Buscar

REVISÃO AV 2 E AV3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

REVISÃO AV2 CAD SUP N
ACURACIDADE OU INVENTÁRIO
Acuracidade é a precisão e exatidão de dados e informações, quando há ausência de erros ou equívocos. 
Existem diversos indicadores e métodos para controlar o estoque, sendo um deles a acurácia ou inventário que consiste em comparar a contagem física do estoque com as informações contidas nos relatórios. 
Seu cálculo é realizado através de uma regra de três simples e expresso em percentual.
Exemplo: 1200 itens contados ou inventariados e 250 itens com divergências.
Solução: 1200 está para 100 %, assim como 
 250 está para X
Resultado: aproximadamente 21 % de erros e 79 de acuracidade.
TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO 
Existem diversas soluções de software e de comunicação existentes no mercado para otimizar as operações logísticas e facilitar a colaboração entre parceiros de negócio. 
ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, que em português significa Sistema de Gestão Empresarial. Trata-se de uma ferramenta corporativa capaz de controlar todas as informações de uma empresa, integrando e gerenciando dados, recursos e processos, aumentando seu poder de tomada de decisão.
SAP ERP (até 2003 SAP/R3, até 2007 SAP ERP) é um sistema integrado de gestão empresarial (ERP) transacional, produto principal da SAP AG, uma empresa alemã, líder no segmento de software corporativos, tendo cerca de 86 mil clientes, segundo a própria SAP, em todo mundo, dentre a grande maioria empresas de grande porte.
EDI é a sigla de Electronic Data Interchange, que em português significa Troca Eletrônica de Dados. É a troca de documentos via sistemas de teleinformática entre duas ou mais organizações de forma padronizada.
ATENDIMENTO AO CLIENTE
O cliente é a razão de ser de uma empresa.
Atualmente as empresas procuram cada vez mais manter o cliente ”ligado” na empresa, tal atitude é conhecida como ”fidelização”, oferecendo vantagens e prêmios para o cliente. 
Sendo assim, o atendimento ao cliente durante uma compra, segue um roteiro. Quanto melhor o cliente for atendido mais ele será fidelizado aquela empresa.
O atendimento ideal seria:
Chegada do cliente
Emissão do pedido do cliente
Atendimento ao pedido do cliente
Recebimento do pedido pelo cliente
Uso de Modais 
Quando são usados mais de um modal no transporte dos produto, este modelo é chamado de multimodalidade ou intermodalidade.
Este fato é provocado por ser praticamente impossível o transporte das mercadorias por um só modal, notadamente na comercialização com países em diversos continentes, o que nos obriga ao uso de mais de um modal.
Na comercialização do Brasil com a Europa, por exemplo, deverá ser usado, no mínimo, um modal rodoviário ou ferroviário e um modal marítimo.
O uso deste tipo de intermodalidade ou multimodalidade determina o uso de uma documentação diferencial em relação ao uso de um só modal.
Embalagens 
As embalagens fazem parte da nossa vida no uso cotidiano e também pela comercialização da mesma pelas empresas.
As embalagens têm diversas funções e tipos, tais como: contenção, comercialização, movimentação e apresentação.
Elas se amoldam as necessidades das pessoas bem como das empresas.
Algumas são retornáveis e outras, após o uso, são aproveitadas para outros fins.
Sendo assim, temos:
Embalagem de contenção: é aquela que fica em contato direto com o produto e, portanto, deve haver compatibilidade entre os materiais do produto e da embalagem.
Embalagem de apresentação: O Acondicionamento ou Reacondicionamento é a operação de industrialização que importa em alterar a apresentação do produto, pela colocação de embalagem, ainda que em substituição da original, salvo quando a embalagem colocada se destine apenas ao transporte da mercadoria.
Embalagem de comercialização ou secundária: também conhecida como ”trade package” (pacote comercial),contém um múltiplo da embalagem de apresentação, constitui a unidade para atender ao pedido e, por sua vez, é um submúltiplo da embalagem de movimentação.
Embalagem de Movimentação: utilizada no transporte e armazenagem, que são tarefas típicas da área de logística, com a devida segurança às pessoas que tiverem a necessidade de manipulá-la, tem como como função básica a proteção do produto durante sua movimentação.
Embalagem de contenção
Embalagem de apresentação
Embalagem de comercialização
Embalagem de movimentação
As embalagens estão presentes no nosso dia a dia.
A quantidade de papelão usado na fabricação de caixas para a movimentação de um produto nas indústrias, é um indicativo de como está o desempenho da economia no país.
Como já foi visto, a utilização das embalagens tem diversas vantagens.
Vantagens na apresentação do produto ao público, na comercialização, no transporte etc.
Devido ao seu acondicionamento, durante o armazenamento ela apresenta a seguinte vantagem: aproveita melhor a utilização do espaço para o seu acondicionamento e esta vantagem evita o retrabalho, facilitando a sua identificação.
Estoque 
O estoque que uma empresa mantem, tem diversas finalidades, uma delas é não deixar de atender o cliente, uma outra é manter o equilíbrio entre a produção e o estoque.
A produção de um produto segue uma metodologia que começa pelo cálculo da demanda, que apesar de ser um cálculo matemático, não significa que aquela previsão irá acontecer.
Sendo assim, a empresa não pode deixar de ter um estoque que atenda essa variabilidade causada pela imprevisibilidade daquela cálculo. Este tipo de estoque é chamado de estoque de segurança ou flutuante.
Distribuição
A entrega dos produtos adquiridos pelos cliente, assim como o recolhimento de produtos inservíveis ou com defeito caracterizado pela logística reversa, seguem um roteiro pré planejado como é o caso do recolhimento do lixo nos bairros.
Existem diversos métodos para o cálculo desse roteiro de forma a otimizá-lo. 
A escolha do método depende de inúmero fatores que irão influir decisivamente no tipo de roteiro.
Para montar um roteiro devemos primeiro definir a área que iremos abranger, depois escolhemos um ponto de partida o mais próximo possível. A partir dai o roteiro é formado através do acréscimo de outros pontos adicionais.
Transporte 
É de conhecimento geral que a logística depende do transporte e o transporte depende da logística, ou seja, um completa o outro.
Dentro desse conceito vemos que o transporte é a mola mestra da logística, pois atua tanto na entrega dos produtos aos clientes quanto no recebimento da matéria prima usada na manufatura dos produtos.
O transporte, no Brasil, estimulou o desenvolvimento de diversas regiões do país aumentando a sua produtividade, pois é o único modal que faz o transporte porta a porta, ou seja, onde houver um caminho ele poderá atuar.
Essa atuação poderá ser realizada na expansão geográfica do país, bem como internacionalmente.
Cadeia de suprimento
A cadeia de suprimento apresenta três fatores fundamentais na sua composição, são eles: produção, suprimento e distribuição.
A produção consiste do ponto de vista técnico transformar um bem, ou seja, compreende uma série de operações físicas que modificam certas características de um determinado objeto. 
Porém, a noção econômica de produção, implica a utilidade dos bens produzidos. 
Assim, do ponto de vista econômico, constituirá uma ação de produção toda aquela que torne um objeto útil e portanto faça aumentar a sua utilidade ou ainda é a criação de bens e serviços para suprimir as necessidades do ser humano.
Suprimento é o item administrado, movimentado, armazenado, processado e transportado pela logística. 
Na logística os suprimentos são os atores principais de toda a cadeia, é com base nas características dos suprimentos, que a logística define seus parâmetros de lead time, tipos de embalagem, as características dos equipamentos de movimentação, modais de transporte, áreas de armazenamento e os recursos humanos e financeiros necessários.
Distribuição se refere tanto à distribuição física ou logística de
um produto, quanto ao próprio canal de distribuição.
A distribuição física está ligada à movimentação do produto, enquanto o canal de distribuição é a intermediação do produto.
A distribuição compreende as operações de transporte e entrega com o objetivo de suprir os pontos de venda e outros canais, após o processo de produção, ou seja, a logística de distribuição consiste basicamente na movimentação do produto para os pontos de vendas.
AV 3 CAD SUP N
Cadeia de valor
Uma cadeia de valor representa o conjunto de atividades desempenhadas por uma organização desde as relações com os fornecedores e ciclos de produção e de venda até à fase da distribuição final.
O conceito foi introduzido por Michael Porter em 1985.
A cadeia de valor é composta por dois conceitos básicos: margem e atividade de valor.
A funcionamento das empresas necessitam da cadeia de valor, com um impacto reduzido na sua competitividade, ou seja deve ter o mínimo custo para obter o nível desejado. Para que isso seja alcançado damos valor as atividades de base. 
Demanda 
Demanda significa a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir por um preço definido em um mercado. 
A demanda pode ser interpretada como procura, mas não necessariamente como consumo, uma vez que é possível querer e não consumir um bem ou serviço, por diversos motivos.
O aumento da incerteza da demanda leva a uma maior dificuldade em sincronizar a oferta e procura.
Cadeia de suprimento
A logística e a sua gestão de cadeia de suprimentos, tem como objetivo gerenciar todas as tarefas referentes à logística interna e externa de uma organização, controle e cooperação entre todos os integrantes da cadeia, eles são os fornecedores, prestadores de serviço ou consumidores.
A cadeia de suprimentos de uma empresa determina:
O roteiro a ser seguido para toda a semana, inclusive horários a serem seguidos;
Adapta o pedido ao meio de transporte ou expedição apropriados;
Os pedidos individuais para estoque e distribuição.
A data em que o pedido deve ser atendido.
Ronald Ballou, nasceu em, 20 de agosto de 1937, é professor de Operações na Weatherhead School of Management, em Cleveland, Ohio. Atuando na área acadêmica desde 1965, iniciou como professor assistente na Northwestern University, foi professor de Métodos Quantitativos, Marketing e Transporte e diretor do programa de MBA.
Seus estudos entre outros, determinou as interfaces do sistema logístico, que são: marketing e produção.
A eficiência e a responsividade ( é o comportamento de dar resposta, comportamento responsivo, de solucionar, tomar a responsabilidade para si), na cadeia de suprimento podem serem alteradas pelas mudanças na política de estoque, pois a responsividade é atender prontamente e a eficiência é atender priorizando custos. 
Distribuição Física, refere-se aos passos tomados para mover e armazenar um produto desde o estágio do forne​cedor até o estágio do cliente na cadeia de suprimentos. 
O principal objetivo da logística é a disponibilidade de mercadorias e serviços na quantidade certa, no momento certo e no lugar certo. 
A solução encontrada foi a criação dos CDs. Estes por sua vez ficam instalados em pontos estratégicos, o mais próximo possível de seus clientes e tem a função de receber mercadorias de diversos fornecedores, armazém e abastecer o mercado onde está inserido.
A rede de entrega via CD o varejista distribui de forma direta para a sua rede em uma região geográfica.
Sabemos que manter estoque é o mesmo que imobilizar capital, pois o estoque só agrega valor quando vendido.
As empresas, para atender aos seus clientes, precisam manter um mínimo de estoque de modo a ter o seu prejuízo minimizado devido o estoque estar parado.
As empresa desenvolveram alguns tipos de estoque de modo que não deixam de atender os clientes, mas, também, não tem tanto prejuízo.
Um tipo desse estoque é o estoque cíclico que é a quantidade média de estoque utilizado para satisfazer a demanda entre o recebimento das entregas vindas do fornecedor.
Acurácia
Inventário Físico também conhecido como balanço, consiste na contagem física dos itens que compõem o estoque, a fim de comparar a quantidade existente no registro do estoque e a quantidade real existente nas prateleiras. De acordo com o conceito acima, podemos afirmar que:
A acurácia de estoque é determinada pela relação entre a quantidade física existente no armazém e aquela existente nos registro de controle;
A formação de estoque está relacionada ao desequilíbrio existente entre a demanda e o fornecimento;
O estoque de antecipação é aplicado aos produtos com comportamento sazonal de demanda.
Logística
Logística surgiu inicialmente como parte da arte dos militares, era utilizada na guerra como a área que cuidava do planejamento de vários itens importantes, armazenamento, distribuição e manutenção de vários tipos de materiais, como armas, roupas, além de alimentos, saúde, transportes etc. 
Mais tarde, também passou a designar a gestão, armazenamento e distribuição de recursos para uma determinada atividade.
Como pode ser visto ela sofreu, ao longo dos anos, diversas alterações, tornando-se uma ferramenta importante de controle e redução de custos e desperdícios.
Seus fundamentos a nível estratégico são: nível de serviço ao cliente e redução / otimização dos custos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais