Buscar

Cuidados com a Pele, Xampus, Condicionadores, Moléculas Anfipáticas e Estrutura do Cabelo


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201407950270)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A pele apresenta diferentes características ao longo da vida e os cuidados destinados a ela devem estar de acordo com essas características ou mesmo com os diferentes tipos de pele. A limpeza diária sempre fez parte essencial desses cuidados. Sobre esse tema é correto afirmar:
		
	
	As loções de limpeza para pele oleosa devem apresentar alto teor de matérias graxas para evitar o seu ressecamento.
	 
	A pele normal suporta bem o sabonete, sem ressecamento, nem sensação de ardor.
	
	A pele seca não apresenta irritações, sensações de ardor e ressecamento da pele, após a lavagem do rosto.
	
	Por ser frágil, a pele do bebê deve ser higienizada com sabões e/ou sabonetes.
	
	As loções de limpeza suavizam a epiderme, porém não impedem a seborréia reacional.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407220245)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	7) Para desenvolver xampus, e necessário conhecer bem as caracteristicas de cada tensoativo. Assim sendo analise abaixo e classifique se as alternativas sao V ou FÇ I. Tensoativo não iônico- Alquil sulfatos - 8-12% de matéria ativa- características: tensoativo primário. Limpa bem, excelente formação de espuma, boa reserva de viscosidade, barato, muito agressivo para o cabelo e pele; II. Alquil éter sulfatos - Características: tensoativo secundário. Boas propriedades de limpeza, porém menos efetivos que os alquil sulfatos. Mais solúvel em água e menos irritante q. anterior. São os mais utilizados. Boa resposta a eletrólitos; III. Alcalonamidas - tensoativo não iônico ¿ Características:incrementador e estabilizador da espuma. Melhora o sensorial. Solubilizante de essências, sobreengordurante, espessante; IV. Betaínas- Características: tensoativo primário com poder espumante suave e estabilizador de espuma. Melhora sensorial. Incrementador da viscosidade. Efeito condicionante. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo: A(  ) V/V/V/F B(  ) V/V/V/V C(  ) V/V/F/F D(  ) F/F/V/F
		
	 
	F/F/V/F
	 
	V/V/V/V
	 
	V/V/V/F
	 
	V/V/F/F
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407265229)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	1) Devolver a maleabilidade, diminuir o trauma entre uma escovação e outra e dar brilho aos fios também é uma função que faz parte da atuação dos condicionadores. Fatores externos como poluição, vento, sol, piscina, alisamentos, uso contínuo desecadores, pranchas e qualquer outra fonte de calor excessiva, pode danificar e fragilizar os fios, prejudicando muito a saúde dos cabelos. O uso de condicionador auxilia na proteção capilar contra esses vilões. Sobre a composição básica de um condicionador podemos dizer que: Assinale V para a(s) alternativa(s) verdadeira(s) e F para a(s) alternativa(s) falsa(s).
		
	
	II. Os parabenos, kathon, germal são exemplos de conservantes usados nos condicionadores;
	 
	I. O tensoativo comumente usado na formulação é um catiônico;
	
	IV. As proteínas, aminoácidos, poliquaternium 4 são exemplos de tensoativos secundários dos condicionadores.
	
	III. Os glicóis e polióis são usados como emolientes nos condiciondores;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408022922)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	----------------são moléculas que apresentam a característica de possuírem uma região hidrofílica (solúvel em meio aquoso), e uma região hidrofóbica(insolúvel em água, porém solúvel em lipídios e solventes orgânicos). A maior parte dos sabões e detergentes são feitos de compostos que contém esse tipo de molécula. O caráter polar e apolar permite ligações aparentemente impossíveis entre moléculas. Em sua maioria, são moléculas orgânicas que apresentam de um lado um haleto orgânico (polar) e de outro uma extensa cadeia de hidrocarbonetos (apolar). Sua forma mais estável em água ou outro ambiente polar é na forma de micela.
		
	
	Substâncias graxas
	 
	Moléculas anfipáticas ou anfifílicas
	
	Substâncias iônicas
	
	Polímeros catiônicos
	
	Polímeros aniônicos
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407220246)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	¿Cabelos....Mal começa o dia e já tentamos arrumá-los, diante do espelho¿. Uns o querem mais lisos, outros, mais cacheados. Muitos, ainda, lutam para não perdê-los. Sabe-se que em cada fio de cabelo existem milhares de cadeias de alfa-queratina que estão entrelaçadas em uma forma espiral, sob a forma de placas que se sobrepoem, resultando em um longo e fino "cordão" protéico. Analisando o fio do cabelo sabe-se que: I. A cutícula é a parte externa do fio de cabelo e é reponsável pela proteção das células corticais; II. Os processos químicos, utilizados para a modificação da curvatura e da cor natural do cabelo, provocam reações que danificam a estrutura dos fios, tanto no córtex quanto na cutícula; III. A medula é porosa e possui grande número de vacúolos que são resultantes da síntese de quantidade inadequada de proteína, para preencher as cavidades das células. IV. O córtex forma o interior do fio de cabelo e é formado por macrofibrilas, grânulos de pigmentos, remanescentes nucleares e matriz; Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo: A(  ) V/V/V/F B(  ) V/V/V/V C(  ) V/V/F/F D(  ) F/F/V/F
		
	 
	V/V/V/V
	 
	V/V/F/F
	 
	F/F/V/F
	 
	V/V/V/F

Mais conteúdos dessa disciplina