Buscar

Ensino clinico 1

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201302205207)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde - Declaração de Alma-Ata, aconteceu no final da década de 70 que teve como meta "Saúde para todos no ano 2000", reforçando a proposta sobre a necessidade urgente para que os cuidados primários de saúde sejam desenvolvidos e aplicados tanto nos países em desenvolvimento quanto nos desenvolvidos. Essa conferência enfatiza alguns aspectos fundamentais, EXCETO:
		
	
	As desigualdades existentes no estado de saúde das populações devem ser alvo de preocupação comum entre todos os países.
	
	Que os cuidados primários de saúde representam o primeiro nível de contato dos indivíduos, família e comunidade com o Sistema Nacional de Saúde. Sendo estes essenciais e devendo ser colocados ao alcance de toda a população.
	
	A saúde como um direito humano fundamental.
	
	Responsabilidade dos governos com a saúde da população através de adoção de medidas sanitárias e sociais.
	 
	O desenvolvimento econômico e social deve ser baseado numa ordem econômica internacional, devendo o Estado adotar políticas públicas saudáveis sem a participação da população no planejamento e execução dos cuidados de saúde.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201302205199)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A promoção da saúde, como vem sendo entendida nas últimas décadas, representa uma estratégia promissora para enfrentar os diversos problemas de saúde que afetam as populações. Partindo de uma concepção ampla do processo saúde-doença e de seus determinantes, propõe à articulação de saberes técnicos e populares, e a mobilização de recursos institucionais e comunitários, públicos e privados, para seu enfrentamento e resolução. A I Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde teve como produto final uma Carta de intenção, que tornou-se, desde então, um termo de referência básico e fundamental no desenvolvimento das ideias de promoção da saúde em todo o mundo, essa Carta define promoção da saúde como o processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle deste processo. Assinale qual Conferência produziu essa Carta.
		
	
	Adelaide
	
	Jakarta
	 
	Ottawa
	
	Alma Ata
	
	Sundsval
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201302205408)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A saúde é vista como resultado do estilo de vida adotado pelo sujeito, orientado para o bem-estar, gerando a prevenção de doenças e a promoção da saúde. O resultado tem sido a evolução de ampla variação de estratégias, dentre as quais a prática de:
		
	 
	Autocuidado.
	
	Reabilitação.
	
	Tratamento medicamentoso.
	
	Automedicação.
	
	Tratamento alternativo.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302205208)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O significado de saúde e doença sofreu influências culturais e históricas desde a época das civilizações mais antigas até os dias de hoje. Ao longo dos anos a doença foi vista como "ausência de saúde" e a saúde definida como "ausência de doença". Dentre as afirmativas abaixo, assinale a que não corresponde (FALSA) aos novos conceitos de Saúde e Doença:
		
	
	A maneira como uma sociedade está organizada, pode influenciar no estado de saúde e doença de uma população, a doença tem caráter histórico e social.
	
	Devemos pensar que uma população não está com saúde ou doença por acaso, faz-se necessário pensar em como está organizada esta sociedade.
	
	Quanto maior a desigualdade social, maior a chance de pessoas expostas às situações de riscos, muitas vezes adoecem da mesma doença várias vezes, com maior ou menor gravidade.
	 
	Os conceitos de saúde e doença não estão envolvidos com a religiosidade de uma determinada cultura.
	
	Atualmente com as novas tecnologias para a assistência em saúde, as definições de saúde e doença deverão ser mais flexíveis e amplas, contemplando vários os fatores psicológicos, sociais e biológicos.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302205205)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Os conceitos sobre Saúde Coletiva, Saúde Pública e Saúde Comunitária foram evoluindo, a partir do momento histórico-científico, como adaptação da ciência ao modo de vida da população. Diante dessa afirmativa analise os conceitos a seguir e identifique o ERRADO.
		
	
	A saúde pública atualmente é entendida como o campo do conhecimento que tem suas práticas organizadas e orientadas institucionalmente para promover a saúde das populações.
	
	A saúde comunitária discute sobre a saúde dos indivíduos e como ocorrem a distribuição dos níveis de saúde neste grupo, tendo o objetivo de melhorar a saúde da população levando em conta como a população está organizada socialmente, no ambiente em que vive, como estão distribuídos os recursos e outros. Seu enfoque é buscar soluções para os fatores que podem impactar a saúde da população.
	
	O conceito de saúde coletiva resultou do movimento sanitarista latino-americano e da corrente da reforma sanitária no Brasil que tem como objetivo analisar o processo saúde-doença de uma coletividade, considerando o contexto social historicamente determinado em que ela se insere. Essa análise dará a ele condições de intervir na realidade, promovendo mudanças e melhorias naquela comunidade.
	 
	A saúde pública surgiu no século XVII com a Medicina moderna, tendo como objetivo a polícia médica e fundamentada no naturalismo médico.
	 
	Na saúde coletiva, a saúde está restrita ao biológico, é marcada em um corpo que é simbólico e não sofre influências do ambiente coletivo onde vive.

Continue navegando