Buscar

SIG, SAD e OLAP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo – SIG, SAD e OLAP
SIG:
Como o próprio nome já diz, o sistema de informação gerencial trabalha em pró do nível gerencial fornecendo relatórios como de rotina, modelos de decisão e analise mais simplificada. Estes relatórios auxiliam no controle, organização e planejamento de dados da empresa.
Ele consiste em entrada, processamento e saída: 
Os dados de transações dados de alto volume e modelos simples de dados e decisões são a entrada do processo, onde se tornam relatórios de rotina, modelo simples de decisão e análises de baixo nível através do processamento. Este processamento transformam estes relatórios mais simples em relatórios de sumário e exceções.
Este tipo de sistema é utilizado por gerentes de nível médio que buscam resultados imediatos através dos dados do sistema de informação operacional.
OLAP:
O Processamento Analítico On-line é uma tecnologia que permite ao analista testar e manusear uma quantidade de dados detalhados de forma iterativa tornando diversas as perspectivas do mesmo.
Esta tecnologia é aplicada em fonte ou base de dados analíticos (data warehouse, data marts e estrutura de banco de dados que possuem um volume grande de dados antigos e detalhados). Ela visa atuar para que as tomadas de decisões sejam mais rápidas e flexíveis com relação às análises de dados da empresa. Ela ajuda no encontro de padrões e tendências relevantes para criar um modelo mais natural que torna fácil a manipulação e navegação dos dados para uma tomada de decisão.
No OLAP o processamento é em tempo real dos dados, o que oferece um retorno imediato as consultas e nestas consultas são utilizadas algumas operações: 
Consolidação que significa o agrupamento dos dados que vai desde uma anexação de dados no sistema até um agrupamento mais complexo.
Drill-down é uma operação inversa à consolidação, pois ele desagrega os dados buscando exibir os detalhes dos mesmos. Serve para que o usuário que está analisando informações possa focar em apenas um dado.
Slice and dicing é uma operação que permite diversos pontos de vista com relação a base de dados em busca de descobrir padrões para esta mesma base. Nada mais é que dividir esta base de dados e analisar cada pedaço buscando um padrão ou perfil de “venda” para este produto.
SAD:
Sistemas de apoio à decisão é um modelo de tomada de decisão que fornece informações para o nível gerencial como dados de baixo volume, modelos analíticos e ferramentas de analise (entrada) a fim de criar analises mais iterativas (processamento). Este processo permite na geração de relatórios especiais mais completos dispostos para consulta e normalmente quem utiliza estes sistemas são gerentes e diretores.
Estes sistemas buscam informações internas em bases de dados da própria empresa como também fatos externos, que possam auxiliar nas consultas de estimativas. Este sistema de estimativa vai analisar todos estes fatores e informar qual a melhor saída para determinada ação.

Outros materiais