Buscar

SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA AV2

Prévia do material em texto

SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA
	 
	 
	 1a Questão (Ref.: 759697)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Segundo Sabadell (2014) , os juízes são, entre outras coisas, encarregados da aplicação do direito e também possuem a competência de dizer a ¿última palavra¿ sobre um conflito jurídico, através de uma decisão transitada em julgado. Diante de tal fato, possuem garantias pessoais e funcionais, tendo uma posição especial dentro do Estado. Questão: . Apresente estas garantias comentando brevemente cada uma delas.
		
	
Resposta: De acordo com a Constituição Federal os juízes possuem vitalicidade, não podem ser removidos e não podem sofrer redução de seus subsídios. Isso se deve ao fato de darem a última palavra em uma sentença, para não sofrerem influência em sua decissão.
	
Gabarito: Independência pessoal e funcional ( vitaliciedade, inamovibilidade, alta remuneração), evitando pressões e garantido a neutralidade Dependência absoluta da Constituição e das normas inferiores conforme a Constituição, garantindo fidelidade no processo de aplicação do direito Principio da indeclinabilidade da função de julgar, o juiz deve sempre dar uma resposta às partes, mesmo quando a lei silencia ou vaga
		
	
	 2a Questão (Ref.: 20096)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A mundialização do direito e a busca de uma comunidade de valores. Mireille Delmas-Marty, do Collège de France. (Disponível em http://www.iea.usp.br). "A mundialização do direito se limita a construir uma comunidade econômica ou prenuncia uma verdadeira comunidade mundial de valores?" Quem indaga é a jurista francesa Mireille Delmas-Marty, titular da cátedra de Estudos Jurídicos Comparativos e Internacionalização do Direito do Collège de France. Segundo a jurista, "a mundialização não remete apenas ao direito nascido da globalização econômica, mas também à universalização dos direitos do homem, fundada na declaração 'universal' de 1948". No entanto, ela considera que, depois da queda do Muro de Berlim em 1989 e da criação da Organização Mundial do Comércio (OMC) em 1994, teve início uma espécie de corrida entre esses dois processos: "O direito do comércio se judicializa com a criação do órgão de apelação junto à OMC, ao passo que ainda não existe uma corte mundial de direitos humanos". Delmas-Marty centrará sua exposição na questão dos valores, reativada com a convenção da Unesco de 2005, "que consagra a diversidade cultural, mas não diz como conciliá-la com o universalismo da Declaração dos Direitos do Homem". De acordo com a conferencista, "para conciliá-las a fim de construir um universalismo pluralista que permita instaurar uma verdadeira 'comunidade mundial de valores'", é preciso tentar responder a duas questões: qual comunidade? quais valores?". A conferência terá como fio condutor a exploração de respostas a essas questões. Delmas-Marty destaca que essa comunidade mundial seria pela primeira vez uma comunidade sem exterior e não mais apenas internacional, mas inter-humana. Quanto aos valores, a jurista primeiro discutirá seu fundamento, depois tratará de seu conteúdo, apreendido entre o universalismo e o relativismo. De que forma você entende que o Direito pode responder às perguntas ¿qual comunidade¿ e ¿quais valores¿, numa perspectiva nacional e mundial?
		
	
Resposta: Acerca da situação hipotética apresentada, entendo que o direito tem que atender a toda a comunidade, ou seja, trabalhar a fim de que sejam oferecidos direitos civis, políticos e sociais a todas as classes desde os mais pobres aos mais ricos. Noutro flanco, essencialmente, quanto aos valores observo que o direito tem que está pautado nos valores da ética, da moralidade, da impessoalida, publicidade e transparência, entre outros.
	
Gabarito: Essa comunidade mundial, na ótica da autora, seria pela primeira vez uma comunidade sem exterior e não mais apenas internacional, mas inter-humana. Quanto aos valores, a jurista primeiro discutirá seu fundamento, depois tratará de seu conteúdo, apreendido entre o universalismo e o relativismo. Discutir as questões em sala de aula
		
	
	 3a Questão (Ref.: 21644)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Indique a alternativa correta. ¿Uma visão do Direito, exclusivamente sob o ângulo dogmático-normativo, conduz o jurista ao legalismo. Seu raciocínio será lógico, preciso.(...) A formação do jurista brasileiro é bastante marcada por essa diretriz¿. (J.B. Herkenhoff) Para a Sociologia Jurídica o Direito é fato social. Assim é possível concluir que:
		
	
	para a Sociologia Jurídica é correta essa formação do jurista brasileiro.
	
	a Ciência do Direito não deve entender como contribuição a visão sociológica do jurídico.
	 
	a aplicação da norma, observando somente a determinação legal, mostra que o juiz não está concatenado com a realidade social.
	
	a perspectiva sociológica, na aplicação do Direito, não deve interessar ao jurista.
	
	do ponto de vista sociológico, o juiz, aplicando a norma ao caso concreto, não deve fazer qualquer inserção visando à sociedade.
		 Gabarito Comentado.
	
	 4a Questão (Ref.: 785196)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	- Pode-se afirmar que existem três causas principais para a ineficácia da lei: I- DESATUALIZAÇÃO DA LEI (mesmo que a lei esteja em perfeita adequação com a realidade no momento de sua criação, mas, com o passar do tempo, acaba sendo ultrapassada. II- MISONEÍSMO (decorrente da resistência às inovações ou transformações do status quo) III- ANTECIPAÇÃO DA LEI À REALIDADE SOCIAL EXISTENTE (quando a lei positivada não possui correspondência com a realidade social do país e a lei cai no vazio) IV- ADEQUAÇÃO INTERNA DA NORMA, referente à capacidade da norma de atingir a finalidade social estabelecida pelo legislador. Das afirmativas expostas, estão corretas:
		
	
	I, II e IV
	 
	I, II e III
	
	I e IV
	
	II, III e IV
	
	I e II
		 Gabarito Comentado.
	
	 5a Questão (Ref.: 30399)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	ENADE 2006
É da cena contemporânea de cultura democrática a projeção do papel do juiz em quase todos os aspectos da vida social. (...) Nesse contexto, em que o direito e o Poder Judiciário já tinham ampliado sua presença na sociedade e na política, é que vai se instalar, ao longo dos anos 1970, a crise do Welfare State, cuja resposta radical se manifestou na emergência do neoliberalismo e suas intervenções no sentido de desregulamentar o mercado e recriar a economia como dimensão autônoma. (...) O boom da litigação, desde então, é um fenômeno mundial, convertendo a agenda do acesso à Justiça em política pública de primeira grandeza.
VIANNA, Luiz Werneck; BURGOS, Marcelo Baumann; SALLES, Paula Martins. Dezessete anos de Judicialização da Política. Disponível em . Acesso em 29.set.2009.
Sobre o fenômeno conhecido como judicialização da política e das relações sociais discutido no texto, é CORRETO afirmar que
		
	
	 
a adoção de um modelo de controle abstrato de constitucionalidade das leis impede que o Brasil ratifique as convenções internacionais que tratam do acesso à justiça.
	
	 
a judicialização da política e das relações sociais demonstra que o Brasil não está inserido no processo vivenciado por outros países democráticos de ampliação do acesso à justiça.
	
	a judicialização da política enfraquece o sistema partidário, tendo em vista a ilegitimidade dos partidos para a propositura de ações coletivas e ações diretas de inconstitucionalidade.
	 
	 
a consolidação da democracia no Brasil, após a Constituição de 1988, tem sido acompanhada de um fenômeno conhecido como judicialização da política e das relações sociais.
	
	 
a judicialização da política obsta o desenvolvimento das ações coletivas movidas pelas entidades da sociedade civil, tendo em vista a legitimidade do Ministério Público Federal para interpor ação direta de inconstitucionalidade.
		 Gabarito Comentado.
	
	 6a Questão (Ref.: 785185)Pontos: 1,0  / 1,0
	Acerca do papel da Sociologia Jurídica para a análise do Direito, leia as afirmativas que seguem: I- A sociedade moderna possui um grande nível de mudança. Isso a leva a um caminho repleto de conflitos, confusões, incertezas etc. Em função disso, o Direito encontra-se num meio social que necessita de outras áreas de conhecimento que dialoguem com ele. II- Não se pode conceber o Direito dentro de um processo histórico de formação e transformação social, pois isto não daria garantias necessárias à legitimidade e regulação das relações ocorridas na sociedade. III- A Sociologia Jurídica procura estabelecer o contraponto entre a normatividade abstrata da lei e a normatividade concreta decorrente dos fatores sociais, políticos e econômicos, contribuindo para a formação de um sistema de legitimidade do Direito. Das afirmativas acima, quais estão INCORRETAS?
		
	
	apenas a afirmativa III
	
	apenas as afirmativas I e III
	
	apenas as afirmativas II e III
	
	apenas a afirmativa I
	 
	apenas a afirmativa II
		 Gabarito Comentado.
	
	 7a Questão (Ref.: 21687)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A toda norma jurídica sempre se associa um efeito social. Cabe à Sociologia Jurídica investigar os fatores da eficácia e também da ineficácia. Tende a ser mais EFICAZ a norma( marque a alternativa incorreta):
		
	 
	não correspondente às necessidades do grupo social
	
	de acordo com os anseios da sociedade
	
	ajustada às necessidades do grupo para o qual se destina
	
	conforme as finalidades do grupo social
	
	adequada à realidade social
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 30268)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Se a corrupção não é controlada, destrói-se um dos valores fundamentais de uma democracia, que é a confiança da população no governo e nas instituições, abrindo caminho para regimes autoritários. O tráfico de drogas, o crime organizado e até o terrorismo são sustentados pela corrupção: como passar grandes carregamentos de cocaína pelas fronteiras? Isto está relacionado:
		
	
	Ao efeito negativo de ineficácia por antecipação da lei à realidade social
	
	Ao efeito positivo educativo
	
	Ao efeito negativo de ineficácia por misoneísmo
	
	Ao efeito positivo de controle social
	 
	Ao círculo vicioso da impunidade como estímulo à ilicitude.
		
	
	 9a Questão (Ref.: 30225)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A morosidade da justiça não é um problema que diz respeito tão somente ao nosso país. Atinge a todos os países de forma mais ou menos grave. No Brasil, o fenômeno detectado há várias décadas passou a constituir uma preocupação permanente. Assim sendo, podemos apontar como responsável pela morosidade do Judiciário brasileiro, dentre outros aspectos:
		
	
	a criação do Conselho Nacional de Justiça.
	
	o efeito vinculante das súmulas, visando desafogar o Judiciário.
	 
	o número excessivo de recursos.
	
	a criação das medidas alternativas de solução de conflitos
	
	o estímulo dos tribunais pela conciliação.
		 Gabarito Comentado.
	
	 10a Questão (Ref.: 80663)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O direito é um conceito interpretativo e a determinação no sentido das leis não é obra de um único intérprete, mas de um intérprete coletivo (Dworkin). Esse intérprete coletivo pode ser considerado como:
		
	 
	súmulas vinculantes
	
	juiz
	
	desembargadores
	 
	opinião pública
	
	legislador
		 Gabarito Comentado.

Continue navegando

Outros materiais