Buscar

Estudos Disciplinares VII

Prévia do material em texto

TRABALHO EM GRUPO – TG
 Aluno(s):
 Rafael Moraes dos Santos	 RA 1723158	
 
 
 POLO
 
 Jacareí, São Paulo
 2017
Sumário
1 Resumo....................................................................................................................................3
2 Introdução................................................................................................................................3
3 Desenvolvimento.....................................................................................................................4
4 Referência Bicliográfica..........................................................................................................5 
 ESTUDOS DISCIPLINARES VII
Rafael Moraes dos Santos
UNIP, Jacareí, SP
1. RESUMO
Entende-se que Zona de livre comércio é um bloco econômico regional formado por diversos países, com a finalidade de reduzir ou eliminar as taxas alfandegárias entre os países membros. O objetivo da área de livre comércio é estimular o comércio entre os países participantes, deste modo fazendo o comércio entre estes países ser mais ativo.
Palavras-chave: Comércio; zona livre. 
 
 2. INTRODUÇÃO 
As zonas de livre comércio foram criadas após a Segunda Guerra Mundial, quando além de se formarem os grandes blocos econômicos, diversos países se uniram para a formação de organizações geopolíticas e econômicas, constituindo blocos econômicos regionais de vários tipos, entre eles, as zonas de livre comércio com o objetivo de reduzir ou eliminar as taxas alfandegárias. 
Desta forma o custo de importações entre os países é reduzido, ajudando a todos envolvidos, facilitando em importações de bens necessário para a sociedade, como matérias, alimentos, veículos, roupas e até mesmo oportunidade de empregos, trazer para cá empresas multinacionais.
 
3
3. DESENVOLVIMENTO
Pergunta: o que significa “livre comércio” entre países? Pesquise em outras fontes! 
Visto “como um passo para a instituição de uma união aduaneira” (Wikipédia 2017), o livre comércio entre países pode ser definido, enquanto conceito geral, como a “troca de bens ou serviços entre países sem cobrança de tarifas alfandegárias ou subsídios às exportações” (Dicionário Online de Português 2017) fazendo-se contrário ao protecionismo – “mecanismo usado pelo governo dos países para proteger as indústrias nacionais da concorrência externa” (Sua pesquisa.com) – e “é resultado de acordo mútuo entre os países envolvidos, que supostamente beneficia as empresas localizadas nesses países” (Wikipédia 2017). 
Em outras palavras “livre comércio” de uma forma resumida, é a união de um grupo de países que concordaram em eliminar as tarifas, quotas e preferências que recaem sobre a maior parte dos (ou todos os) bens importados ou exportados entre aqueles países, de seus produtos, no intuito de movimentar o comércio entre eles com mais facilidade e também desta forma, ajudando um ao outro na intenção de facilitar compras de bens necessários, como matéria prima, alimentos e roupas.
 
4
4 REFERÊNCIAS 
 
LIVRE COMÉRCIO – Wikipédia. 
Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Livre-com%C3%A9rcio> Acessado em 21 Set. 2017.
ÁREA DE LIVRE COMÉRCIO – Wikipédia. 
Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81rea_de_livre-com%C3%A9rcio> Acessado em 21 Set. 2017. LIVRE COMÉRCIO – Dicionário Online de Português. 
Disponível em: <http://www.dicio.com.br/livre-comercio/> Acesso em 21 Set. 2017.
PROTECIONISMO – Sua pesquisa.com. 
Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/o_que_e/protecionismo.htm> Acessado em 21 Set. 2017. 
 5

Continue navegando