Buscar

TRABALHO ESTUDO DE CASO REGIONALIZAÇÃO E BLOCOS ECONÔMICOS MUNDIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

REGIONALIZAÇÃO E BLOCOS ECONÔMICOS MUNDIAIS
A região é uma das principais categorias da Geografia, sendo um conceito muito utilizado ao longo da história, pois se refere a um determinado tipo de unidade espacial ou de parte dela, no entanto, não existe um conceito único e acabado do que seria região, mas diferentes compreensões ao longo da história. No início, alguns autores consideravam a região como uma área pautada por uma característica que a diferenciava de seu entorno, enquanto outros autores consideravam a região como uma área natural marcada por um conjunto específico de elementos climáticos, geológicos, hidrográficos.
Para o autor, Richard Hartshorne, a região não seria somente algo natural e já existente, mas uma criação intelectual adotada pela compreensão humana, ou seja, a região não existiria de fato, sendo apenas uma apreensão humana sobre o espaço geográfico com base em um critério específico, a partir das diferentes manifestações culturais existentes, criando assim as regiões culturais no caso, ela não existem de fato, sendo apenas uma divisão elaborada com base em um critério previamente escolhido. Essa definição de região influenciou posteriormente a chamada “Nova Geografia”, corrente de pensamento geográfico pautada no Neopositivismo filosófico e calcada no racionalismo e na utilização de métodos quantitativos em suas análises. Nesse sentido, a região passou a ter um caráter de classificação das áreas, um agrupamento tecnicamente elaborado para fins específicos.
O professor como educador poderia determinar um dia da semana para uma atividade de pesquisa, solicitando aos alunos que usassem seus celulares ou ate mesmo seus tabletes, note books para interagir no tema proposto, pesquisando o conceito de região que era mais usado no século passado e ao mesmo tempo discutindo essa mudança referente a conceitos da nova geografia, baseando-se na economia mundial.
O professor poderia abordar de uma maneira clara e com termos mais populares, explicando primeiramente sobre o sistema capitalista e fundamentando a função desses blocos econômicos, relacionando com fatos do cotidiano e de fácil compreensão, acredito que para o aluno se interessar ele tem que entender como isso pode interferir na sua vida. Talvez relacionar, por exemplo, como funciona a metodologia do MERCOSUL e como esse, deixa alguma mercadoria mais barata ou mais cara, ou até citar e se fazer entender sobre a situação em outros blocos, o que as relações entre os países mudam no dia a dia das pessoas, e isso faz despertar o interesse, para somente assim ir abordando os conceitos mais técnicos.
A atividade proposta seria uma pesquisa na internet para saber e identificar quais são os blocos econômicos mundiais que existem hoje; quais são os mais fortes economicamente; quais os benefícios que trazem para a sociedade em seu entorno; de quais blocos o Brasil participa; etc..., além de uma ótima forma de aprendizado os alunos estariam vivenciando também a importância da inclusão digital na escola.

Outros materiais