Buscar

FUNDAMENTOS DAS CIENCIAS SOCIAIS – AULA 9 EXERCICIOS

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DAS CIENCIAS SOCIAIS – AULA 9 EXERCICIOS
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201703891896)
	 Fórum de Dúvidas (5 de 11)       Saiba  (0)
	
	Entre as conquistas femininas podemos destacar a ampliação dos espaços profissionais às mulheres que passaram a ocupar altos cargos dentro das organizações. No entanto, essa conquista não lhes deu igualdade salarial, mesma para aquelas que desempenham as mesmas funções de seu colega do sexo masculino. No que se refere às identidades sociais, essa desigualdade pode ser apontada como:
		
	
	preconceito cultural.
	 
	preconceito de gênero.
	
	discriminação cultural.
	
	preconceito racial.
	
	exclusão social.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201703971091)
	 Fórum de Dúvidas (11)       Saiba  (0)
	
	(Enem 2013) O sociólogo espanhol Manuel Castells sustenta que "A comunicação de valores e a mobilização em torno do sentido são fundamentais. Os movimentos culturais (entendidos como movimentos que têm como objetivo defender ou propor modos próprios de vida e sentido) constroem-se em torno de sistemas de comunicação - essencialmente a internet e os meios de comunicação - porque esta é a principal via que esses movimentos encontram para chegar àquelas pessoas que podem eventualmente partilhar os seus valores, e a partir daqui atuar na consciência da sociedade no seu conjunto" (Adaptado de www.compolitica.org. Acesso em: 2 mar. 2012). Em 2011, após uma forte mobilização popular via redes sociais, houve a queda do governo de Hosni Mubarak, no Egito. Esse evento ratifica o argumento de que...
		
	
	A internet atribui verdadeiros valores culturais aos seus usuários.
	
	Os recursos tecnológicos estão a serviço dos opressores e do fortalecimento de suas práticas políticas.
	
	A consciência das sociedades foi estabelecida com o advento da internet.
	
	A revolução tecnológica tem como principal objetivo a deposição de governantes antidemocráticos.
	 
	Os sistemas de comunicação são mecanismos importantes de adesão e compartilhamento de valores sociais.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201703861483)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 11)       Saiba  (0)
	
	Podemos afirmar que um dos grandes desafios do capitalismo no século XXI seja a criação de um ¨capitalismo sustentável¨. Entendemos por ¿capitalismo sustentável¨:
		
	
	a criação de um sistema que priorize o desenvolvimento do capital tendo como fundamento, unicamente, o avanço da era da informação e da tecnologia;
	
	a criação de um sistema econômico baseado no liberalismo que se preocupa, essencialmente com as regras do mercado financeiro internacional
	 
	a criação de um sistema que, embora baseado em princípios de mercado encorajadores da competição, leva em consideração o respeito pelo meio ambiente e a inclusão de parcela significativa da população alijada do mercado de consumo;
	
	a criação de um sistema econômico que priorize o crescimento efetivo da produção em bases industriais e científicas e o aumento significativo do investimento produtivo do capital;
	
	a criação de um sistema voltado, unicamente para a expansão do capitalismo e das regras de um mercado globalizado.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201703917349)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 11)       Saiba  (0)
	
	Os papéis sociais entre homens e mulheres são definidos em sociedade, essa divisão se inicia na divisão das cores e se estende até as funções desempenhadas em sociedade. A partir dessa afirmação podemos afirmar que esse processo denomina-se de:
		
	
	Estigma
	 
	Construção cultural
	
	Resignação
	
	Aculturação
	
	Esteriótipo
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201703941474)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 11)       Saiba  (0)
	
	Verificamos que os papéis sociais entre homens e mulheres são definidos a partir de critérios estabelecidos por cada sociedade em função de suas construções culturais. As representações que se criam a partir das noções de masculino e feminino se referem a(o):
		
	
	Raça
	
	Sexo biológico
	
	Etnia
	
	Orientação sexual
	 
	Gênero
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201703941348)
	 Fórum de Dúvidas (5 de 11)       Saiba  (0)
	
	Trata-se de um julgamento prévio negativo sobre uma pessoa, um grupo, uma cultura, etc., fundamentado em estereótipos negativos em relação a quem está sendo julgado:
		
	
	Tolerância
	
	Relativismo cultural
	
	Segregação
	
	Discriminação
	 
	Preconceito
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201703297080)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 11)       Saiba  (0)
	
	ENADE 2009
"O movimento antiglobalização apresenta-se, na virada deste novo milênio, como uma das principais novidades na arena política e no cenário da sociedade civil, dada a sua forma de articulação/atuação em redes com extensão global. Ele tem elaborado uma nova gramática no repertório das demandas e dos conflitos sociais, trazendo novamente as lutas sociais para o palco da cena pública, e a política para a dimensão, tanto na forma de operar, nas ruas, como no conteúdo do debate que trouxe à tona: o modo de vida capitalista ocidental moderno e seus efeitos destrutivos sobre a natureza (humana, animal e vegetal). GOHN, 2003"
É INCORRETO afirmar que o movimento antiglobalização referido nesse trecho:
		
	
	 
defende um outro tipo de globalização, baseado na solidariedade e no respeito às culturas, voltado para um novo tipo de modelo civilizatório, com desenvolvimento econômico, mas também com justiça e igualdade social.
	 
	é composto por atores sociais tradicionais, veteranos nas lutas políticas, acostumados com o repertório de protestos políticos, envolvendo, especialmente, os trabalhadores sindicalizados e suas respectivas centrais sindicais.
	
	 
utiliza-se de mídias, tradicionais e novas, de modo relevante para suas ações com o propósito de dar visibilidade e legitimidade mundiais ao divulgar a variedade de movimentos de sua agenda.
	
	cria uma rede de resistência, expressa em atos de desobediência civil e propostas alternativas à forma atual da globalização, considerada como o principal fator da exclusão social existente.
	
	 recusa as imposições de um mercado global, uno, voraz, além de contestar os valores impulsionadores da sociedade capitalista, alicerçada no lucro e no consumo de mercadorias supérfluas.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201703933216)
	 Fórum de Dúvidas (11)       Saiba  (0)
	
	Entre as principais consequências da globalização e da formação de uma sociedade em rede, assinale a opção incorreta:
		
	
	A globalização não parece estar produzindo nem o triunfo do global nem a persistência, em sua velha forma nacionalista, do local.
	
	Embora alimentada, sob muitos aspectos, pelo Ocidente, a globalização pode acabar sendo parte de um lento e desigual, mas continuado, descentramento do Ocidente.
	
	A globalização permitiu uma um fluxo constante de produção e disseminação de informações, cujo símbolo mais visível é a internet.
	
	Os deslocamentos ou os desvios da globalização mostram-se, afinal, mais variados e mais contraditórios do que sugerem seus protagonistas ou seus oponentes.
	 
	A globalização permitiu uma distribuição igualitária dos bens produzidos em escala mundial, tornado o mundo menos desigual.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
		1.
		Durante muito tempo, foi a partir do trabalho que se difundiram movimentos universalizantes de direitos para toda a sociedade. Há dúvidas sobre a ideia de que a sociedade capitalistaseja capaz de formular novos direitos inclusivos, visto que anuncia não precisar tanto dos trabalhadores e, rapidamente, surgem novas desigualdades e aumento da exclusão social. O caso brasileiro expressa grandes dilemas a partir do momento em que o país se viu envolvido no processo de globalização econômica sem ainda ter resolvido seus problemas sociais básicos, que são potencializados pelo desenvolvimento da economia global. M. A. Santana e J. R. Ramalho (Org.). Além da fábrica. S. Paulo: Boitempo, 2003 (questão adaptada do ENADE 2005 em Ciências Sociais). Assinale a única opção correta referente ao assunto do texto acima.
		
	
	
	
	
	O trabalho no mundo contemporâneo deixou de ser uma atividade a partir da qual identidades sociais são construídas e reproduzidas.
	
	 
	A economia capitalista atual gera novas formas de exclusão, eliminando ou enfraquecendo o trabalho, que sempre foi considerado uma forma de construção de identidade das classes trabalhadoras.
	
	
	O trabalho deixou de produzir, entre os trabalhadores, relações políticas que levem à conquista de direitos.
	
	
	O desenvolvimento do capitalismo tem sido acompanhado pela incorporação de grande contingente de trabalhadores.
	
	
	O Brasil manteve-se distanciado das questões ligadas ao desenvolvimento capitalista, por isso, os problemas sociais pouco afetam as classes trabalhadoras e a sociedade brasileira.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Nos grandes centros urbanos brasileiros, como São Paulo e Rio de Janeiro, a má distribuição de renda se expressa principalmente:
		
	
	
	
	
	( ) Em manifestações públicas.
	
	 
	( ) No grande número de favelas;
	
	
	( ) Na constatação de boas políticas públicas;
	
	
	( ) Na verticalização de moradias;
	
	
	( ) Na diminuição da criminalidade;
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		"Não faz muito tempo, houve no Rio de Janeiro, um congresso internacional de turismo e seus planejadores sentiram que os visitantes não poderiam converter em espetáculo os setores excluídos da vida tecno-civilizada da cidade. Convocaram-se as empresas de tabuletas (out-doors como manda o figurino) para tapar o que não se podia mostrar: os pardieiros, o lixo, as favelas. Ficou evidente que, além de apregoar salsichas e alpargatas, os tapumes coloridos tinham a importante função social de modernizar a paisagem, de reajustar uma imagem da terra às exigências estéticas das retinas. Veja-se bem: não se cogitou nem uma vez sequer de restruturação do espaço social, mas das atitudes prováveis diante desse espaço. É exatamente isto o que chamamos de televisão do mundo." ( Muniz Sodré) Com base no texto acima e nas aulas de Antropologia e Sociologia, assinale a única alternativa que explique o texto acima:
		
	
	
	
	 
	O texto faz uma crítica severa à forma como o espaço urbano é organizado, gerando a desigualdade social.
	
	
	O texto faz uma critica severa à formação do povo brasileiro que em tudo dá um jeitinho, revelando uma completa falta de cultura.
	
	 
	O texto faz uma crítica severa à indústria do lazer , que cada vez mais deve primar pela tolerância e pela compreensão dos valores, da lógica e da dinâmica própria de cada país.
	
	
	O texto faz uma crítica severa ao consumismo, mostrando que o encontro entre diferentes culturas propicia a humanização das relações sociais, a partir do aprendizado sobre as diferentes visões de mundo.
	
	
	O texto mostra que as populações mais pobres são menos desenvolvidas intelectualmente, o que dificulta sua percepção de espaço.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		(ENEM 2013) TEXTO I Ela acorda tarde depois de ter ido ao teatro e à dança; ela lê romances, além de desperdiçar o tempo a olhar para a rua da sua janela ou da sua varanda; passa horas no toucador a arrumar o seu complicado penteado; um número igual de horas praticando piano e mais outra na sua aula de francês ou de dança. (Comentário do Padre Lopes da Gama acerca dos costumes femininos em 1839, apud SILVA, T. V. Z. Mulheres, cultura e literatura brasileira. Ipotesi - Revista dos Estudos Literários, Juiz de Fora, v. 2. n. 2, 1998). TEXTO II As janelas e portas gradeadas com treliças não eram cadeias confessas, positivas; mas eram, pelo aspecto e pelo seu destino, grande gaiolas, onde os pais e maridos zelavam, sonegadas à sociedade, as filhas e as esposas. (MACEDO, J.M. Memória da Rua do Ouvidor [1878]. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 20 maio 2013 (adaptado). A representação social do feminino comum aos dois textos é o(a)
		
	
	
	
	 
	submissão de gênero, apoiada pela concepção patriarcal de família.
	
	
	acesso aos produtos de beleza, decorrência da abertura dos portos.
	
	 
	proteção da honra, medida pela disputa masculina em relação às damas da corte.
	
	
	valorização do casamento cristão, respaldado pelos interesses vinculados à herança.
	
	
	ampliação do espaço de entretenimento, voltado às distintas classes sociais.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Giddens define a Globalização como "a intensificação de relações sociais mundiais, unindo localidades distantes". Tal aproximação, no entanto, ocorre muitas vezes somente no mundo virtual. Muitos estudiosos atentam para:
		
	
	
	
	
	A igualdade e inclusão sociais promovidas também por este processo;
	
	 
	A desigualdade e exclusão sociais promovidas também por este processo;
	
	
	O fato da Globalização só trazer riqueza;
	
	 
	A distribuição igualitária de recursos virtuais.
	
	
	O fato da Globalização só trazer benefícios;
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Você já deve ter ouvido muitas expressões como: "esse comportamento é típico de mulherzinha","isso é coisa de macho", ou ainda, "homens não podem chorar", "lugar de mulher é na cozinha", dentre outros. Como é denominado esta discriminação relacionada aos estereótipos construídos em torno do homem e mulher?
		
	
	
	
	 
	Preconceito de gênero.
	
	
	Identidade de gênero.
	
	
	Violência sexual.
	
	
	Repressão sexual .
	
	
	Discriminação racial.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		"A Internet é um meio de comunicação que permite, pela primeira vez, a comunicação de muitos com muitos, em um momento escolhido, em escala global. Assim como a difusão da máquina impressora no Ocidente criou o que McLuhan chamou de a Galáxia de Gutenberg, ingressamos agora em um novo mundo de comunicação: a Galáxia da Internet." CASTELLS, M. A galáxia da Internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2003. p. 08 (adaptado). O texto acima expressa a importância da internet na sociedade contemporânea, classificada por Manuel Castells como:
		
	
	
	
	
	Sociedade tradicionalista
	
	
	Sociedade interplanetária
	
	
	Sociedade harmônica
	
	 
	Sociedade em rede
	
	
	Sociedade fechada
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		As ciências sociais contemporâneas resgata abordagens clássicas, como aquelas relacionadas à classe, ideologia, cultura, entre outras, e atualizam essas ideias com novos temas resultantes da complexidade da sociedade atual, como demonstram as categorias de análise de gênero, etnia, sexualidade, autoritarismo, ação solidária, exclusão social, novas identidades culturais, entre outras. Com relação a esses temas, assinale a única opção correta.
		
	
	
	
	 
	A ação solidária é uma questão ideológica que não está contemplada pelas ciências sociais.
	
	
	Segundoas ciências sociais, a sociedade ocidental não possui elementos de cultura autoritária.
	
	 
	A luta das mulheres contribuiu para que o estudo de gênero fizesse parte das ciências sociais contemporâneas.
	
	
	O fenômeno da exclusão social é um problema típico do século XXI.
	
	
	Com exceção dos europeus, os povos não geraram uma identidade cultural própria.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
		(ENEM - 2010 - Adaptada) A primeira instituição de ensino brasileira que inclui disciplinas voltadas ao público LGBT abriu inscrições na semana passada. A grade curricular é baseada em similares dos EUA e da Europa. Ela atenderá jovens com aulas de expressão artística, dança e criação de fanzines. É aberta a todo público estudantil e tem como objetivo principal impedir a evasão social de grupos socialmente discriminados (Época, 11 de jan, de 2010, adaptado). O texto trata de uma política pública de ação afirmativa voltada ao público LGBT. Com a criação de uma instituição de ensino voltada a atender esse público, pretende-se:
		
	
	
	
	
	permitir o acesso desse segmento ao ensino técnico e profissionalizante.
	
	 
	copiar os modelos educacionais da Europa e dos Estados Unidos.
	
	 
	promover o respeito à diversidade sexual no sistema de ensino.
	
	
	criar uma estratégia de proteção e isolamento deste grupo.
	
	
	contribuir para a invisibilidade do preconceito ao grupo LGBT.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		(ENEM 2011) TEXTO I A ação democrática consiste em todos tomarem parte do processo decisório sobre aquilo que terá consequência na vida de toda coletividade. (GALLO, S. et al. Ética e Cidadania. Caminhos da Filosofia. Campinas: Papirus, 1997 (adaptado). TEXTO II É necessário que haja liberdade de expressão, fiscalização sobre órgãos governamentais e acesso por parte da população às informações trazidas a público pela imprensa. (Disponível em: http://www.observatoriodaimprensa.com.br. Acesso em: 24 abr. 2010). Partindo da perspectiva de democracia apresentada no Texto I, os meios de comunicação, de acordo com o Texto II, assumem um papel relevante na sociedade por
		
	
	
	
	 
	fornecerem informações que fomentam o debate político na esfera pública.
	
	
	propiciarem o entretenimento, aspecto relevante para conscientização política.
	
	 
	apresentarem aos cidadãos a versão oficial dos fatos.
	
	
	orientarem os cidadãos na compra dos bens necessários à sua sobrevivência e bem-estar.
	
	
	promoverem a unidade cultural, por meio das transmissões esportivas.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		O fenômeno que ocorre em quase todos os países do globo, guardadas suas proporções e dimensões, e é desencadeado, principalmente, entre outros motivos, pela má distribuição de renda em uma população, onde se concentra a maioria dos recursos nas mãos de uma minoria abastada da sociedade e, consequentemente, o melhor e maior acesso a subsídios econômicos, educacionais, de saúde e segurança, etc.. Esses são aspectos importantes para explicar o que se entende por:
		
	
	
	
	
	atividade social
	
	 
	desigualdade social
	
	
	responsabilidade social
	
	
	relatividade social
	
	
	interação social
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Em jogo do Santos contra o Mogi Morim pelo Campeonato Paulista, o volante santista marcou um golaço na vitória por 5 a 2. Mas a alegria foi substituída pela indignação. Torcedores do time rival o chamaram de macaco e um outro lhe disse que deveria procurar uma seleção africana para jogar. Arouca, no dia seguinte, clamou por punição exemplar. "A impunidade e a conivência das autoridades com as pessoas que fazem esse tipo de coisa são tão graves quanto os próprios atos em si. Somente discursos e promessas não resolvem a falta de educação e de humanidade de alguns", escreveu. (O Globo) O racismo é o desdobramento moderno mais nefasto e cruel da ideologia da recusa do estranho. Os seus efeitos devastadores sobre as relações humanas justificam o interesse que antropólogos e juristas dedicam ao assunto. (ASSIS & KUMPEL: 2009) Sobre o racismo é incorreto afirmar que:
		
	
	
	
	
	É uma doutrina segundo a qual todas as manifestações culturais, históricas e sociais do homem e os seus valores dependem da raça.
	
	
	Essas teorias racistas estão a serviço da violência, da opressão, da ignorância e da destruição.
	
	
	É uma doutrina que defende a tese de que a raça determina a cultura, e, por conseguinte, existiriam raças e culturas superiores.
	
	 
	É uma doutrina que defende a existência de uma raça superior que se destina a dirigir o gênero humano, mas reconhecendo a diversidade étnica e promovendo a igualdade entre os homens, garantindo o direito à diversidade.
	
	
	As teorias racistas não são científicas; são falsas e irracionais, implicam práticas culturais, econômicas, sociais e políticas para justificar a violência contra seres humanos.
	
	
	
		5.
		Trata-se de um julgamento prévio negativo sobre uma pessoa, um grupo, uma cultura, etc., fundamentado em estereótipos negativos em relação a quem está sendo julgado:
		
	
	
	
	 
	Preconceito
	
	
	Relativismo cultural
	
	
	Discriminação
	
	
	Tolerância
	
	
	Segregação
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Leia o texto a seguir:
Como argumentaram com muita propriedade diversos críticos da tradição sociológica [...] As nações e os estados nacionais não interagem simplesmente entre si; sob as condições modernas, eles formam "ou tendem a formar" um mundo, isto é, um contexto global com os seus próprios processos e mecanismos de integração. A forma nacional de integração, dessa forma, desenvolve-se e funciona em conexão íntima e num conflito mais ou menos acentuado com a forma global. [...] Para apreender a sua relevância em relação à análise do nacionalismo, é necessário ter em mente que a globalização de modo algum é sinônimo de homogeneização [...]. Pelo contrário, ela deve ser entendida como uma nova estrutura de diferenciação. (ARNASON, J. P. Nacionalismo, globalização e modernidade, In: FEATHERSTONE, M. (Org.)
De acordo com o texto, é correto afirmar:
		
	
	
	
	
	Apesar da resistência dos Estados Nacionais, a globalização resulta em homogeneização severa em todos os países que atinge.
	
	
	A globalização é um processo que atinge e subverte todos os Estados Nacionais, que tendem ao desaparecimento com construção política moderna de regulação das relações sociais locais.
	
	 
	Em virtude da presença dos Estados Nacionais, a tendência de homogeneização própria à globalização deve ser relativizada, pois muitas vezes, ao invés de uma homogeneização, ela acaba por promover novas formas de diferenciação.
	
	
	Inexiste relação direta entre globalização e Estados Nacionais, pois, estes últimos se preservam por meio de mecanismos de defesa autóctones e totalitários.
	
	
	Os Estados Nacionais possuem total autonomia quanto à globalização, por isso não sofrem reflexos deste processo, garantindo a homogeneidade, a simetria e unidade contra as distinções.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Economistas apresentam diagnostico do Brasil não como um país pobre, mas como um país com muitos pobres. (BARROS, HENRIQUES E MENDONÇA, 2001). A pobreza identificada no Brasil não pode ser explicada:
		
	
	
	
	
	Pela desigualdade das oportunidades inclusivas
	
	 
	Pelos índices diferenciados de distribuição de renda
	
	 
	Pela escassez de recursos disponíveis
	
	
	Pela má distribuição dos recursosPela desigualdade das inclusões econômicas
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		"Atualmente, diferentes hábitos culinários têm sido incorporados pelos mais diferentes povos, numa perspectiva de aumentar a diversidade gastronômica e, por outro lado, aumentar a oferta de alimentos a serem comercializados, gerando novos negócios. Em muitas regiões do planeta, os insetos são consumidos habitualmente como manjares deliciosos, e um centro de pesquisa da Tailândia resolveu produzi-los para exportação. São grilos crocantes para serem consumidos como aperitivo, acompanhados de cerveja. Ou ovos de formiga vermelha, para salada, e, como acompanhamento do prato principal, pupas de bicho-da-seda." (Edgar Morin - Jornal A Folha de São Paulo- Mar/2000) Esse movimento tem-se intensificado no mundo, podendo ser identificado como:
		
	
	
	
	
	darwinismo social.
	
	
	alteridade.
	
	 
	globalização.
	
	 
	etnocentrismo.
	
	
	relativismo cultural.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado

Continue navegando