Buscar

Exercício de revisão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercício de revisão 
Data de entrega 18/10 
Manuscrito 
1 Defina teste de software? Qual seu principal objetivo? E sua importância?
2 Em que consiste elaborar um plano de testes? Quais as principais seções desse artefato? Qual utilidade e objetivo?
3 Sobre Cronograma de testes responda: objetivo, recursos alocados ; etapas e atividades ; predecessor ( dependência entre atividades)
4 Quais os papéis dentro das atividades de testes? Quais principais atribuições?
5 Estratégia de software, como definir uma estratégia para o software a ser testado? Quando usar testes unitários, de integração de sistema, aceitação?
6 Liste e explique brevemente 10 tipos diferentes de teste de software 
7 Diferencie teste caixa preta e caixa branca
8 Sobre complexidade casos de uso, o que deve ser considerado para classifica lo como complexidade baixa, média ou alta?
9 Sobre qualidade de software, comente as cinco dimensões.
10 Quais são as atividades de teste de software?
11 Qual a importância de se ter um ambiente específico para realização de testes?
12 O que é um caso de teste e script de teste 
13 Qual a importância de se ter uma boa massa de dados de testes?
cite 2 vantagens  e 2 desvantagens de se realizar teste de software?
1-. Processo de execução de um produto para determinar se ele atingiu suas especificações e funcionou corretamente no ambiente para o qual foi projetado.  O objetivo é revelar falhas em um produto, para que as causas dessas falhas sejam identificadas e possam ser corrigidas pela equipe de desenvolvimento antes da entrega final. É importante para mostrar aos desenvolvedores se os resultados estão ou não de acordo com os padrões estabelecidos.
2-. Consiste numa modelagem detalhada do fluxo de trabalho durante o processo, que deve conter: Introdução com identificação do projeto , definição de escopo e objetivos; Conjunto de requisitos a serem testados; Tipos de testes a serem realizados e ferramentas utilizadas; Recursos utilizados nos testes; Cronograma de atividades. Objetivo é verificar se o executado está em conformidade com o planejado.
4- No início de cada fase verificar se esta etapa do projeto reflete exatamente os requisitos e definições da fase imediatamente anterior, para com isso garantir que o produto encomendado e o gerado pela atividade de desenvolvimento do software sejam os mesmos.
Verificar se não existem erros de lógica no projeto e código, no fluxo de dados, no entendimento de requisitos, de codificação, tipográficos ou de interface em todas as fases do projeto;
Identificar e interferir na presença do erro, iniciando-se a depuração, sendo que quanto antes for descoberta a falha, menos custoso será para adequá-la;
Ter em mente que, uma vez que errar é humano e atividade de desenvolvimento de software é um exercício bastante complexo, os erros existem e devem ser descobertos. 
5-. Teste de Unidade: Tem por objetivo explorar a menor unidade do projeto, procurando provocar falhas ocasionadas por defeitos de lógica e de implementação em cada módulo, separadamente. Teste de Integração:  provocar falhas associadas às interfaces entre os módulos são integrados para construir a estrutura do software que foi estabelecida na fase de projeto. Teste de Aceitação: são realizados geralmente por um grupo de usuários finais do sistema que simulam operações de rotina do sistema de modo a verificar se seu comportamento está de acordo com o solicitado.
6-. Teste de Configuração: Testa se o software funciona no hardware a ser instalado. Teste de Instalação: Testa se o software instala como planejado, em diferentes hardwares e sob diferentes condições, como pouco espaço  de memória, interrupções de rede, interrupções na instalação etc. Teste de Integridade: Testa a resistência do software à falhas (robustez). Teste de Segurança: Testa se o sistema e os dados são acessados de maneira segura, apenas pelo autor das ações. Teste Funcional: Testa os requisitos funcionais, as funções e os casos de uso. “A aplicação faz o que deveria fazer?” Teste de Unidade: Testa um componente isolado ou classe do sistema. Teste de Usabilidade: Teste focado na experiência do usuário, consistência da interface, layout, acesso às funcionalidades etc. Testes de Caixa Branca e Caixa Preta: Basicamente, teste de caixa branca envolve o código e o de caixa-preta, não. Teste de Manutenção: Testa se a mudança de ambiente não interferiu no funcionamento do sistema.
7-. Caixa-preta: foca em sua funcionalidade, verifica se ele cumpre o que foi proposto. Geralmente são definidos dados de entrada e os esperados dados de saída.
Caixa branca: investiga o funcionamento do software e analisa sua estrutura interna.
9-. Funcionalidade: É a capacidade do produto de software de prover funcionalidades que satisfação as necessidades quando o software está em uso dentro das condições especificadas. 
Confiabilidade: É a capacidade do produto de software de manter um nível especificado de performance quando o software está em uso dentro das condições especificadas. 
Usabilidade: É a capacidade do produto de software de ser entendido, aprendido, usado e atrativo quando o software está em uso dentro das condições especificadas. 
Eficiência: É a capacidade do produto de software de prover desempenho apropriado, relativo ao conjunto de recursos usados quando o software está em uso dentro das condições especificadas. 
Manutenabilidade: É a capacidade do produto de software de ser mudado. Modificações incluem correções, melhorias ou adaptações do software de mudar em um ambiente, e em requisitos e especificações funcionais.
12-. Caso de teste :elaborado para identificar defeitos na estrutura interna do software por meio de situações que exercitem adequadamente todas as estruturas utilizadas na codificação; ou ainda, garantir que os requisitos do software que foi construído sejam plenamente atendidos. Script de teste: Um requisito definido que é verificado em relação um produto e que produz um sucesso ou de um resultado de falha.
14-. Vantagens – não exige nenhum planejamento prévio, pode-se auditar as ações realizadas, o usuário não necessita ser um programador, bom para demonstrações.• Desvantagens – não permite compartilhar ou reusar scripts, vulneráveis a mudanças, caros para manter.

Continue navegando