Buscar

2 DIREITO EMPRESARIAL IV

Prévia do material em texto

DIREITO EMPRESARIAL IV
	Simulado: CCJ0029_SM_201301761982 V.1 
	Aluno(a): ANTONIO GONÇALVES DE LIMA
	Matrícula: 201301761982
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 03/11/2017 18:21:03 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201302901321)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Mauriti & Cia Ltda. celebrou contrato de alienação fiduciária em garantia com a sociedade empresária Gama. Com a decretação de falência da fiduciante, o advogado da fiduciária pleiteou a restituição do bem alienado, sendo informado pelo administrador judicial que o bem se encontrava na posse do falido na época da decretação da falência, porém não foi encontrado para ser arrecadado. Considerando os fatos narrados, o credor fiduciário terá direito à restituição em dinheiro do valor da avaliação do bem atualizado?
		
	
	Sim, devendo, para tanto, habilitar seu crédito na falência como quirografário.
	
	NDR
	
	Não, em razão de este não ter sido encontrado para arrecadação.
	
	Não, por não ter a propriedade plena do bem alienado fiduciariamente, e sim resolúvel.
	 
	Sim, mesmo que o bem alienado não mais exista ao tempo do pedido de restituição ou que não tenha sido arrecadado.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301979709)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os sócios da MN Serviços Ltda., pessoa jurídica que atua no ramo de prestação de serviços de limpeza e conservação, visando superar situação de crise econômico-financeira, deliberaram pela recuperação judicial da referida pessoa jurídica. Considerando a situação apresentada e as normas relativas à recuperação judicial das sociedades empresárias, assinale a opção correta.
		
	
	O Comitê de Credores será órgão de constituição obrigatória.
	
	Apenas os créditos vencidos do devedor, existentes na data do pedido, estarão sujeitos à recuperação judicial.
	
	A petição inicial da MN Serviços Ltda. deve ser instruída com as demonstrações contábeis relativas aos cinco últimos exercícios sociais.
	
	Para que a MN Serviços Ltda. possa requerer a recuperação judicial, é necessário que ela, no momento do pedido, esteja exercendo regularmente suas atividades há mais de cinco anos.
	 
	No ato em que for deferido o processamento da recuperação judicial da MN Serviços Ltda., deve ser nomeado administrador judicial, que pode ser pessoa física ou jurídica.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201302405684)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A sociedade empresária Beta Ltda, que atua no ramo de distribuição de bebidas está passando por um período de dificuldades financeiras devido à retração do mercado interno e começou a atrasar os pagamentos de fornecedores. Preocupado com a situação da empresa, os sócios da Beta Ltda procuram você, Advogado especialista em Direito Empresarial com a finalidade de serem orientados a respeito do instituto da Recuperação Judicial. Com base na situação hipotética apresentada, assinale a alternativa correta:
		
	
	O juiz somente poderá conceder a recuperação judicial da Empresa Beta Ltda se o plano de recuperação for aprovado pela Assembleia Geral de Credores.
	
	O plano de recuperação judicial da Empresa Beta Ltda poderá prever prazo superior a 1 (um) ano para pagamento dos créditos derivados da legislação do trabalho ou decorrentes de acidentes de trabalho vencidos até a data do pedido de recuperação judicial.
	
	A Empresa Beta Ltda poderá desistir do pedido de recuperação judicial a qualquer tempo, desde que antes da concessão da recuperação judicial pelo juiz, bastando, para tanto, comunicar sua desistência ao juízo da recuperação.
	
	O plano de recuperação apresentado pela Empresa, em hipótese alguma, poderá sofrer alterações.
	 
	Na recuperação judicial, os titulares de créditos retardatários, excetuados os titulares de créditos derivados da relação de trabalho, não terão direito a voto nas deliberações da assembléia-geral de credores.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302543199)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	( Questão adaptada/concurso) A respeito do Administrador Judicial no âmbito da recuperação judicial, é correto afirmar:
		
	 
	a) O Administrador Judicial, pessoa física, pode ser formado em Engenharia.
	
	e) O Administrador Judicial substitui o devedor assim que ele é nomeado no processo de recuperação.
	
	d) O Administrador Judicial somente pode ser destituído pelo Juízo da Falência na hipótese de, após intimado, não apresentar, no prazo de 5 ( cinco) dias, suas contas ou os relatórios previstos.
	
	b) O Administrador Judicial perceberá remuneração fixada pelo Comitê de Credores.
	
	c) O Administrador Judicial será escolhido pela Assembléia Geral de Credores.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301921747)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No caso de apresentação do Plano de Recuperação Extrajudicial, pode-se afirmar:
		
	
	O plano de recuperação extrajudicial poderá contemplar o pagamento antecipado de dívidas bem como tratamento diferenciado aos credores que não estiverem sujeitos a ele.
	
	O plano de recuperação extrajudicial produz efeitos mesmo antes de sua homologação judicial.
	
	Sempre terá a sua homologação facultativa.
	
	Se for apresentada impugnação ao Plano será aberto o prazo de 10 (dez) dias para que o devedor sobre ela se manifeste.
	 
	Após a distribuição do pedido de homologação do Plano de Recuperação Extrajudicial, os credores não poderão desistir da adesão ao Plano, exceto com a anuência expressa de todos os demais signatários.

Continue navegando