Buscar

TCM RJ Direito Constitucional 07.09.2016

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIREITO CONSTITUCIONAL
01. Com relação à organização político-administrativa, assinale a opção correta com base na CF.
a) Compete aos estados explorar os respectivos portos marítimos, fluviais e lacustres.
b) Os territórios federais integram a União e o DF. Sua criação, transformação em estado ou reintegração ao estado de origem deverão ser reguladas por lei ordinária.
c) Compete à União manter o serviço postal.
d) Ao DF incumbe a tarefa de exercer a classificação, para efeito indicativo, de diversões públicas.
e) Aos municípios compete explorar, diretamente ou mediante autorização, concessão ou permissão, os serviços de radiodifusão sonora, e de sons e imagens.
GABARITO “C” 
COMENTÁRIO: Alternativa “A” errada porque explorar os portos marítimos, fluviais e lacustre é competência da União, e não dos Estados (art. 21, XII, alínea “f” da CF).
Alternativa “B” errada porque os Territórios Federais integram à União somente. Além disso, sua criação, transformação em estado ou reintegração ao estado de origem deverão ser reguladas por lei complementar, e não lei ordinária (art. 18, § 2º, CF).
Alternativa “C” correta, de acordo com o art. 21, inciso X da CF.
Alternativa “D” errada, pois a classificação, para efeito indicativo, de diversões públicas cabe à União, e não ao DF, conforme art. 21, XVI da CF.
Por fim, a alternativa “E” está errada porque os serviços de radiodifusão sonora e de sons e imagens compete à União, e não aos Municípios, conforme art. 21, XII, “a” da CF.
02. O Brasil é um estado federal, composto pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios. A representação externa ocorre através da União Federal. Nesse modelo de estado, os entes federados são dotados de:
a) soberania
b) autonomia
c) investidura
d) colaboração
e) absorção
GABARITO: B
COMENTÁRIO Soberania significa que o país não sofre qualquer interferência em seu governo, quer seja de outros países quer seja de organismos internacionais, sendo que apenas a República Federativa do Brasil é dotada de soberania. Internamente, os entes federativos (União, Estados, Municípios e Distrito Federal) são dotados de autonomia, ou seja, possuem auto-organização, autogoverno e autoadministração, porém, submetidos a um poder central, que pertence à República Federativa do Brasil.
03. Sobre a organização político-administrativa do Distrito Federal na Constituição Federal de 1988, marque a alternativa CORRETA:
a) O Distrito Federal poderá ser dividido em Municípios.
b) Ao Distrito Federal são atribuídas as competências legislativas reservadas aos Estados e Municípios.
c) Ao Distrito Federal são atribuídas as competências legislativas reservadas exclusivamente aos Municípios.
d) A lei estadual disporá sobre a utilização, pelo Governo do Distrito Federal, das polícias civil e militar e do corpo de bombeiros militar.
GABARITO: B
COMENTÁRIO Alternativa “A” errada porque o Distrito Federal não pode ser dividido em Municípios, segundo art. 32 da CF.
Alternativa “B” correta, de acordo com o art. 32, § 1º da CF.
Alternativa “C” errada, de acordo com o mesmo art. 32, § 1º da CF, ou seja, ao DF cabem as competências dos Estados e dos Municípios.
Alternativa “D” errada, pois a utilização, pelo Governo do Distrito Federal, das polícias civil e militar e do corpo de bombeiros militar se dará através de lei federal, e não estadual, conforme preceituado no art. 32, § 4º da CF.
04. Nos termos da Constituição Federal de 1988 é competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios:
a) Proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas.
b) Legislar sobre trânsito e transporte.
c) Assegurar a defesa nacional.
d) Emitir moeda.
GABARITO: A
COMENTÁRIO O art. 23 da CF trata da competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, ou seja, o que cabe a todos os entes federativos realizarem, sendo tratado no seu inciso VI a alternativa “A”.
A alternativa “B” é competência privativa da União (art. 22, XI da CF).
A alternativa “C” é competência exclusiva da União (art. 21, III da CF).
A alternativa “D” é competência exclusiva da União (art. 21, VII da CF).
05. Segundo o artigo 25, § 3o da Constituição Federal, os Estados poderão instituir regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões, constituídas por agrupamentos de municípios limítrofes, para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum, mediante:
a) consulta popular e prévia autorização do Supremo Tribunal Federal.
b) decreto.
c) permissão da União.
d) permissão do Supremo Tribunal Federal.
e) lei complementar.
GABARITO: E
COMENTÁRIO De acordo com o art. 25, § 3º da CF, a instituição de regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e de microrregiões se dará mediante lei complementar.
06. Recentemente, no estado brasileiro do Pará, ocorreu um plebiscito em que seria decidido pelos eleitores daquela unidade federativa sobre a divisão do estado, para a criação dos estados de Carajás e Tapajós. Se efetivamente o resultado do plebiscito fosse pela aprovação, após voto direto de todos os eleitores com domicílio eleitoral naquele estado e em dia com as obrigações eleitorais, a próxima etapa deste processo de divisão seria a aprovação pelo legislativo da divisão do estado, por meio de
a) Lei Ordinária Federal.
b) Medida Provisória.
c) Lei Complementar Federal.
d) Emenda Constitucional.
GABARITO: C 
COMENTÁRIO Determina o art. 18, § 3º da CF que os Estados podem incorporar-se entre si subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais, mediante aprovação da população diretamente interessada, através de plebiscito e de lei complementar expedida pelo Congresso Nacional, portanto, federal.
07. Os Estados-Membros da Federação Brasileira
a) possuem competência remanescente.
b) regem-se por lei orgânica.
c) podem emitir moeda no caso de guerra declarada.
d) não podem instituir regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões.
e) possuem como bens as terras devolutas indispensáveis à defesa das fronteiras.
GABARITO: A
COMENTÁRIO De acordo com o art. 25, § 1º da CF, aos Estados são reservadas as competências que não lhe sejam vedadas pelo texto constitucional. Assim, se uma determinada competência não cabe à União nem ao Município, de forma remanescente caberá aos Estados, o que a doutrina chama de “competência remanescente ou residual”.
A alternativa “B” é uma característica do Município ser regido por Lei Orgânica (art. 29 da CF).
A alternativa “C” é competência exclusiva da União (art. 21, VII da CF)
A alternativa “D” é o contrário do que determina o art. 25, § 3º da CF, onde diz que os Estados podem instituir regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões.
A alternativa “E” menciona bens que pertencem à União (art. 20, II da CF).
08. Ataulfo e Valmir, Prefeitos de dois Municípios vizinhos, visando ao desenvolvimento econômico da região, tiveram a ideia de fundi-los num único Município. Porém, segundo a Constituição Federal, para que tal fusão ocorra é necessário, dentre outros requisitos,
a) parecer prévio da Assembleia Legislativa do Estado e aprovação do Governador do Estado.
b) parecer prévio de ambas as Procuradorias dos Municípios envolvidos e aprovações das Câmaras Municipais.
c) consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal.
d) opinião prévia dos sindicatos sediados em ambos os Municípios envolvidos com o fim de resguardar os interesses dos trabalhadores.
e) reunião no prazo de sessenta dias, com as entidades religiosas e públicas de ambos os Municípios para definir o nome do único Município, após a fusão ter sido aprovada pelas Câmaras Municipais.
GABARITO: C
COMENTÁRIO Quanto a criação, incorporação, fusão e desmembramento de Municípios, determina o art. 18, § 4º da CF que deve existir, pela ordem, divulgação
de estudos de Viabilidade Municipal, consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, lei complementar federal que determinará um período determinado em que o Município poderá ser criado e, por último, lei estadual efetivamente criando o Município dentro do período determinado pela lei federal.
09. Os terrenos de marinha, os potenciais de energia hidráulica e os recursos minerais são de propriedade
a) da União, apenas.
b) respectivamente dos Estados, da União e dos Estados.
c) dos Estados, apenas.
d) respectivamente da União, dos Estados e dos Municípios.
e) dos Municípios, apenas.
GABARITO: A
COMENTÁRIO Tais bens pertencem unicamente à União, de acordo com o art. 20, incisos VII, VIII e IX, todos da Cf.
10. Sobre o Distrito Federal,
a) poderá ser dividido em dois Municípios, caso sua população ultrapasse mais de dez milhões de habitantes.
b) é regido por decreto legislativo.
c) poderá ser convertido em Estado, se a Capital do país retornar ao Rio de Janeiro em caso de guerra, conforme expressamente previsto na Constituição Federal.
d) é vedada sua divisão em Município.
e) será convertido em Estado se sua população ultrapassar trinta milhões de habitantes, conforme expressamente previsto na Constituição Federal.
GABARITO: D
COMENTÁRIO A previsão constitucional referente ao Distrito Federal está expressa no art. 32 da CF, prevendo a vedação quanto à sua divisão em Município, por isso, correta a alternativa “D”. A alternativa “B” está errada porque o DF será regido por Lei Orgânica, e não por decreto legislativo. As demais alternativas, nenhuma delas existe previsão na Constituição, portanto, todas erradas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando