Buscar

DIREITO EMPRESARIAL II SEMANA 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASO3: Pedro, 15 anos, Bruno, 17 anos, e João, 30 anos, celebraram o contrato social da sociedade XPTO Comércio Eletrônico Ltda., integralizando 100% do capital social. Posteriormente, João é interditado e declarado incapaz, Os sócios desejam realizar alteração contratual para aumentar o capital social da sociedade.
A) João poderá permanecer na sociedade? Em caso positivo, quais condições devem ser respeitadas? João, mesmo interditado, pode permanecer na sociedade, desde que seja devidamente representado ou assistido, conforme a causa de sua interdição. Por se tratar de sócio de sociedade empresária, e não de empresário individual. Não será necessária a autorização judicial, pois João não irá CONTINUAR EMPRESA porque é sócio e não empresário.
B) Quais critérios legais a Junta Comercial deve seguir para que o registro da alteração contratual seja aprovado? A Junta Comercial deverá verificar o cumprimento dos requisitos previstos no art. 974, § 3º, CC: (I) nenhum dos sócios incapazes poderá exercer a administração da sociedade; (II) o capital social estar totalmente integralizado; (III) o sócio Bruno deve estar assistido, o sócio Pedro deve estar representado e o sócio João, representado ou assistido, conforme a causa de sua interdição.
QUESTÃO OBJETIVA 1Com relação às sociedades limitadas, analise as afirmações a seguir.
I – A responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social.
II – A administração da sociedade limitada poderá ser feita por administrador não sócio, desde que haja permissão no contrato social da sociedade.
III – Os sócios, para a constituição da sociedade, devem contribuir para a formação do capital social com dinheiro ou qualquer espécie de bens suscetíveis de avaliação pecuniária. É correto o que se afirma em:
 (A) I, apenas.
(B) II, apenas.
(C) I e III, apenas.
X (D) II e III, apenas.
(E) I, II e III.
QUESTÃO OBJETIVA 2 - (MAGISTRATURA/PR) Assinale a alternativa correta.
(A) Com a entrada em vigor da Lei 10.406/2002, a sociedade empresária cujo capital social se divida em quotas de responsabilidade limitada passou a ser regida pelo disposto no Código Civil. Em caso de omissão, a esse tipo societário aplicam-se as regras concernentes às sociedades simples. Com base nesse raciocínio, é lícito supor que o legislador afastou, peremptoriamente, a aplicação da Lei 6.404/1976 a esse tipo societário.
X (B) É direito do sócio de sociedade limitada, no silêncio do contrato social, ceder sua participação social a outro sócio independentemente de autorização dos demais. Também poderá ceder sua participação societária a terceiro, estranho à sociedade, desde que não haja oposição de mais de um quarto do capital social.
(C) O voto é considerado, no Direito societário brasileiro, como relevante direito do acionista. Em razão disso, a completa exclusão do direito a voto se aplica a casos legais específicos, como, por exemplo, para aqueles que detenham ações preferenciais sem direito a voto.
(D) A empresa individual de pequeno porte, como sociedade empresarial, somente pode ser exercida para exploração de atividades empresariais.

Outros materiais