das peças informativas, sem ser necessária a fundamentação sobre o mesmo.

Continue navegando