Buscar

DIREITO PENAL II CASO CONCRETO 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO PENAL II - CCJ0032
 Título SEMANA 2 
Descrição
 Caso Concreto 
“SÃO PAULO - Uma farmácia foi assaltada quatro vezes pelo mesmo ladrão em São Carlos, a 229 km da capital paulista. Nesta quinta-feira, ele foi preso. As câmeras de segurança da farmácia gravaram a ação. O vídeo mostra o assaltante chegando à farmácia e pedindo um xarope à atendente. Em seguida, ele anuncia o assalto com uma faca e pede todo o dinheiro no caixa. Ele fez dois assaltos seguidos à farmácia: na manhã de quarta-feira e nesta quinta-feira. O cara virou meu sócio. Todo dia ele vem sangrar meu caixa. Eu não aguento mais - desabafou o dono da farmácia, Paulo César Castilho. Atos Henrique Pinto, de 26 anos, acabou preso.” (Fonte: Jornal O Globo, 08/04/2011). 
Analisando a reportagem acima, podemos dizer que Atos responderá pelos crimes de roubo, em qual modalidade de concurso de crimes? Explique, inclusive se haverá exasperação ou cumulação das penas. 
Questão objetiva
 Assinale a opção correta, no que se refere ao concurso de crimes.
 a) Não se admite a suspensão condicional do processo se a soma da pena mínima com o aumento mínimo de um sexto for superior a um ano.
 b) Não se aplica a continuidade delitiva quando os delitos atingirem bens jurídicos personalíssimos de pessoas diversas, segundo o entendimento do Supremo Tribunal Federal. 
c) O Supremo Tribunal Federal admite a continuidade delitiva entre os crimes de furto e roubo. 
d) Configura-se concurso material a ação única lesiva ao patrimônio de diversas pessoas. 
e) Conforme o entendimento do Superior Tribunal de Justiça, não se aplica o princípio da consunção entre os crimes de falsidade e estelionato, por se tratar de caso de aplicação do concurso formal. 
Desenvolvimento
CASO CONCRETO 
O Agente respondera pelos crimes de roubo na modalidade de crime continuado (art 71 CP), pois são crimes da mesma espécie, semelhantes condições de tempo, semelhantes modo de execução, semelhantes condições de lugar. Presentes esses requisitos, diz o art 71 CP que o critério de aplicação da pena será a exasperação. No caso concreto o agente praticou 4 roubos, da mesma espécie que houve continuidade, a lei então considera como se fosse um crime único, aplica-se então a pena de um só dos crimes aumentada de 1/6 á 2/3.
QUESTÃO OBJETIVA 
Letra E

Outros materiais