Buscar

Direito Ambiental AV2 UNINASSAU

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL: Atividade contextualizada (AV1)
João José Paiva Rocha
Matrícula 01575897
Curso Gestão Ambiental
A busca por um desenvolvimento sustentável tem se tornado uma prioridade para empresas em todo o mundo, e no Brasil não é diferente. Compreender os campos de atuação mais frequentes no planejamento e gestão ambiental é fundamental para que as organizações possam adotar práticas efetivas de sustentabilidade. Nesse contexto, diversas empresas brasileiras têm se destacado por suas ações voltadas para a preservação do meio ambiente e o uso responsável dos recursos naturais.						Um exemplo notável de empresa brasileira comprometida com o desenvolvimento sustentável é a Natura. Reconhecida internacionalmente, a empresa atua no setor de cosméticos e utiliza uma abordagem baseada na biodiversidade brasileira, promovendo a conservação da flora e fauna por meio do uso sustentável dos ingredientes naturais. De acordo com Santos (2019), a Natura possui um modelo de negócio que valoriza a sustentabilidade em todas as suas etapas, desde a matéria-prima até a embalagem dos produtos. Essa empresa também investe em programas de reflorestamento e compensação de carbono, contribuindo para a mitigação dos impactos ambientais.			Outro exemplo relevante é a Ambev, uma das maiores empresas de bebidas do país. A Ambev tem se destacado em sua gestão ambiental ao adotar práticas que visam à redução do consumo de água e energia, bem como a destinação correta dos resíduos sólidos. Segundo relatório da empresa (Ambev, 2022), a companhia estabeleceu metas ambiciosas para a redução do consumo de água em suas operações, além de investir em tecnologias de reciclagem e reutilização de materiais.									Diante da urgência de preservar o meio ambiente e adotar práticas sustentáveis, empresas brasileiras têm se dedicado cada vez mais ao desenvolvimento sustentável e à gestão ambiental. Exemplos como a Natura e a Ambev demonstram que é possível conciliar atividades econômicas com a preservação ambiental. Essas empresas têm implementado medidas que vão desde o uso responsável de recursos naturais até a redução de emissões de poluentes, contribuindo para a construção de um futuro mais sustentável.
REFERÊNCIAS
Ambev. (2022). Relatório Anual 2021. Disponível em: https://www.ambev.com.br/institucional/wp-content/uploads/sites/2/2022/02/Relatorio-Anual-2021.pdf . Acessado em: 6 de Junho de 2023.
Santos, M. (2019). Natura promove crescimento sustentável no mercado de cosméticos. Exame. Disponível em: https://exame.com/negocios/natura-promove-crescimento-sustentavel-no-mercado-de-cosmeticos/. Acessado em: 6 de Junho de 2023.

Outros materiais