Buscar

Com essa finalidade, a Lei de Responsabilidade Fiscal estabelece: a) constituem requisitos essenciais da responsabilidade na gestão fiscal a instit...

Com essa finalidade, a Lei de Responsabilidade Fiscal estabelece:
a) constituem requisitos essenciais da responsabilidade na gestão fiscal a instituição, previsão e efetiva arrecadação de todos os tributos da competência constitucional do ente da Federação.
b) a execução orçamentária e financeira identificará os beneficiários de pagamento de sentenças judiciais, por meio do sistema de contabilidade e administração financeira independentemente da ordem cronológica para pagamento.
c) os valores dos contratos de terceirização de mão de obra que se referem à substituição de servidores e empregados públicos não serão contabilizados para fins de verificação do limite das despesas com pessoal.
d) a lei considera como despesa total com pessoal o somatório dos gastos dos entes federativos com os ativos, os inativos e os pensionistas, excluídos aqueles relativos a mandatos eletivos.
e) considera-se obrigatória de caráter continuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigação legal de sua execução no respectivo exercício.
34. (TÉCNICO DE CONTROLE EXTERNO/TCM-RJ/2016/IBFC) Assinale a alternativa INCORRETA, considerando a Lei Federal nº 4.320, de 17/03/1964, que estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal.
35. (TÉCNICO DE CONTROLE EXTERNO/TCM-RJ/2016/IBFC) Assinale a alternativa correta quanto às previsões da Constituição Federal sobre os orçamentos.
36. (TÉCNICO DE CONTROLE EXTERNO/TCM-RJ/2016/IBFC) A Lei que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal (Lei Complementar nº 101/2000) determina expressamente a limitação das despesas com pessoal para os entes federados. Assinale abaixo a alternativa que indica a limitação imposta aos municípios.
37. (TÉCNICO DE CONTROLE EXTERNO/TCM-RJ/2016/IBFC) Disporá a Lei de Diretrizes Orçamentárias sobre:
38. (TÉCNICO DE CONTROLE EXTERNO/TCM-RJ/2016/IBFC) A função do sistema orçamentário para as entidades públicas tem a função de:
39. (TÉCNICO DE CONTROLE EXTERNO/TCM-RJ/2016/IBFC) Assinale a alternativa correta quanto as Transferências Correntes:

Essa pergunta também está no material:

Retrospectiva 2016 1 1000 questões principais bancas
475 pág.

Concursos Centro Universitário Faculdade Maurício de NassauCentro Universitário Faculdade Maurício de Nassau

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: "constituem requisitos essenciais da responsabilidade na gestão fiscal a instituição, previsão e efetiva arrecadação de todos os tributos da competência constitucional do ente da Federação". Essa é uma das disposições da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000), que estabelece as normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal. A letra B está incorreta, pois a execução orçamentária e financeira deve seguir a ordem cronológica para pagamento de sentenças judiciais. A letra C está incorreta, pois os valores dos contratos de terceirização de mão de obra que se referem à substituição de servidores e empregados públicos devem ser contabilizados para fins de verificação do limite das despesas com pessoal. A letra D está incorreta, pois a despesa total com pessoal inclui os gastos dos entes federativos com os ativos, os inativos e os pensionistas, incluindo aqueles relativos a mandatos eletivos. A letra E está correta, pois considera-se obrigatória de caráter continuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigação legal de sua execução no respectivo exercício.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais