Buscar

exercicios micro adm estacio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

MICROECONOMIA
Suponha que você tenha um final de semana para desempenhar duas atividades OU estudar para uma prova muito importante. O Custo de Oportunidade de dedicar seu final de semana todo assistindo os filmes, corresponde : ao tempo de estudo que deverá fazer para realizar a prova
Pontos à direita e fora da curva de possibilidades de produção significam que não poderão ser atingidos com os recursos disponíveis.
Dos elementos que compõem o estudo da Macroeconomia, algumas:
*A Microeconomia, ou Teoria Microeconômica, pode ser também descrita como a Teoria da Formação dos Preços, por ter um papel fundamental nas decisões de planejamento (e administração) das empresas.*A Microeconomia é o ramo da ciência econômica que se preocupa com a análise do comportamento das unidades econômicas, como os consumidores, as famílias e as empresa, análise da formação dos preços em mercados específicos.
A curva de possibilidade de produção construída para dois bens (X e Y) demonstra:
o quanto se pode produzir dois bens com as dadas quantidades utilizadas dos fatores de produção existentes com determinada tecnologia.
Sobre a definição de Demanda:*a demanda é a quantidade de determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir, num dado período, dada a sua renda. A curva de demanda indica as diferentes quantidades que o consumidor pode adquirir, dadas várias alternativas de preços de um bem ou serviço. A demanda é um fluxo, pois é definida para um determinado período de tempo.
Com relação a análise gráfica da curva:pontos na curva de CPP indica que a economia está utilizando o máximo de produção, com os recursos disponíveis.
O que é Curva (Fronteira) de Possibilidade de Produção?É a fronteira máxima que a economia pode produzir, dados os recursos produtivos limitados e mostra as alternativas de produção da sociedade, supondo os recursos plenamente empregados
Os três problemas econômicos relativos a "o que" , "como" e "para quem" produzir existem:
em todas as sociedade, não importando seu grau de desenvolvimento ou sua forma de organização política.
O equilíbrio de mercado é aquele que :Determina a igualdade entre quantidade ofertada e demandada, ao mesmo preço
Suponha dois bens de demanda substituta, manteiga e margarina. Quando ocorre uma diminuição substancial no preço da manteiga, tudo o mais permanecendo constante, deve-se esperar que a curva de demanda de margarina:desloque-se para esquerda.
Na demanda e oferta, a inclusão de variáveis na condição "coeteris paribus" pressupõe que:sua influência é a mesma para todos os níveis de preço
Há uma explicação em relação a um tipo de bem que é um paradoxo à Lei Geral da Demanda. Melhor dizendo, sua curva de demanda acaba sendo positivamente inclinada, ou seja, há uma relação direta e não inversa entre a quantidade demandada e o preço desse bem. É o bem: de Giffen.
Decreva o ponto de equilíbrio de mercado? a quantidade demandada e a quantidade ofertada em igualdade, não havendo excesso ou escassez.
Um ponto interno CPP indica que a economia encontra-se : abaixo do limite máximo de produção, gerando capacidade ociosa
Para os produtores, a política de preço mínimo definido pelo governo objetiva: proteger o produtor, garantindo que os mesmos não sofram prejuízos, pela imposição de mercado com um preço de equilíbrio abaixo do preço mínimo do produtores.
Observe as frases abaixo : I) Se o preço for acima do preço de equilíbrio, surgirá um excesso de oferta ou uma escassez de demanda do produto desejado II) No ponto de equilíbrio, há uma ¿harmonia¿ entre a oferta e a demanda, pelo preço que satisfaz a consumidores e produtores III) Se o preço for abaixo do preço de equilíbrio, haverá um excesso de oferta ou uma escassez de demanda do produto ofertado IV) Se o preço for acima do preço de equilíbrio, surgirá um excesso de demanda ou uma escassez de oferta do produto no mercado Marque somente uma UMA alternativa CORRETAAs afirmativas I e II estão corretas
Qual a situação de mercado quando o preço do produto analisado se encontra acima do preço de equilíbrio de mercado?
As quantidades demandadas reduzem, enquanto as quantidades ofertadas aumentam, gerando excesso de oferta e escassez da demanda.
Observe as proposições abaixo e assinale a alternativa correta que diz respeito à economia do bem estar.
I - É o estudo de como a alocação dos recursos escassos afeta o bem-estar econômico das pessoas. 
II - Estuda-se como produtores e consumidores se beneficiam por participar do mercado que seja competitivo. 
III - Analisa-se como um tabelamento de preços para baixo beneficia tanto os consumidores como os produtores por meio do excedente do consumidor e do produtor.
IV - Destaca-se como as empresas procuram maximizar o seu lucro total em função da sua tecnologia, do seu capital e dos seus materiais obtidos pelos recursos naturais.I, II e IV são verdadeiras e III é falsa.
A diferença entre o valor que uma pessoa quer pagar por um bem ou serviço e o preço cobrado pelo mercado é conhecida como Excedente do consumidor
Curvas de Indiferença são curvas que representam um conjunto : de cestas que geram o mesmo nível de satisfação ao consumidor
Suponha um consumidor que havia encontrado o equilíbrio na compra dos bens X e Y, maximizando sua satisfação. Ocorre então uma queda do preço de Y, coeteris paribus. O efeito dessa queda, graficamente, seria de:Mudança no ponto em que a Linha de Orçamento toca o eixo do bem Y.
Marque a opção correta quanto ao significado de preço de equilíbrio:Determina a igualdade simultaneamente entre oferta e demanda
Supondo um ponto de equilíbrio do consumidor dado pela tangência entre uma curva de indiferença e a linha da restrição orçamentária, quanto mais para esquerda esse ponto se deslocar ao longo da restrição orçamentária, significa que:os preços dos bens estão aumentando e/ou a renda nominal do consumidor está diminuindo, diminuindo o bem estar dos consumidores, diminuindo o consumo dos produtos.
Em qual das alternativas abaixo está ilustrada a Lei da Demanda?
Quando a quantidade demandada de um determinado bem varia inversamente com seu preço, permanecendo constantes a renda disponível do consumidor e o preço dos demais bens.
Vamos supor o aumento do poder de compra, basicamente determinado pelo crescimento da renda disponível dos consumidores de uma determinada região. Isso provocará a expansão da procura por um determinado produto X. Evidentemente, o preço de equilíbrio desse produto:
irá se deslocar da posição de equilíbrio inicial para um nível de preço mais alto, por meio do deslocamento da curva de demanda para direita e para cima (deslocamento paralelo por exemplo), não havendo a mudança na posição da curva da oferta do produto, por parte das empresas.
Analise as proposições abaixo e identifique a proposição verdadeira.
A curva de indiferença é uma representação gráfica que apresenta as preferencias dos dos consumidores. É o lugar geométrico que identifica as diferentes combinações de bens que dão ao consumidor o mesmo nível de satisfação ou utilidade.
O consumidor teve um aumento de renda e a quantidade consumida do produto "Y" diminuiu, esse produto é considerado um bem inferior
A respeito da elasticidade-preço da procura (Epp) e da elasticidade-preço da oferta (Eps), assinale a alternativa correta.
Quando Epp for maior que 1, ¦Epp¦ > 1, a procura é elástica.
Se o preço de um produto subiu 20% e a quantidade demandada caiu 10%, qual a elasticidade-preço da demanda?0,5
A proporção do imposto que os produtores repassarão aos consumidores depende da Elasticidade Preço da Demanda. CorretaPara um Tipo de demanda Elástica, o teremos um repasse do imposto MENOR devido alta sensibilidade dos compradores à subida de preço
Se um bem possui elasticidade-preço da demanda igual a 0,5 então tem:elasticidade-preço da demanda inelástica.
Considere que um produto aumente de preço de R$ 10,00 para R$ 15,00 e que a quantidade demandada desse produto se mantenha inalterada em 1.000 unidades apesar do aumento. Calculea elasticidade-preço da demanda e indique qual tipo de elasticidade-preço o produto possui.
Elasticidade igual a 0 e demanda perfeitamente inelástica
Elasticidade Renda da Demanda (Erd) calcula as alterações nas quantidades demandadas em relação a renda dos consumidores. Se a renda dos consumidores aumentar 1%, o que ocorrerá com a Elasticidade Renda da Demanda (Erd) ? (selecione a única alternativa correta)
Se o bem for normal, então a ErD > 0
A elasticidade-preço da demanda de um bem é igual a 0,5 em termos absolutos. Se o preço desse produto aumentar em 10%, a quantidade demandada deverá:diminuir em 5%.
Sobre as economias de escala, é correto afirmar que:Só existem no longo prazo, quando há possibilidade de variar a quantidade de todos os fatores.
Leia atentamente as informações abaixo e assinale a alternativa correta.
I - Isoquanta de produção significa igual quantidade, e pode ser definida como sendo uma linha na qual todos os pontos representam infinitas combinações de fatores, que indicam a mesma quantidade produzida. 
II - Rendimentos constantes de escala referem-se à análise de todos os fatores de produção; ao crescerem numa dada proporção, a produção cresce na mesma proporção, e as produtividades médias dos fatores permanecem constantes. 
III - Um conjunto de isoquantas, cada qual representando um dado nível de produção, representa uma família de isoquantas, ou mesmo como podemos chamar de mapa de produção.I, II e III são verdadeiras.
Na teoria da produção na empresa, podemos analisa-la pelo ponto de vista do curto prazo, que reflete os efeitos de quando analisa-se o período no qual : MARQUE SOMENTE UMA QUESTÃO CORRETApelo menos um dos fatores de produção é considerado fixo
Supondo uma função de produção com um fator de produção variável e um fixo, pode-se afirmar que quando a produtividade média do fator variável igualar-se à produtividade marginal (assinalando a alternativa certa):a produtividade média desse fator está no seu máximo.
A linha ou curva que representa as várias combinações de quantidades de fatores de produção que geram a mesma quantidade de produto:curva de isoquanta
Na analise dos Custos de Produção de uma empresa, considerando-se que os custos de longo prazo estão relacionados à dimensão da fabrica, para poder operar neste espaço de tempo, a curva de custo médio total terá formato em U que os economistas e administradores chamam de economias de escala , onde todos os fatores de produção são : MARQUE SOMENTE UMA QUESTÃO CORRETAVariáveis
O conjunto de linhas que, individualmente, representam o mesmo nível de produção , dada as combinações de utilização de dois fatores de produção denomina-se:mapa de isoquantas
Na teoria da produção na empresa, a lei dos rendimentos ( marginais ) decrescentes, diz respeito à discussão sobre a produção de uma empresa : MARQUE CORRETA no curto prazo, supondo sempre que, pelo menos um dos fatores permanece fixo no processo de produção.
O aumento em 10% dos fatores de produção capital e trabalho faz a produção aumentar em 5%, tem-se: rendimentos decrescentes de escala
Considerando o Curto Prazo, pode-se dizer que um aumento da produção sempre reduzirá:O custo fixo médio.
Sobre custos no curto prazo, correta:o custo total só varia a partir de seus custos variáveis que são função da quantidade produzida.
A Móveis Potiguar Ltda utiliza 5 trabalhadores, cada um trabalhando 8 horas, para produzir 80 cadeiras de balanço. Qual a produtividade desses trabalhadores?2 cadeiras por hora
O custo marginal é definido como:o custo que mede o incremento no custo total, ocasionado pela produção de uma unidade adicional do bem
Na analise dos Custos de Produção de uma empresa, a Curva de Custo Total, possui o mesmo formato do custo : MARQUE SOMENTE UMA QUESTÃO CORRETAvariável
Dentre os princípios básicos da Teoria Neoclássica ou Marginalista, para análise do mercado, podemos destacar:
a busca da maximização do lucro total para toda e qualquer empresa, em um mercado perfeitamente competitivo, ou seja, um mercado livre, sem barreiras e totalmente transparente.
Ainda que seja um dos modelos mais estudados na teoria econômica, o mercado perfeitamente competitivo não é encontrado no mundo real. "No mercado em concorrência perfeita, as hipóteses centrais do modelo (...) resultam na não rivalidade. Dessas hipóteses, depreende-se um tipo de mercado que se caracteriza pela imagem pacífica (e inerte). Um espaço homogêneo, sem qualquer traço de concorrência e rivalidade entre empresas, dentro de um contexto rígido de condições, métodos de produção e, em particular, formas de organização invariantes". SILVA, A.L.G. (2004) "Concorrência sob condições oligopolísticas". Campinas, SP: Unicamp. Assim, na construção do mercado de CONCORRÊNCIA PERFEITA estão presentes os seguintes elementos: I - firmas que maximizam lucros; II - mercado atomizado; III - homogeneidade do produto; IV - elevados custos irrecuperáveis. Estão CORRETOS apenas: II e III.
Dizer que o preço do produto é uma variável exógena para firma em concorrência perfeita, significa:
que a empresa não é formadora de preços.
Sabe-se que: RT = receita total; CT = custo total; RMe = receita média; CMe = custo total médio; LT = lucro total; RMg = receita marginal; CMg = custo marginal. Em decorrência das informações acima, em concorrência perfeita, uma firma estará em equilíbrio de curto prazo no nível de produção em que:LT > 0, em que RT > CT, RMe > CTMe e RMg = CMg.
Não se inclui como característica da concorrência perfeita: Lucro extraordinário a longo prazo
Ocorre o equilíbrio ou a maximização do lucro total em um mercado monopolista, quando : MARQUE SOMENTE UMA ALTERNATIVA CORRETA
RMg = CMg
Uma empresa que opera em monopólio, devido ao seu controle sobre preços, não produz uma quantidade que leve a uma demanda inelástica. Esta afirmativa é justificada pelo fato de que: uma firma monopolista pode obter lucro extraordinário tanto, no curto prazo, quanto, no longo prazo.
Para tomar uma decisão de produção numa empresa monopolista, a empresa deverá produzir até o nível de produção onde a maximização do lucro total ocorre, quando :RMg = CMg
No equilíbrio a longo prazo, o monopólio puro, ao contrário da empresa em concorrência perfeita, pode realizar lucros puros em virtude de:
se ter obstáculos à entrada de novas firmas.
Um monopolista não se diferencia do produtor em concorrência perfeita, quanto a : Marque somente uma alternativa CORRETA
maximização do lucro total
Em monopólio:não existe uma curva de oferta.
Na economia contemporânea são encontradas formas de mercado onde, em função das condições dos preços e das formas de produção, as empresas precisam estar cientes das reações que seus concorrentes podem tomar. Desta forma, assinale as estruturas de mercado onde estas características são mais presentes:Concorrência Monopolista e Oligopólio.
A Receita Total de um Monopolista que oferece um produto com demanda inelástica a um preço mais elevado, será : Marque somente uma alternativa CORRETAmaior, pois a variação percentual do preço é maior que a variação percentual da quantidade demandada
Na concorrência monopolística:a oferta se caracteriza pela diferenciação de produtos.
Aponte a alternativas CORRETAs :
*Em concorrência monopolística os produtos são diferenciados e elevada possibilidade de substituição
*Em oligopólio, existem poucas empresas
*Em monopólio, as empresas determinam o preço dos seus produtos.
*Em competição perfeita, as empresas não tem poder de definir o preço do mercado
A estrutura de mercado do tipo Concorrência Monopolista, pode ser caracterizada como uma estrutura de concorrência imperfeita contendo muitas empresas, produzindo um dado produto/serviço. Onde cada firma produz um produto diferenciado, mas com substitutos próximos. Que podem se diferenciar por fatores tais como embalagens e promoções de vendas.
Sabe-se que: RMg = receita marginal; CMg = custo marginal; CT = custo total; RT = receita total. De acordo com as informações acima, a maximizaçãodo lucro total em uma empresa de concorrência monopolista tende a ocorrer a curto prazo quando:RT > CT e RMg = CMg.
É um tipo de estrutura de mercado pela oferta de bens e serviços que pode ser definido, basicamente, de duas formas, ou seja, pequeno número de empresas no setor ou um pequeno número de empresas que dominam um setor com muitas empresas. Estamos nos referindo a:oligopólio.
Um mercado em que há um número relativamente grande de empresa, com produto diferenciado é:Concorrência monopolística.
As características a seguir indicam, sequencialmente, que tipo de estruturas de mercado? I. Livre mobilidade de recursos. II. Elevadas barreiras à entrada. III. Não existe concorrência. IV. Rivalidade entre as empresas participantes.Concorrência Perfeita, Monopólio, Monopólio e Oligopólio.
Diante de todos os problemas existentes a Economia se preocupa com um de forma fundamental. Qual é esse problema?A escassez.
É correto afirmar, exceto:
*Coeteris Paribus é uma condição do estudo microeconômico
*No estudo da formação de preços estuda-se somente a os mercados de bens e serviços e de fatores de produção.
*Microeconomia e Teoria da Formação de Preços são essencialmente sinônimos
*Monopólio é uma estrutura de mercado.
Leia atentamente as informações abaixo e assinale a alternativa correta.
I - A função da demanda indica quanto o consumidor tende a adquirir, dadas as várias alternativas de preços de um produto (bem ou serviço).  II - A demanda agregada, por uma mercadoria qualquer, é igual ao somatório das demandas individuais por essa mercadoria. III - O deslocamento da função da oferta, provocado pela diminuição do preço dos insumos, é o movimento ao longo da própria curva de oferta, em virtude da variação do preço da própria mercadoria. IV - Dada uma curva de oferta de uma mercadoria, um deslocamento para direita dessa curva enuncia queda da oferta do produto.
Observe as frases abaixo : I) Se o preço for acima do preço de equilíbrio, surgirá um excesso de oferta ou uma escassez de demanda do produto desejado II) No ponto de equilíbrio, há uma ¿harmonia¿ entre a oferta e a demanda, pelo preço que satisfaz a consumidores e produtores III) Se o preço for abaixo do preço de equilíbrio, haverá um excesso de oferta ou uma escassez de demanda do produto ofertado IV) Se o preço for acima do preço de equilíbrio, surgirá um excesso de demanda ou uma escassez de oferta do produto no mercado.
Supondo o preço da soja no eixo vertical e a quantidade ofertada no eixo horizontal, podemos afirmar que, ceteris paribus
A quantidade ofertada de soja aumenta quando o seu preço aumenta
Se tanto a curva da demanda quanto a curva da oferta por laranjas se deslocam para a direita, então:
a quantidade aumenta e não é claro o que acontece com o preço.
Analise as proposições abaixo e identifique a proposição verdadeira.
A curva de indiferença é uma representação gráfica que apresenta as preferencias dos dos consumidores. É o lugar geométrico que identifica as diferentes combinações de bens que dão ao consumidor o mesmo nível de satisfação ou utilidade.
Variação no preço de um produto de 10% acarreta variação de 4% na qtd demandada, a elasticidade preço da demanda será Inelástica e igual a 0,4
Se o preço de um produto em um certo mercado, hipoteticamente aumentar 10%, como identificaríamos a reação da demanda em termos percentuais neste mesmo mercado? Para tanto, devemos usar o conceito de elasticidade
A lei da oferta determina que a curva de oferta é: positivamente inclinada, indicando que a oferta varia de maneira direta com o preço do produto.
Um produto X possui elasticidade-preço da demanda, em termos absolutos, igual a 0,5. Sua demanda tem como característica ser:inelástica.
Uma curva de demanda perfeitamente elástica (ou totalmente horizontal) por um produto em um dado mercado indica que a elasticidade vai:ao infinito.
A demanda de mercado é o total do produto que os consumidores desejam consumir. A partir dessa definição, sabemos que, com o preço, a quantidade demanda desses agentes é:inversa, demonstrando que a curva de demanda tem inclinação negativa.
Disposição de pagar do consumidor, pois tem um valor maior do que o preço de mercado: excedente do consumidor.
A oferta de mercado é a quantidade total do produto que os produtores/vendedores desejam vender em um determinado período de tempo. A partir dessa definição, sabemos que, com o preço, a quantidade ofertada desses agentes é:direta, demonstrando que a curva de oferta tem inclinação positiva.
A lei da demanda determina que a curva de demanda é:negativamente inclinada, indicando que a quantidade varia de maneira inversa ao preço do produto.
Definições de bens pelo seu uso (ou utilização).Bens de uso final são os bens que já sofreram transformações necessárias para seu uso ou consumo.
Dada uma curva de utilidade total a curto prazo, quando ela apresenta o cenário no qual a satisfação do consumidor está crescendo em proporções cada vez menores, a utilidade marginal está:diminuindo com resultado positivo.
Uma curva de demanda perfeitamente elástica (ou totalmente horizontal) por um produto em um dado mercado indica que a elasticidade é/vai:
ao infinito.