Buscar

Seleção e Padronização de Medicamentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201407180194)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Qual das afirmativas a seguir não diz corretamente as competências e os critérios utilizados pela Comissão de padronização de Medicamentos (COP)?
		
	 
	b) Estabelecer normas para importar exportar ou reimportar medicamentos
	
	e) Agrupar os medicamentos por grupo farmacológico para facilitar comparações.
	
	c) Com o corpo clínico pesquisar quais as necessidades básicas de medicamentos.
	
	a) Estudar todos os medicamentos sob todos os aspectos, com o clínico, o biofarmacocínetico e o químico, o comercial entre outros.
	
	d) Analisar as características da população que se destinará a padronização
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408184537)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Marque a alternativa abaixo que não é uma vantagem na seleção de medicamentos.
		
	
	Facilitar comunicação farmácia-médicos-enfermagem-administração Facilitar comunicação farmácia-médicos-enfermagem-administração Simplificar rotinas
	
	Reduzir o custo de aquisição e manutenção de estoque
	
	Simplificar rotinas
	 
	Aumento do número de formas e fórmulas farmacêuticas
	
	Aumentar qualidade da farmacoterapia
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408056551)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sabendo que nos dias atuais uma das principais atribuições do farmacêutico hospitalar é promover o uso racional de medicamento e diminuir custos referentes a aquisição de medicamentos e correlatos. Para que esses dois requisitos andem sempre juntos é necessário se estabelecer uma comissão que tem a responsabilidade de fazer uma seleção dos mesmos. Qual é a comissão responsável por implementar a seleção de medicamentos em um hospital? Marque a alternativa correta.
 
		
	
	Comissão de Farmácia e Terapêutica;
	
	Comissão de Controle de Infecção Hospitalar;
	
	Comissão de Farmácia Clínica;
	
	Comissão dos Farmacêuticos Hospitalares;
	
	Comissão de licitação;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407180509)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A seleção de medicamentos deve ser um processo dinâmico, continuo, multidisciplinar e participativo. A adesão a lista final depende, em muito, de seu processo de elaboração. Os profissionais da equipe de saúde, principalmente os prescritores e enfermeiros, devem ser incentivados a participar desse processo. Assinale a alternativa que apresenta uma estratégia largamente adotada para possibilitar a participação desses atores.
		
	 
	Formulário de inclusão e exclusão de medicamentos.
	
	Pedido diário de medicamentos.
	
	Justificativa de uso.
	
	Solicitação de uso.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407683468)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	Constitui uma vantagem do Sistema de Distribuição de Medicamentos por dose individualizada: Redução da incidência de erros de administração de medicamentos; Identificação do medicamento até o momento de sua administração, sem necessidade de transferências e cálculos; Auxílio no controle da infecção hospitalar devido à higiene e à organização no preparo das doses; Mínima espera na execução das prescrições de medicamentos; Além da possibilidade de revisão das prescrições médicas.
	 
	No que diz respeito ao processo de seleção e padronização de medicamentos de uma farmácia, podemos dizer as seguintes características: O processo de seleção de medicamentos deve cumprir o objetivo de assegurar uma terapêutica racional de baixo custo; É uma das etapas importantes deste processo é a divulgação do formulário terapêutico; A comissão de Farmácia e Terapêutica tem outras funções além das envolvidas com a seleção e padronização de medicamentos.
	
	Quanto ao sistema de distribuição COLETIVO de medicamentos podemos afirmar que nesse sistema as solicitações de medicamentos são feitas por unidades assistenciais da instituição, sendo os produtos distribuídos por um determinado período de tempo; É vantagem deste sistema, a redução no número de solicitações e devoluções de medicamentos à farmácia; Nesse sistema há o risco de aumento dos erros de medicação (transcrição, distribuição, administração); Nesse sistema não está relacionado o aumento de perdas econômicas; Este sistema não permite uma assistência farmacêutica de qualidade ao paciente.
	
	Os objetivos de uma farmácia hospitalar baseiam-se em contribuir para a qualidade da assistência prestada ao paciente, promovendo o uso seguro e racional de medicamentos e correlatos. Assim dentre os objetivos da farmácia hospitalar podemos afirmar: Estabelecer um sistema eficaz, eficiente e seguro de distribuição de medicamentos; Implantar um sistema apropriado de gestão de estoques; Desenvolver independente, ou com a Comissão de Farmácia e Terapêutica ou similar, a seleção de medicamentos necessários ao perfil assistencial do hospital; Proporcionar suporte para as unidades de produção de propedêutica e terapêutica.
	 
	Das atribuições da Farmácia Hospitalar, os objetivos primários são os procedimentos mínimos indispensáveis para o monitoramento eficiente do uso dos medicamentos. São eles: Padronização dos medicamentos, planejamento de estoques, farmacotécnica, aquisição de medicamentos, armazenamento e dispensação de medicamento, controle de infecções hospitalares e farmácia clínica.

Continue navegando