Buscar

AVALINADO DE RECURSOS TERAPÊUTICOS MANUAIS II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.: 201603291867)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O fisioterapeuta que trabalha com terapia manual devem estar com as mãos sempre limpas, hidratadas, unhas cortadas e bem cuidadas ainda que fortes e flexíveis, PORQUE, como a manipulação dos tecidos moles é realizada com as mãos,sendo extremamente importante para ambos, o terapeuta e o paciente.
	
	
	
	A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	
	A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	As duas afirmações são falsas.
	 
	As duas afirmações são verdadeiras, sendo que a segunda justifica a primeira
	
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603255840)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Sobre a fisiologia de nocicepção e supressão da dor assinale a opção verdadeira: 1) Em condições normais, a informação sensorial é captada pelas estruturas do Sistema Nervoso Periférico (SNP) e transmitida para as unidades do Sistema Nervoso Central (SNC), onde é decodificada e interpretada. 2) As técnicas de massagem geram informações aferentes mediante a estimulação do mecanoreceptores de grande calibre em diversas estruturas do corpo. 3) A ativação do mecanismo de comporta de dor (portão medular) e a liberação de opióides endógenos explicariam o alívio da dor produzido pela massagem. 4) O portão medular pode ser fechado por impulsos sensitivos explicando a primeira automassagem relatada na história da humanidade 
	
	
	 
	Todas são verdadeiras
	
	1 e 3 são verdadeiras
	
	Somente 4 é verdadeira
	
	2 e 3 são verdadeiras
	
	Somente 1 é verdadeira 
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603255622)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Ao se falar em toque na Fisioterapia, sabemos da importante necessidade desse recurso no processo de reabilitação funcional, contudo, percebemos que a preocupação com as condições físicas, às vezes, vem desagregada da preocupação psicológica e social que traduzem reflexos negativos a essa reabilitação almejada, mesmo não nos dando conta. Qual alternativa indica uma precupação global, enfatizando a real reabilitação?
	
	
	
	Pessoas desenibidas e autossuficientes nunca necessitam de toques mais do que os técnicos, já que outros tipos podem vir a ser mal interpretados, dificultando uma postura profissional e consequente resposta terapêutica.
	
	Enquanto toque terapêutico, a ação manual sempre deve ser aquela que traduz respostas confortáveis imediatas, a fim de que o paciente tenha uma boa evolução; toques dolorosos não estimulam respostas coerentes à reabilitação funcional.
	 
	É importante lembrar que nem todo paciente reage bem aos toques executados, mesmo que coerentes aos objetivos técnicos e terapêuticos, entendendo que a resposta psicológica é subjetiva e dependente de sua vivência individual.
	
	Uma pessoa tímida, introvertida e sem muito conhecimento intelectual, ao chegar ao setor fisioterapêutico, necessita de afago, atenção e paciência, mas isso não traduz uma ação terapêutica inicial que traz o paciente para a terapêutica de uma forma mais informal e igualitária.
	
	A somatização é uma característica de qualquer paciente que não tenha alterações físicas reais e, portanto, não requer atuação fisioterapêutica, e sim psicológica, tendo em vista que o fisioterapeuta não conseguirá atender às suas necessidades.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603314396)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A respeito do nervo espinhal, é correto afirmar que:
	
	
	
	Possui uma raiz dorsal, responsável pela motricidade
	
	Possui uma raiz ventral, responsável pela sensibilidade
	
	Também chamados de nervos cranianos, são 12 pares no total
	 
	São 31 pares, 33 se contados os dois pares de nervos coccígeos vestigiais
	
	Terminam na segunda vértebra lombar
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603255730)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A amplitude de movimento é necessária para realizar atividades funcionais, isso ocorre através da contração dos músculos e forças externas que movem as estruturas ósseas em diferentes padrões ou amplitudes de movimentos. A amplitude de movimento passiva consiste em:
	
	
	 
	Um movimento dentro da amplitude livre sem restrições para um segmento corporal, e é produzido inteiramente por uma força externa, com pouca ou nenhuma contração muscular voluntária.
	
	Um movimento dentro da amplitude irrestrita para um segmento corporal, e é produzido inteiramente por uma força do próprio indivíduo, com pouca ou nenhuma contração muscular voluntária.
	
	Um movimento dentro da amplitude livre sem restrições para um segmento corporal, e é produzido inteiramente por uma força do próprio indivíduo, com pouca ou nenhuma contração muscular voluntária.
	
	Um movimento dentro da amplitude livre sem restrições para um segmento corporal, e é produzido inteiramente por uma força externa, com contração muscular voluntária.
	
	Um movimento dentro da amplitude restrita para um segmento corporal, e é produzido inteiramente por uma força externa, com pouca ou nenhuma contração muscular voluntária.
	1a Questão (Ref.: 201603291867)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O fisioterapeuta que trabalha com terapia manual devem estar com as mãos sempre limpas, hidratadas, unhas cortadas e bem cuidadas ainda que fortes e flexíveis, PORQUE, como a manipulação dos tecidos moles é realizada com as mãos,sendo extremamente importante para ambos, o terapeuta e o paciente.
	
	
	
	A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	
	As duas afirmações são falsas.
	
	A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	 
	As duas afirmações são verdadeiras, sendo que a segunda justifica a primeira
	
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603314425)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Lesões de nervos espinhais podem ocasionar sintomas bem característicos, tais como:
	
	
	
	Punho caído (lesão do nervo mediano)
	
	Mão em garra (lesão de nervo mediano)
	
	Mão em garra (lesão de nervo radial)
	 
	Punho caído (lesão de nervo radial)
	
	¿Mão em bênção¿ (lesão de nervo ulnar)
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602892658)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Na terapia manual existem dois sistemas de graduação para as técnicas de mobilização articular passiva, a Técnicas de Oscilação Graduada e a Técnica de mobilização intra-articular translatória sustentada. Com base nas afirmativas abaixo, assinale as verdadeiras (V) e as falsas (F):
	
	
	 V
	As técnicas de mobilização articular executadas com graus I e II são usadas primariamente para o tratamento de articulações limitadas pela dor.
	 F
	A técnica de mobilização intra-articular Grau II: consiste na aplicação de uma separação de pequena amplitude onde nenhuma sobrecarga estiver localizada sobre a cápsula. 
	 F
	A técnica de mobilização Grau I: consiste na aplicação de uma separação ou deslizamento com uma amplitude grande o suficiente para alongar a cápsula articular e as estruturas periarticulares.
	 V
	As oscilações podem ter um efeito inibitório na percepção dos estímulos dolorosos estimulando mecanorreceptores que bloqueiam as vias nociceptivas no nível da medula espinhal ou tronco encefálico.
	 V
	A mobilização articular executada nos graus III e IV são utilizados primariamente como manobras de alongamento. 
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603353785)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Artrocinemática fazem referência aos movimentos articulares propriamente ditos, dentro da articulação. São movimentos acessórios que ocorrem entre superfícies articulares durante movimentos fisiológicos. São considerados movimentos artrocinemáticos
	
	
	
	Rotação, abdução e flexão
	 
	Deslizamento, rolamento, compressão e rotação
	
	Deslizamento,
extensão e rotação
	 
	Nenhum dos movimentos citados nas outras alternativas.
	
	Compressão, flexão e tração
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603291856)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O fisioterapeuta lida, diariamente, com situações que requerem uma boa visão ética e profissional, traduzida por meio de uma boa postura. Nas questões abaixo, marque a alternativa que se evidencia uma correta postura fisioterapêutica profissional
	
	
	 
	A confiança do paciente por seu terapeuta traduz, nessa relação profissional, uma boa conquista terapêutica, possivelmente traduzida por uma boa postura ao agir.
	
	A postura profissional ideal é aquela que permite o paciente identificar a hierarquia imposta pelo terapeuta que deve trata-lo sempre como alguém inferior a seus conhecimentos
	
	Pacientes com vínculos pessoais com o terapeuta devem ser tratados mais informalmente durante o toque, para facilitar a manutenção dessa relação.
	
	O toque terapêutico é só aquele pertinente às técnicas manuais utilizadas na terapia manual, não cabendo outros tipos de toque como afagos ou similares.
	
	A ideia de que lisonjeios ou cantadas está presente no cotidiano profissional deve ser encarado como inevitável, independente da postura profissional adotada.
	
	
	1a Questão (Ref.: 201603255611)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O toque terapêutico é um conjunto de sensações táteis que surgem da estimulação sensorial na pele. O toque é um veículo de conhecimento do outro. Por meio do toque conhece-se a suavidade ou rigidez da musculatura, a secura da pele ou a vivacidade dos tecidos. O toque é uma forma primária de contato, conhecimento e comunicação, sendo a principal ferramenta na terapia manual. Assinale abaixo a opção correta sobre o toque terapêutico.
	
	
	
	O toque não deve ser realizado, apenas a anamnese. 
	
	Tocar de forma sempre suave, precisa e ética, em pontos difusos. 
	
	Sexual, hostil e agressivo. 
	
	Tocar de forma hostil e precisamente, em posições diferentes.
	 
	Tocar de modo sistemático, vigorosa ou suavemente, nos pontos e direções certos.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603255575)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	
	 3a Questão (Ref.: 201603255774)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	As comunicações, que transmitimos por meio do toque, constituem o mais poderoso meio de criar relacionamentos humanos.... Por isso, o contato manual possibilita a transmissão de mensagens ao outro, sobre como estamos nos sentindo. Baseado nesta afirmação descreva qual estrutura do corpo consegue perceber e diferenciar estas informações, e cite qual a estrutura que é responsável em todas as estruturas corporais transformar este estimulo sensitivo em estimulo motor.
	
	
	
	Cérebro e unidades motoras 
	
	Tendão e Cérebro 
	 
	Cérebro e órgãos proprioceptivos 
	
	OTG e Fuso neuro muscular 
	
	Músculo e Vísceras 
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603282397)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Os troncos nervosos periféricos são mecanosensíveis. Sabe-se do envolvimento do nervi nervorum na presença de sensibilidade do tronco nervoso anormal (Mecanosensibilidade) na dor neurogênica. O nervi nervorum é:
	
	
	
	fluxo axoplasmático 
	 
	Inervação do próprio nervo 
	
	Condução elétrica neural 
	
	Sintoma da alteração neural 
	
	Irrigação sanguínea 
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603255622)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Ao se falar em toque na Fisioterapia, sabemos da importante necessidade desse recurso no processo de reabilitação funcional, contudo, percebemos que a preocupação com as condições físicas, às vezes, vem desagregada da preocupação psicológica e social que traduzem reflexos negativos a essa reabilitação almejada, mesmo não nos dando conta. Qual alternativa indica uma precupação global, enfatizando a real reabilitação?
	
	
	 
	É importante lembrar que nem todo paciente reage bem aos toques executados, mesmo que coerentes aos objetivos técnicos e terapêuticos, entendendo que a resposta psicológica é subjetiva e dependente de sua vivência individual.
	
	Pessoas desenibidas e autossuficientes nunca necessitam de toques mais do que os técnicos, já que outros tipos podem vir a ser mal interpretados, dificultando uma postura profissional e consequente resposta terapêutica.
	
	Uma pessoa tímida, introvertida e sem muito conhecimento intelectual, ao chegar ao setor fisioterapêutico, necessita de afago, atenção e paciência, mas isso não traduz uma ação terapêutica inicial que traz o paciente para a terapêutica de uma forma mais informal e igualitária.
	
	A somatização é uma característica de qualquer paciente que não tenha alterações físicas reais e, portanto, não requer atuação fisioterapêutica, e sim psicológica, tendo em vista que o fisioterapeuta não conseguirá atender às suas necessidades.
	
	Enquanto toque terapêutico, a ação manual sempre deve ser aquela que traduz respostas confortáveis imediatas, a fim de que o paciente tenha uma boa evolução; toques dolorosos não estimulam respostas coerentes à reabilitação funcional.
	
	
	Sr. João, 72 anos, viúvo, com sobrepeso, possui sinais radiológicos de lesões articulares indicativos de osteoartrose moderada no joelho direito, acompanhada de sintomatologia caracterizada por rigidez articular e dor localizada, que piora com atividade física e diminui com repouso. Na avaliação clínica, verificou-se ainda hipotrofia do quadríceps direito, crepitação, redução da amplitude articular e da percepção cinestésica, o que está promovendo insegurança para realizar atividades da vida diária. Dentre as propostas de tratamento para esse paciente, optou-se por mobilizações passivas articulares. Com relação a esse procedimento, pode-se afirmar: I. Auxilia na circulação na mesma medida em que ocorre a contração muscular voluntária ativa. II. Aumenta a força muscular e a resistência física. III. Favorece o movimento sinovial para nutrição da cartilagem e difusão de materiais na articulação. IV. Ajuda a manter a percepção de movimento do paciente. 
	
	
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	
	Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	
	1a Questão (Ref.: 201603255611)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O toque terapêutico é um conjunto de sensações táteis que surgem da estimulação sensorial na pele. O toque é um veículo de conhecimento do outro. Por meio do toque conhece-se a suavidade ou rigidez da musculatura, a secura da pele ou a vivacidade dos tecidos. O toque é uma forma primária de contato, conhecimento e comunicação, sendo a principal ferramenta na terapia manual. Assinale abaixo a opção correta sobre o toque terapêutico.
	
	
	
	O toque não deve ser realizado, apenas a anamnese. 
	
	Tocar de forma sempre suave, precisa e ética, em pontos difusos. 
	
	Sexual, hostil e agressivo. 
	
	Tocar de forma hostil e precisamente, em posições diferentes.
	 
	Tocar de modo sistemático, vigorosa ou suavemente, nos pontos e direções certos.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603255575)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Sr. João, 72 anos, viúvo, com sobrepeso, possui sinais radiológicos de lesões articulares indicativos de osteoartrose moderada no joelho direito, acompanhada de sintomatologia caracterizada por rigidez articular e dor localizada, que piora com atividade física e diminui com repouso. Na avaliação clínica, verificou-se ainda hipotrofia do quadríceps direito, crepitação, redução da amplitude articular e da percepção cinestésica, o que está promovendo insegurança para realizar atividades da vida diária. Dentre as propostas de tratamento para esse paciente, optou-se por mobilizações passivas articulares. Com relação a esse procedimento, pode-se afirmar:
I. Auxilia na circulação na mesma medida em que ocorre a contração muscular voluntária ativa. II. Aumenta a força muscular e a resistência física. III. Favorece o movimento sinovial para nutrição da cartilagem e difusão de materiais na articulação. IV. Ajuda a manter a percepção de movimento do paciente. 
	
	
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	
	Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603255774)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	As comunicações, que transmitimos por meio do toque, constituem o mais poderoso meio de criar relacionamentos humanos.... Por isso, o contato manual possibilita a transmissão de mensagens ao outro, sobre como estamos nos sentindo. Baseado nesta afirmação descreva qual estrutura do corpo consegue perceber e diferenciar estas informações, e cite qual a estrutura que é responsável em todas as estruturas corporais transformar este estimulo sensitivo em estimulo motor.
	
	
	
	Cérebro e unidades motoras 
	
	Tendão e Cérebro 
	 
	Cérebro e órgãos proprioceptivos 
	
	OTG e Fuso neuro muscular 
	
	Músculo e Vísceras 
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603282397)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Os troncos nervosos periféricos são mecanosensíveis. Sabe-se do envolvimento do nervi nervorum na presença de sensibilidade do tronco nervoso anormal (Mecanosensibilidade) na dor neurogênica. O nervi nervorum é:
	
	
	
	fluxo axoplasmático 
	 
	Inervação do próprio nervo 
	
	Condução elétrica neural 
	
	Sintoma da alteração neural 
	
	Irrigação sanguínea 
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603255622)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Ao se falar em toque na Fisioterapia, sabemos da importante necessidade desse recurso no processo de reabilitação funcional, contudo, percebemos que a preocupação com as condições físicas, às vezes, vem desagregada da preocupação psicológica e social que traduzem reflexos negativos a essa reabilitação almejada, mesmo não nos dando conta. Qual alternativa indica uma precupação global, enfatizando a real reabilitação?
	
	
	 
	É importante lembrar que nem todo paciente reage bem aos toques executados, mesmo que coerentes aos objetivos técnicos e terapêuticos, entendendo que a resposta psicológica é subjetiva e dependente de sua vivência individual.
	
	Pessoas desenibidas e autossuficientes nunca necessitam de toques mais do que os técnicos, já que outros tipos podem vir a ser mal interpretados, dificultando uma postura profissional e consequente resposta terapêutica.
	
	Uma pessoa tímida, introvertida e sem muito conhecimento intelectual, ao chegar ao setor fisioterapêutico, necessita de afago, atenção e paciência, mas isso não traduz uma ação terapêutica inicial que traz o paciente para a terapêutica de uma forma mais informal e igualitária.
	
	A somatização é uma característica de qualquer paciente que não tenha alterações físicas reais e, portanto, não requer atuação fisioterapêutica, e sim psicológica, tendo em vista que o fisioterapeuta não conseguirá atender às suas necessidades.
	
	Enquanto toque terapêutico, a ação manual sempre deve ser aquela que traduz respostas confortáveis imediatas, a fim de que o paciente tenha uma boa evolução; toques dolorosos não estimulam respostas coerentes à reabilitação funcional.
	
	
	1a Questão (Ref.: 201602324771)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Antonio Carlos, 39 anos, empresário, tem o hábito de jogar futebol com os amigos nos finais de semana. No último fim de semana, em uma disputa de bola, sofreu uma leve torção no joelho esquerdo. Ao chegar ao consultório de fisioterapia, apresentava dor e diminuição da amplitude de movimento (arco de movimento) para flexão do joelho. O fisioterapeuta escolheu, dentre outros procedimentos, fazer uso da mobilização passiva e, na sua avaliação, para avaliar a amplitude de movimento, fez uso do seguinte procedimento: 
	
	
	
	Verificação do pulso arterial. 
	
	Massoterapia 
	
	Medição da pressão arterial. 
	 
	Goniometria. 
	
	Análise da marcha. 
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603255787)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A mobilização articular é uma técnica de terapia manual que inclui os movimentos passivos e lentos das superfícies articulares. Sobre os efeitos da mobilização articular passiva, assinale a alternativa incorreta.
	
	
	
	A mobilização articular passiva pode favorecer a liberação de fibrose tecidual em casos de pós operatório tardio.
	
	Aumentar a flexibilidade de tecidos conectivos macios e reposicionar corpos estranhos intra-articulares que bloqueiam movimentos acessórios são efeitos da mobilização articular passiva.
	
	A cartilagem articular se beneficia da mobilização articular pelo fato de esta estimular a produção de líquido sinovial por meio do estímulo mecânico.
	 
	A mobilização articular passiva não estimula a propriocepção por ativar receptores nociceptivos.
	
	A diminuição da dor é uma das indicações para a mobilização articular passiva em razão da estimulação dos mecanorreceptores, que provocam uma inibição em nível medular, impedindo a transmissão da informação dolorosa.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603321333)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A respeito dos graus de mobilização do método Maitland, é correto afirmar
	
	
	
	O grau III deve ser executado de forma lenta, imperceptível
	
	O grau IV nunca atinge o arco de movimento completo
	
	Os graus I e II são efetuados além do arco de movimento preservado
	 
	Os graus I e II são utilizados, principalmente, para analgesia
	
	O grau IV é conhecido como "thrust"
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603255626)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Em um paciente de 72 anos, portador de fratura de corpo vertebral de T11, T12 e L1 após queda de escada, em domicílio há aproximadamente 32 dias, iniciando fisioterapia com tração lombar manual, intermitente, já na quinta sessão, observou-se sintomas de parestesia e diminuição de força muscular em membros inferiores, além de pequena diminuição da sensibilidade logo abaixo da cicatriz umbilical. Com base no quadro, considerando a proposta terapêutica, analise as questões e marque a alternativa correta. I. É possível que este paciente ainda não tenha consolidado as fraturas e o movimento de tração, e, nesse caso, torna-se contraindicado. II. O aparecimento da sintomatologia descrita traduz uma compensação natural ao processo de melhora da mobilidade lombar, pela utilização da técnica. III. A tração manual, nesse caso, é a técnica de predileção, desde que seja otimizada em decúbito dorsal, facilitando o eixo longitudinal de tração. IV. Pelo tempo da condição e a idade do paciente, deve-se tomar cuidado com qualquer forma de tração que não seja estática ou constante, para não facilitar manifestações neurológicas.
	
	
	
	As alternativas III e IV estão corretas.
	
	As alternativas I e II estão corretas.
	
	As alternativas I e III estão corretas.
	 
	As alternativas I e IV estão corretas.
	
	As alternativas II e III estão corretas.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603255939)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Dentre as técnicas de mobilização articular, podemos citar a mobilização passiva e a mobilização intra articular. Com relação a essas técnicas, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	A mobilização passiva é responsável por restabelecer os movimentos artrocinemáticos, como por exemplo, os movimentos de deslizamento e rolamento
	
	A mobilização intra articular é responsável por restabelecer os movimentos fisiológicos, como por exemplo, os movimentos de flexão e extensão
	
	Todas alternativas são corretas
	 
	A mobilização intra articular é responsável
por restabelecer os movimentos artrocinemáticos, como por exemplo, os movimentos de deslizamento e rolamento
	
	A mobilização intra articular é responsável por restabelecer os movimentos fisiológicos, como por exemplo, os movimentos de deslizamento e rolamento

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando