Buscar

Elemento cálcio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Elemento: Cálcio
Abundancia: 5º elemento mais abundante (3,6% em massa).
Ocorrência: Não é encontrado em estado nativo na natureza, estando sempre como constituinte de rochas ou minerais, como as que apresentam em sua composição carbonatos, sulfatos e entre outros. Na forma pura, o cálcio se apresenta como um metal de baixa dureza, prateado, que reage facilmente com o oxigênio presente no ar e na água.
Compostos formados: Azul egípcio; Benzoato de cálcio; Bromato de cálcio; Brometo de cálcio; Cal; Carbeto de cálcio; Carbonato de cálcio; Cianamida de cálcio; Ciolita; Citrato de cálcio; Cloreto de cálcio; Cromato de cálcio; Fluoreto de cálcio; Fosfato de cálcio; Fosfato monocálcio; Gluconato de cálcio; Hidreto de cálcio; Hidróxido de cálcio; Hipoclorito de cálcio; Iodeto de cálcio; Nitrato de cálcio; Nitreto de cálcio; Oxalato de cálcio; Sulfato de cálcio; Sulfeto de cálcio, etc.
Importância: O cálcio promove a redução da acidez do solo, melhora o crescimento das raízes, aumento da atividade microbiana, aumento da disponibilidade de molibdênio (Mo) e de outros nutrientes. Reduzindo a acidez do solo, diminui a toxidez do alumínio (Al), cobre (Cu) e manganês (Mn). Plantas que apresentam altos teores de cálcio resistem melhor a toxidez destes elementos.
Curiosidade: O nutriente leva duas horas para se dissolver no estômago, após ser ingerido por meio de alimentos – Após passar pelo estômago, ele vai para o intestino, onde dois hormônios regulam a quantidade de cálcio que será absorvida.
Aplicabilidade: É utilizado na agricultura para diminuir a acidez do solo.

Outros materiais