Buscar

INTRODUÇÃO projeto

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
Dentre as modificações que afetam as mulheres desde a adolescência até a terceira idade, encontra-se o Climatério que é definido como uma fase biológica da vida, ou seja, não é um processo patológico, que passa entre o período reprodutivo e não reprodutivo. Esta fase tem início geralmente por volta dos 40 anos idade, podendo chegar até os 65 anos. (ALVES et al, 2015; SANTOS et al, 2017,). 
Há um grande número de mulheres que vivem o bastante para chegar nesta fase; isso deve-se ao aumento da expectativa de vida em meados do século XX. É um período marcado por várias mudanças e transformações e mesmo sendo um fenômeno fisiológico, é visto, para algumas, algo natural, enquanto para outras, sinal de doenças e envelhecimento. (SILVA, FERREIRA, TANAKA, 2010; SANTOS et al, 2017). 
O climatério é uma fase importante da vida da mulher, onde há diminuição da produção dos hormônios femininos nos ovários, levando-as a predispor um série de sintomas, na maioria das vezes, desagradáveis. No entanto, é visto que as mulheres desconheçam ou não identifiquem a maior parte das alterações hormonais, fisiológicas e emocionais nesta fase envolvidas no processo da diminuição da produção hormonal (VALENÇA, GERMANO, 2010).

Continue navegando