Buscar

casos trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CC1 Carlos Machado foi admitido pela Construtora Y S.A. em 18/2/2005 R.: Sim. Pois o empregador tem até 2 dias antes do inicio Das férias para realizar o pagamento, de acordo com a Súmula 450.TST
CC2 Frederico Santos e Marcos da Silva trabalharam na empresa Artes e Criações Ltda R.: a) Frederico sim 30 dias e Marcos não nada.
CC4 João e Mário, atendentes da loja MM Ltda., após briga R.: Não. Pois agressão física é motivo de justa causa, no caso ambos tinham que ser punido da mesma forma.
CC5 Felipe Homem de Sorte foi contratado pela empresa Piratininga Comércio de Metais Ltda. R.: (a) A primeira está correta, a segunda não, pois não podendo aplicar duas punições na mesma situação.(b) Pedir a rescisão indireta do contrato de trabalho art. 483, a.
CC6 Luis Antonio foi admitido pela Indústria Ribeirão Ltda. Em 11.03.2003 R.: a) Existem duas correntes: 1ª-O empregado faz juz a multa, pois a homologação é complexa. 2ª-O empregador não pode ser responsável pela multa, pois a homologação só pode ser feita por um órgão competente, e precisar agendar no sindicato. b)Teria 60 dias pois trabalhou mais de 10 anos e uns meses. Mais como foi tudo feito dia 12/6 só terá 30 dias.
CC7 Manuela foi contratada pela empresa TDB Informática Ltda., em 13/10/2008 R.: Não há prescrição total, com a previsão ds 30 dias de aviso prévio, ela poderia ajuizar a ação até o dia 16/07/2012. Ajuizando a ação a prescrição é interrompida. (art. 7º XXIX C.F)
CC8 Maria angélica foi contratada... R Não ocorreu a a prescrição total e sim a parcial do FGTS referente as parcelas além dos cinco anos.
CC9 Gilberto Cardoso foi admitido...R. De 1982 até 1988 regime decenal e de 1988 á 2012 será pela forma do FGTS acrescido de 40% de multa.
CC10 Janaina lemos foi contratada em 10/05/78... R. Sim, pois quanto houve a nova CRFB ela já encontrava-se em regime decenal.
CC11 Maria Antonieta, foi contratada em 17/05/2004, pela industria automobilística...R (A)- requisitos do art. 118 da lei 8213, que regulamenta um período de doze meses. (B) - Não, tendo em vista que deveria ter ficado por mais de quinze dias afastado.
 CC12 sandro ferreira foi aprovado em concurso...R. (A) não, com amparo na súmula 390 do OJ. (B) Não respaldado na OJ. 247 tst.
CC13 Benedito foi contratado pelo Banco Atenas S/A para trabalhar como vigilante. R. (A) Não, pois de acordo a súmula 257 do TST, o vigilante contratado diretamente por banco ou por intermédio de empresas especializadas, não é bancário. ,R.(B) As horas postuladas por Benedito não são devidas, pois não se equiparam a bancário, para efeito de aplicação do artigo 224 da CLT, em razão da inexistência de expressa previsão legal, considerando, ainda as diferenças estruturais e operacionais entre as instituições financeiras e as cooperativas de crédito, com base na OJ 379 da SDI-1 do TST.
CC 14 Catarina Bastos, não sindicalizada, empregada do Banco FuturoS/A R (A): Não, porque a Súmula 277, I do TST diz que “as condições de trabalho alcançadas por força de sentença normativa, convenção ou acordo coletivos vigoram no prazo assinado, não integrando, de forma definitiva, os contratos individuais de trabalho”. R.(B) Não poderá descontar não, pois conforme a OJ 17 da SDC do TST, bem como precedente normativo 119 do TST, a contribuição confederativa só é obrigatória para os associados, por ser ofensiva ao direito de livre associação sindical constitucionalmente assegurado
CC 15: Após várias tentativas frustradas de negociação coletiva, R(A). Não , por ser transporte publico é uma atividade essencial para a população, pois esta ferindo o artigo 13º da lei 7783/89 de estabelece a sua comunicação em 72 horas.///R(B). A regra é de ser suspenso o contrato de trabalho , porem pode ser negociado através de um acordo ou convenção coletiva. CC.16. Cristóvão Buarque, advogado, exerce a função de professor de Direito na Universidade R. (A) O dirigente sindical somente poderá ser dispensado por falta grave mediante a apuração em inquérito judicial, conforme súmula 379 do TST, artigos 494 e 543, parágrafo 3º da CLT.//R. (B) Será enquadrado por falta grave, tendo a necessidade de inquérito judicial, conforme súmula 379 do TST.

Outros materiais

Outros materiais