Buscar

exercicio GRAU DE INFORMATIZAÇÃO DAS EMPRESAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1.
		Verificando a situação das empresas em relação ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação em suas atividades é correto dizer que:
I. Os sites das empresas em sua maioria oferecem informações institucionais.
II. "O cenário econômico brasileiro favorável parece ter contribuído para o crescimento regular da infraestrutura tecnológica das empresas brasileiras", diz Alexandre Barbosa, gerente do CETIC.br.
III. O envio e recepção de e-mails é a atividade menos usada pelos funcionários das empresas.
IV. As empresas buscam as TIC´s para se manter em bom nível de competitividade e melhoria de processos e procedimentos internos.
	
	
	
	
	 
	I - III - IV
	
	
	II - III - IV
	
	
	I - II - III
	
	
	I - II - III - IV
	
	 
	I - II - IV
	
	
		2.
		Com os seguintes projetos: "Computador para todos, Telecentros, Programa banda larga nas escolas, Computador portátil para os professores e Quiosque cidadão", o governo pretende o quê?
	
	
	
	
	
	Globalização econômica.
	
	
	Crescimento com sustentabilidade.
	
	
	Que as empresas se tornem competitivas.
	
	
	TI Verde.
	
	 
	Fazer inclusão digital.
	
	
		3.
		Um estudo sobre o grau de informatização de mais de 800 empresas brasileiras feita em 2013 constatou que o no índice de informatização os computadores são apenas ferramentas. Não basta só comprar e instalar computadores para obter imediatamente benefícios, é preciso usá-los adequada e efetivamente para conseguir melhorias nos processos empresariais. E usar adequadamente computadores não é somente questão de treinamento dos usuários. Envolve também o planejamento adequado do processo de informatização, a intensa participação e o comprometimento de usuários e executivos e um estado de permanente atenção para as possibilidades de melhorias e novos usos da TI nos processos. De acordo com Hu e Quan (2005), existem quatro visões que prevalecem em estudos a respeito de como a TI cria valor para a empresa.
A proposiçao que representa a visão de processos é:
	
	
	
	
	
	Considera que a TI cria excessos de retornos sobre outros tipos de investimentos de capital.
	
	 
	Considera que investimentos de TI geram vantagens competitivas ao melhorar a eficiência operacional de processos intermediários.
	
	
	Considera que os investimentos de TI criam vantagens competitivas sustentáveis através de capacidades e recursos estratégicos sem paralelo, singulares e peculiares ao contexto.
	
	
	Argumenta que investimentos de TI criam valor ao fornecer opções e flexibilidade para as empresas em contextos cada vez mais competitivos e incertos.
	
	
	Considera fundamentais os recursos de tecnologia da Informação e Comunicação com retornos garantidos de competitividade.
	
	
	
		4.
		Chamamos de inclusão digital a tentativa de garantir a todas as pessoas o acesso às tecnologias de informação e comunicação (TICs). A ideia é que todas as pessoas, principalmente as de baixa renda, possam ter acesso a informações, fazer pesquisas, mandar e-mails e mais: facilitar sua própria vida fazendo uso da tecnologia. A necessidade de inclusão digital está diretamente relacionada ao nível de __________________ da sociedade, que deve ter políticas bem definidas e estrutura de telecomunicações adequadas ao __________________ do processo de informatização.
 As palavras que melhor preenchem as lacunas são:
	
	
	
	
	
	intenção / pensamento.
	
	
	aceleração / planejamento.
	
	
	relacionamento / plano.
	
	
	amadurecimento / objetivo.
	
	 
	informatização / desenvolvimento.
	
	
	
		5.
		A informação na sociedade moderna é um bem de extrema importância, sendo um dos fatores responsáveis pela sobrevivência das organizações e, quando bem gerenciado, um forte fator de vantagem competitiva. É importante que os profissionais ligados a esta área sejam:
	
	
	
	
	 
	Os elementos que tenham conhecimento da área de informática ou os usuários, tenham de forma clara e inequívoca, o conhecimento de certos conceitos.
	
	 
	Os elementos vinculados diretamente á área de informática ou os usuários, tenham de forma clara e inequívoca, o conhecimento de certos conceitos.
	
	
	Os elementos que tenham conhecimento da área de informática, e os usuários, não precisam ter de forma clara e inequívoca, o conhecimento de certos conceitos.
	
	
	Os elementos não vinculados à área de informática, cujas pessoas não necessitam ter fluência tecnológica e desenvoltura na utilização dos produtos digitais.
	
	
	Os elementos vinculados diretamente á área de informática, porém os usuários, não precisam ter de forma clara e inequívoca, o conhecimento de certos conceitos.
	
	
		6.
		"A exclusão sócio-econômica desencadeia a exclusão digital ao mesmo tempo que a exclusão digital aprofunda a exclusão sócio-econômica. A inclusão digital deveria ser fruto de uma política pública com destinação orçamentária a fim de que ações promovam a inclusão e equiparação de oportunidades a todos os cidadãos. Neste contexto, é preciso levar em conta indivíduos com baixa escolaridade, baixa renda, com limitações físicas e idosos. Uma ação prioritária deveria ser voltada às crianças e jovens, pois constituem a próxima geração." (acesso a http://www.espacoacademico.com.br/024/24amsf.htm, em novembro de 2010) A alternativa que está diretamente relacionada ao trecho acima e que consiste em uma afirmação correta é:
	
	
	
	
	
	A educação é uma área sensível na exclusão social que deve colaborar para redução dos níveis de informatização da sociedade, promovendo a exclusão digital
	
	
	A TI não representa gastos significativos numa empresa e não requer investimentos contantes, pois a velocidade de atualização das tecnologias não deve ser considerada.
	
	 
	A educação é uma área sensível na inclusão digital que deve colaborar para ampliação dos níveis de informatização da sociedade, promovendo a inclusão digital
	
	
	A TI dá suporte ao desenvolvimento da sociedade, dificultando o acesso à informação e ao conhecimento, sendo determinante nos processos de informatização das empresas
	
	
	A TI nunca é considerada como grande responsável pelo consumo dos recursos naturais, energia e incrementos, pois sua utilização está diretamente relacionada ao processo de produção e ao pilar econômico do Triple Bottom Line
	
	
		7.
		A difusão da Tecnologia de Informação (TI) constitui importante tema no contexto da nova economia e é evidenciada por meio de um processo informatização que permeia a sociedade e negócios. Com relação aos negócios, os gestores necessitam de instrumentos para avaliar o uso organizacional da TI e formas para mantê-los informados a respeito das possibilidades da tecnologia. No processo de transição da Sociedade Industrial para a Sociedade da Informação e do Conhecimento vivenciamos como protagonistas a informatização em diferentes níveis através do uso das TIC.
Analise as sentenças em relação as características da Organização nesta nova sociedade e depois marque a resposta correta:
I) Novas formas organizacionais (atuação em redes) e novos mercados (globalização).
II) Tecnologia como instrumento gerencial.
III) Conhecimento como fonte de atração para fornecedores e o governo.
	
	
	
	
	
	As sentenças II e III estão corretas.
	
	
	As sentenças I e III estão corretas.
	
	
	Todas as sentenças estão corretas.
	
	
	Apenas a sentença I está correta.
	
	 
	As sentenças I e II estão corretas.
	
	
		8.
		"No âmbito das organizações, o termo ´informatização´ é empregado de forma ampla para representar a utilização dos recursos de tecnologia de informação (TI). Weissbach (2003) define informatização como sendo o processo de aplicação gradual,crescente, planejada e sistemática do uso da TI em todas as funções da organização. Como observa Lim (2001), a avaliação do nível ou Grau de Informatização (GI) de uma organização constitui uma importante preocupação gerencial e envolve dificuldades, pois a informatização inclui muitos fatores intangíveis, tais como a qualidade da informação e a cultura da organização." (acesso a http://www.scielo.br/pdf/raeel/v6n2/v6n2a04.pdf, em novembro de 2010). A alternativa que está diretamente relacionada ao trecho acima e que consiste numa afirmação correta é:
	
	
	
	
	
	A globalização diminui a competitividade entre as empresas, especialmente quando envolve TI, que não necessita de grandes investimentos na área
	
	
	O mercado de trabalho para os profissionais de TI é próspero e apresenta muitas oportunidades. Apesar de nesse caso ser pouco importante que o profissional mantenha-se atualizado e desenvolva novas competências e habilidades
	
	
	O processo de sustentabilidade de uma organização está diretamente relacionado ao seu grau de amadurecimento no mercado, podendo estar no nível inicial do mero gasto com energia até ao uso planejado e sistemático dos recursos computacionais
	
	
	A TI dá suporte ao desenvolvimento da sociedade, dificultando o acesso à informação e ao conhecimento, sendo determinante nos processos de informatização das empresas
	
	 
	O processo de informatização de uma organização está diretamente relacionado ao seu grau de amadurecimento no mercado, podendo estar no nível inicial da mera apropriação de recursos tecnológicos chegando até ao uso planejado e sistemático da TI em todas as funções da organização

Outros materiais